Especiais

Lisboa Games Week 2023 – Tudo sobre o evento!

A Lisboa Games Week decorreu entre os dias 23 e 26 de novembro, marcando mais um evento de videojogos para a comunidade gaming em Portugal. A Caixa Nerd como parceira oficial de comunicação da LGW não podia faltar! Para aqueles que não puderam estar presentes neste evento, iremos abordar neste artigo como estava organizado a LGW2023, assim como aquilo que poderiam contar na mesma.

Já mencionado anteriormente, a Lisboa Games Week decorreu na FIL (Feira Internacional de Lisboa), e desta vez o evento não se ficou apenas por um pavilhão, mas sim em dois, uma vez que quiseram elevar a fasquia, além de terem ouvido a comunidade, que deu o ser parecer em relação aos anos anteriores, que salientou que era um problema a falta de espaço para tantos visitantes. Assim a LGW2023 decorreu nos pavilhões 3 e 4, onde tinham vários stands ou bancadas, relacionadas com videojogos e até mesmo anime. Para vos guiar nesta aventura, o artigo está dividido pelos dois pavilhões disponíveis.

Pavilhão 3

No pavilhão 3, onde começa a nossa aventura pela LGW2023, tínhamos logo perto da entrada uma das maiores bancadas de todo o evento, estamos a falar do stand da Radio Popular, em que neste espaço era possível experienciar diversas tecnologias, contando com consolas da última geração, assim como um pequeno sabor de experiência VR. Nas proximidades deste local havia também o espaço da Alpha Gamer, onde podíamos experimentar as famosas cadeiras gaming e mais material dedicado aos jogadores. Ainda neste pavilhão, era possível interagir diretamente com algumas equipas de ESports, tais como da FTW, da EXSAD, da Grow-Up Esports e/ou da UnderDog.

Além de tudo isto, ainda existiam alguns espaços dedicados à venda de merchandising, não só dedicada a videojogos, mas também à cultura pop oriental, animes, etc. Neste pavilhão destacamos ainda dois stands peculiares, o primeiro do exército nacional, que permitia aos visitantes conhecerem um pouco deste Mundo e onde havia uma parede de escalada, para quem quisesse experienciar (pela primeira vez, ou não). O segundo stand em destaque, foi o espaço da CTW, a organização de wrestling português, que durante todos os dias do evento deram a conhecer um pouco do wrestling nacional, além de apresentarem diversas “batalhas” frenéticas na LGW2023.

Por fim, apesar de não pertencer a nenhum dos pavilhões, temos a zona de transição entre os mesmos, que consistia na zona de alimentação, onde todos os visitantes podiam usufruir sem saírem do evento, de forma a aproveitarem tudo aquilo que a LGW2023 tinha para oferecer.

Pavilhão 4

O segundo pavilhão reservado à Lisboa Games Week, é onde a outra parte da magia acontece! Logo na entrada, fomos presenteados com a bancada da Nintendo onde podíamos jogar os mais recentes títulos, tais como: The Legend of Zelda Tears of Kingdom, Super Mario Wonder, Mario RPG, WarioWare: Movit, Pikimin 4 e quem sabe Just Dance no palco do stand.

Seguindo a nossa viagem, encontramos aquele que talvez tenha sido o maior furor da LGW2023, a zona de Board Games (jogos de tabuleiro), além de ser também uma das maiores zonas de todo o evento, a expectativa não deixou nada a desejar, sempre recheada de pessoas a experimentarem as mais recentes novidades dos board games nacional. Toda esta área merece o destaque e mérito, devido ao empenho abismal desde o “dia 0” do Elemento e da Devir, para que esta área tivesse o sucesso que teve, estando ambas de parabéns, pois num evento de videojogos, foi possível enaltecer as potencialidades dos board games e cativar os miúdos e os graúdos.

Neste pavilhão havia ainda a Loading Zone, onde era um espaço dedicado ao Mundo indie, sendo possível experienciar alguns dos novos jogos indies nacionais, sendo que alguns destes estarão disponíveis no mercado já no próximo ano de 2024. Também não podemos deixar de destacar o Mundo do retro gaming e das arcades, que também estavam presentes neste pavilhão, assim como o museu Zx Spectrum, apresentando-nos o melhor que houve e há desta consola, além de demonstrar toda evolução histórica da mesma. Em relação à zona de arcades, estava muito bem organizado, possuindo jogos para todos os gostos e idades, além das mais comuns havia também algumas consolas orientais de ritmo, algo que teve bastante sucesso durante todos os dias da LGW2023.

Também neste pavilhão era possível encontrar o espaço Morangos, onde os fãs podiam estar com os atores desta série. Para terminar a descrição dos espaços deste pavilhão, tínhamos o Palco Takis, onde decorreu diversas finais de torneios de Counter-Strike 2 e o espaço LGW Talks, onde decorreu um torneio de Minecraft.

Nerdies, para uma melhor leitura de todo este evento, ou para aqueles que não puderam estar presentes no mesmo, podem sempre rever e acompanhar o que se passou nas nossas redes sociais assim como nas da LGW. Estejam atentos, pois em breve vai estar disponível um vídeo dedicado ao evento no nosso canal de Youtube.

Related posts