O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os querem suportar, mas este ano o evento foi marcado pelas questões de respeito quanto a estes.

Pré-Evento
Artistas já se vinham a queixar em edições prévias, mas a controvérsia este ano foi mais alarmante e começou ainda antes do evento – o cartaz. As queixas do cartaz desta edição não foram pelo desenho ser vítima de tracing, apesar de ser um problema recorrente. Em vez de contratarem um artista, utilizaram AI para criar a arte do cartaz, assim como outros desenhos para publicitar o evento nas redes sociais.
Arte AI para uso comercial já é bastante polémico, e sendo um evento que se baseia na arte e nos seus diversos artistas, esta escolha gerou controvérsia. Várias pessoas acharam que era uma falta de respeito aos artistas que trazem várias pessoas ao evento. Isto foi o suficiente para mais tarde o Iberanime dar um passo atrás e contratar alguém para fazer a ilustração do novo cartaz. A ilustração de Edo Hamura (podem ver o seu Twitter aqui) foi parabenizada pela qualidade do desenho e pela iniciativa do Iberanime de ouvir as críticas. Porém, não foi o suficiente.
Mais tarde, houveram cada vez mais artistas a juntarem-se e a falarem sobre o seu descontentamento quanto à forma que o evento os trata. Falam especialmente de como dão o seu constante feedback na esperança que melhorem, mas que este tem tendência a ser ignorado. Outros dizem que o tamanho da ala dos artistas e a falta de atenção a estes é pela “falta de retorno que estas trazem ao evento”, argumentando que o problema não é a falta de dinheiro, mas sim a falta de interesse. A questão financeira também foi especialmente criticada e comparada com eventos similares em Portugal e em Espanha. Especula-se que o evento do Iberanime tem pedido cada vez mais dinheiro da parte dos artistas, tendo de pagar mais de 200 euros, eletricidade à parte, para ter uma banca que na maioria chegava a pouco menos de 1 metro de largura.
Após as inúmeras críticas, o Iberanime respondeu a um thread do twitter, que aponta as críticas principais, a dizer que as mensagens foram tidas em consideração e que estão a trabalhar para melhorar e evoluir. (podem ver aqui).

Dentro do Evento
Embora tenha usufruído de dois pavilhões da FIL, a ala dos artistas ocupou apenas uma parede do pavilhão mais pequeno. Todos em fila e sem espaço para os separar, só houve lugar para cerca de 30 bancas, muitas destas que tiveram de ser partilhadas por 2 ou 3 artistas ao mesmo tempo. Partilhar bancas já é uma ação comum no evento, tanto por não terem sido aceites, tanto por questões financeiras.
Mas não foram só os artistas que tiveram de ficar amontoados. O espaço em si já é pequeno o suficiente para haver constantes encontrões nas pessoas a andar pelo evento, mas não se compara à aglomeração que se encontrou à volta das bancas este ano. Era impossível estar confortavelmente a observar e a comprar alguma coisa quando haviam sempre pessoas a quererem ver mais de perto, especialmente quando as bancas são minúsculas. Por essa razão, se as pessoas não tivessem tido acesso ao mapa do evento, era difícil de se perceber que aquela era a ala dos artistas. As bancas não eram altas os suficientes para identificar imediatamente ao longe o que faziam ou vendiam (para além de ser proibido colocarem seja o que for nas paredes atrás, apesar de alguns o terem feito), e na horizontal não haviam um único espaço livre que desse para observar os vários desenhos e objetos.
Acredito que os artistas se possam sentir injustiçados por terem cada vez menos espaço e “piores condições”, enquanto que o evento continua a dar voz a tracers, resellers e arte composta por AI. Vários ficaram satisfeitos que a controvérsia tenha trazido atenção aos problemas que o Iberanime sofre há já alguns anos, mas não foram o suficiente para impedir a falta de atenção e o amontoamento de pessoas à volta da ala de artistas. Todos esperam que para o ano também os ouçam e que ajam perante esses problemas.

Related posts
Especiais
Fnac Game Sessions – Digimon – Odaiba Memorial Day 2023
A comunidade de Digimon em Portugal com o apoio da Fnac, está a organizar um evento onde os fãs da serie podem celebrar o Odaiba Memorial Day, um dia muito importante, já que é o dia onde esta aventura começou. O evento Digimon – Odaiba…
Fnac Game Sessions – Torneio Street Fighter 6
Todos nós gostamos de vídeojogos, depois de uma paragem bruta, os torneios presenciais estão a voltar em FORÇA! Na Fnac de Alfragide vai-se realizar o torneio de Street Fighter 6, e a melhor parte, é que há prémios para os finalistas. Nerdies, no dia 24…
Play Youth 2023 – O resumo!
Foi o fim de semana passado que a Play Youth voltou a trazer o mundo dos jogos à margem sul, e a CaixaNerd esteve presente para vos contar tudo o que se passou por lá nesta 3ª edição! Torneios de Pokémon TCG e VGC Estas…
O Que Trouxeram os ESports ao Iberanime 2023??
O Iberanime é maioritariamente conhecido por ser uma celebração de fãs para fãs, muito focado na cultura nipónica, e como é óbvio, uma aposta forte no incentivo ao cosplay, para que cada um dos participantes encarne as suas personagens favoritas durante este evento. Apesar de…
O Palco Principal do Iberanime 2023
Esta semana estamos a relatar tudo o que se passou no Iberanime 2023, já falamos do evento no geral, de alguns palcos em especifico (Nintendo e PlayStation), agora vimos falar-vos como foi o palco principal do maior evento de cultura pop japonesa do país. O…
O descontentamento dos artistas – Iberanime 2023
O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os…
O que esperar do Iberanime 2023?
Um dos eventos focados em anime e cosplay está quase a chegar, neste artigo vou elaborar tudo aquilo com o que podem contar neste aguardado evento, que terá a sua realização em Maio, nos dias 13 e 14. Convidados até à data confirmados Neste evento…
A Ink League Championship está prestes a Começar!
A Ink League Championship (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço…
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…