Antevisões, Artigos, Cinema

Óscares 2022 – O que esperar desta 94ª Edição?

No próximo domingo, dia 26 de março (no caso de Portugal é na madrugada do dia 27), vai decorrer a cerimónia daqueles que são considerados os maiores prémios da indústria do cinema, os Óscares (AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences). Esta é a 94ª edição do evento, mas ao fim de tantos anos o que há de novo?

Este ano voltaremos a ter um host (apresentador), desta vez podemos contar com 3 mulheres: Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes. Mas as novidades não se ficam apenas por aqui, pois como seria de se esperar… o que seria deste evento se não houvesse polémicas??? Pois este ano, a Academia decidiu colocar 8 categorias fora da cerimónia ao vivo, mas antes de abordarmos esse assunto, vamos fazer uma breve análise da evolução deste evento nos últimos anos.

Pois é, sempre que se fala nos Óscares as polémicas surgem, e de ano para ano existem sempre novidades (positivas e negativas), e aqui é que começam os “problemas”. Se bem se lembram estas premiações, sempre foram algo muito aclamado pela indústria, mas também possuía um destaque diferente, pois era dado à aquele filme ou aquele ator “A Tal Estrelinha” que o distinguia dos outros, e fazia com que muitos dissessem “…realmente é um filme ou atuação brilhante…” e fazendo-nos crer que era algo genial. Mas e agora, as opiniões permanecem as mesmas?

Ao longo dos tempos, principalmente desde o início do século XXI (mais propriamente por volta de 2010), que estes foram perdendo “força” e também qualidade, muito devido por cada vez mais se tornar num evento “político”, mas também por causa de todas as polémicas que surgiram dentro da indústria. Assim, destes últimos 10 anos, o maior destaque vai para apresentação de Seth MacFarlane em 2013 e de Chris Rock em 2016 (pelo meio tivemos como apresentadora Ellen DeGeneres, que conseguiu também criar bons momentos de entretenimento).

Já agora, não nos podemos esquecer de uma das maiores gaffes de sempre nos Óscares, que decorreu em 2017. Quem não se lembra? Quando foi anunciado melhor filme La La Land, mas, depois de todo o elenco estar no palco é que repararam no erro… e afinal o vencedor era Moonlight.

Porém, depois disto, no ano de 2018 houve mais uma série de polémicas, pois a academia queria colocar determinadas restrições sobre os apresentadores. Devido a isto, este evento não teve um apresentador presente nos anos subsequentes. Além destes problemas, notou-se uma quebra na própria produção e qualidade da cerimónia, que parecia algo um pouco medíocre para o evento em questão e do investimento realizado. Além disso, nos últimos dois anos o Mundo todo foi afetado por uma pandemia, que dificultou ainda mais algumas coisas para estas premiações.

Mas, estamos em 2022 (e para não variar) e temos uma nova polémica, pois a organização decidiu retirar 8 categorias fora da cerimónia (sendo elas: Melhor Edição,, Caracterização, Direção Artística, Som, Banda Sonora, Curta, Curta de Animação e Curta de Documentário), sendo estas apresentadas ao longo do evento em pequenos excertos, para não ultrapassar as 3 horas de duração. Esta situação como é lógico gerou muito controvérsia principalmente nos técnicos de cinema, como foi o caso da categoria de Som, pois anteriormente a Academia decidiu juntar as duas avaliações de sonografia (Edição e Mistura de som) numa só, justificando que haveria uma maior cotação para a categoria resultante, contudo passarem esta para um evento secundário (não querendo desmerecer as restantes 7 Categorias que sofreram o mesmo desfecho), foi algo contraditório em relação às declarações anteriores que justificavam que a fusão da categoria de som numa só, iria-a tornar mais emblemática. Com estas decisões controversas, muitos acreditam que a Academia de Cinema está a matar os prémios e o próprio cinema.

Para muitos todas estas regras e restrições, estão a levar muitas pessoas a abandoarem a visualização da cerimonia, pois neste momento existe demasiada “politiquices” à volta dos Óscares. Só esperemos que nada disto afete a forma como todos nós vemos os filmes, e que os nossos favoritos levem as estatuetas douradas. Assim a CaixaNerd vai seguir de perto este evento, para depois vos divulgar os grandes vencedores da noite.

Related posts