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Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Óscares os Vencedores de 2022

Na passada madrugada (28 de março), decorreram as premiações da 94ª edição dos Prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences Awards – AMPAS), ou mais conhecidos como Oscars. Foi uma cerimónia que voltou a decorrer no Dolby Theatre, em Hollywood, depois do incidente da pandemia do último ano, e que devido a tal, esta nova edição ainda sofreu com algumas restrições.

Esta edição volta a trazer um host fixo, mais precisamente 3 mulheres: Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes, que tentaram sempre levar animar o público e conduzir da melhor forma a cerimónia. Conduto, não conseguiram ser tão emblemáticas como colegas anteriores. Este o ponto final e o clímax de toda esta cerimónia, volta a ser a premiação do melhor filme, porém, e tal como referido num artigo anterior (aqui) 8 premiações das 23 categorias foram premiadas em gravação, e será apenas apresentado essa mesma gravação durante o evento ao vivo.

Apresentando um pouco o que foi esta cerimónia, deixamos a lista dos vencedores nas diferentes categorias:


Best Picture (Melhor Filme)



Directing (Melhor Direção)

  • Jane Campion – [The Power of the Dog]
  • Kenneth Branagh – [Belfast]
  • Paul Thomas Anderson – [Licorice Pizza]
  • Ryūsuke Hamaguchi – [Drive My Car]
  • Steven Spielberg – [West Side Story]



Actor in a Leading Role (Melhor Ator)





Actress in a Leading Role (Melhor Atriz)

  • Jessica Chastain – [The Eyes of Tammy Faye]
  • Kristen Stewart – [Spencer]
  • Nicole Kidman – [Being the Ricardos]
  • Olivia Colman – [The Lost Daughter]
  • Penélope Cruz – [Parallel Mothers]



Actor in a Supporting Role (Melhor Ator Secundário)



Actress in a Supporting Role (Melhor Atriz Secundária)

  • Ariana DeBose – [West Side Story]
  • Aunjanue Ellis – [King Richard]
  • Jessie Buckley – [The Lost Daughter]
  • Judi Dench – [Belfast]
  • Kirsten Dunst – [The Power of the Dog]



International Feature Film (Melhor Filme Estrangeiro)

  • Drive My Car
  • Flee
  • The Hand of God
  • Lunana: A Yak in the Classroom
  • The Worst Person in the World



Animated Feature Film (Melhor Filme Animado)

  • Encanto
  • Flee
  • Luca
  • Raya and the Last Dragon
  • The Mitchells vs. the Machines



Cinematography (Melhor Cinematografia)



Film Editing (Melhor Edição)





Production Design (Melhor Produção Artística)



Costume Design (Melhor Guarda-Roupa)



Documentary – Feature (Melhor Documentário)

  • Ascension
  • Attica
  • Flee
  • Summer of Soul
  • Writing with Fire



Documentary – Short Subject (Melhor Curta-Documentário)

  • Audible
  • Lead Me Home
  • The Queen of Basketball
  • Three Songs for Benazir
  • When We Were Bullies



Music – Original Score (Melhor Banda Sonora)



Music – Original Song (Melhor Música Original)



Makeup and Hairstyling (Melhor Caracterização)

  • Coming 2 America
  • Cruella
  • Dune
  • The Eyes of Tammy Faye
  • House of Gucci



Visual Effects (Melhor Efeitos Especiais)



Writing – Original Screenplay (Melhor Argumento Original)

  • Belfast
  • Don’t Look Up
  • King Richard
  • Licorice Pizza
  • The Worst Person in the World



Writing – Adapted Screenplay (Melhor Argumento Adaptado)



Sound (Melhor Edição de Som)



Short Film – Live Action (Melhor Curta-Metragem)

  • Ala Kachuu
  • The Dress
  • The Long Goodbye
  • On My Mind
  • Please Hold



Short Film – Animated (Melhor Curta-Metragem Animada)

  • Affairs of the Art
  • Bestia
  • BoxBallet
  • Robin Robin
  • The Windshield Wiper


 

Antes demais, é de se destacar que 94ª edição dos Óscares trouxe novamente um host fixo ao evento (neste caso 3 mulheres: Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes), contudo, o show protagonizado pelas as 3 não foi o mais brilhante, porém conseguiram desempenhar um bom papel, mas sem nenhum destaque relevante.

Existiram alguns segmentos de celebração e homenagem a grandes filmes da indústria do cinema, tais como: os 60 anos de 007, os 50 anos de Godfather e os 28 anos de Pulp Fiction (em que nos últimos dois foram destacados com Óscares honorários).

Como não poderia faltar, existiu uma homenagem aos membros do Mundo do cinema, sejam eles atores, diretores, produtores, cineastas, argumentistas, sonógrafos, ou até mesmo duplos, que partiram no último ano. Ainda dentro deste momento existiram 2 destaques para a atriz Betty White e o realizador Ivan Reitman, em que foram homenageados com palavras proferidas por atores com quem tiveram uma relação próxima. No caso da atriz Betty White foi Jamie Lee Curtis e no caso do realizador Ivan Reitman foi Bill Murray quem fez essa homenagem.

Antes de destacar os grandes vencedores e derrotados da noite, não posso deixar “passar em branco” o momento insólito durante o anúncio dos nomeados e vencedor na categoria de Melhor Documentário. Pois quem o fez foi o ator e comediante Chris Rock (um dos momentos altos da noite, mesmo sem o incidente). Pois conseguiu trazer mais carisma e agitar a multidão (mais do que os hosts principais), como sempre, e como os outros atores/atrizes/realizadores/etc. normalmente fazem este tipo de anúncio, brincou um pouco com o ambiente e os nomeados da noite.

Porém Chris lançou algumas piadas, incluindo uma sobre a atual esposa de Will Smith, à qual o ator num primeiro instante partilhou o apreço pela piada, mas no instante seguinte decidiu levantar-se interrompendo o espetáculo para literalmente agredir o seu colega de profissão Chris Rock (ao que num primeiro impacto parecia algo encenado, mas infelizmente não foi).
Então este SIM, foi o momento alto da noite, por motivos negativos, acreditando que tenha gerado um aumento das audiências da cerimônia. Mas olhando para todo o cenário, facilmente nos apercebemos que estes eram os Óscares de Will Smith, pois o ator estava colocado no centro do evento, quase como uma homenagem, além de que sempre que havia algum destaque de câmaras sobre os nomeados, Will Smith era o primeiro a entrar em cena, sendo de todos o que mais tempo teve de antena, e consegue “sujar” toda esta pintura num ato insólito e mau, tornando-se talvez num dos maiores escândalos da história da cerimônia do Óscares e no maior da dos últimos anos (algo que ninguém poderia prever).
Momentos semelhantes a este (mas não do mesmo calibre) são algo que a Academia outrora já considera imperdoável, mas que neste caso nada fez, no momento que Will Smith sobe ao palco para receber o Óscar de Melhor Ator (pela interpretação em King Richard) apenas profere palavras de agradecimento à família Williams e destacando o poder e proteção da família ignorando todo o momento insólito realizado por ele anteriormente.
Qual será a posição da Academia perante esta polémica? Vale tudo, para aumentar as audiências? Nós sabemos que este evento (principalmente nos últimos) sempre tem polémicas (como podem ver neste artigo clicando aqui), mas é preciso chegar a este ponto? São algumas questões a que deveremos ter resposta nos próximos dias.

Em relação aos Óscares para a indústria de cinema, é de destacar os grandes vencedores da noite, Dune levando para casa 6 estatuetas (das 10 nomeações), e CODA que fez o pleno das 3 indicações venceu as 3, que inclui Melhor Filme, Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento Adaptado. O grande derrotado da noite foi The Power of the Dog, que recebeu apenas 1 Óscar das 12 nomeações. Assim sendo, confirmamos que mais uma vez a Netflix é a grande derrotada da noite, ficando muito atrás do que era esperado, sendo que este ano, foi a sua maior aposta na campanha nos Óscares, contudo a Apple TV, prova com CODA que o investimento numa campanha pode trazer frutos (não desmerecendo os prémios), mas a grande diferença entre estes dois filmes, é que CODA inicialmente teve a sua estreia em cinema antes de ter os seus direitos comprados pela Apple TV, ao contrário do grande The Power of the Dog, que é da produção da Netflix e só depois saiu em cinema, mostrando mais uma vez que a Academia ainda permanece de pé atrás com filmes de produções de canais de streaming.

Em termos de ator e atriz principal, os grande vencedores foram Will Smith e Jessica Chastain respectivamente, sendo que depois do escândalo Will Smith fez um discurso icônico e bastante emotivo, apontado sempre o seu agradecimento para a família Williams e a sua família. Contudo, o discurso da noite foi protagonizado por Jessica Chastain, mantendo simples e direto.

De entre os filmes nomeados, até ao momento nem todos saíram no cinema em Portugal, por isso talvez a CaixaNerd possa trazer alguma análise deles para vocês.

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