Na passada madrugada (28 de março), decorreram as premiações da 94ª edição dos Prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences Awards – AMPAS), ou mais conhecidos como Oscars. Foi uma cerimónia que voltou a decorrer no Dolby Theatre, em Hollywood, depois do incidente da pandemia do último ano, e que devido a tal, esta nova edição ainda sofreu com algumas restrições.
Esta edição volta a trazer um host fixo, mais precisamente 3 mulheres: Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes, que tentaram sempre levar animar o público e conduzir da melhor forma a cerimónia. Conduto, não conseguiram ser tão emblemáticas como colegas anteriores. Este o ponto final e o clímax de toda esta cerimónia, volta a ser a premiação do melhor filme, porém, e tal como referido num artigo anterior (aqui) 8 premiações das 23 categorias foram premiadas em gravação, e será apenas apresentado essa mesma gravação durante o evento ao vivo.
Apresentando um pouco o que foi esta cerimónia, deixamos a lista dos vencedores nas diferentes categorias:
– Best Picture (Melhor Filme)
|
– Directing (Melhor Direção)
|
– Actor in a Leading Role (Melhor Ator)
|
– Actress in a Leading Role (Melhor Atriz)
|
– Actor in a Supporting Role (Melhor Ator Secundário)
|
– Actress in a Supporting Role (Melhor Atriz Secundária)
|
– International Feature Film (Melhor Filme Estrangeiro)
|
– Animated Feature Film (Melhor Filme Animado) |
– Cinematography (Melhor Cinematografia)
|
– Film Editing (Melhor Edição)
|
– Production Design (Melhor Produção Artística)
|
– Costume Design (Melhor Guarda-Roupa)
|
– Documentary – Feature (Melhor Documentário)
|
– Documentary – Short Subject (Melhor Curta-Documentário)
|
– Music – Original Score (Melhor Banda Sonora)
|
– Music – Original Song (Melhor Música Original)
|
– Makeup and Hairstyling (Melhor Caracterização) |
– Visual Effects (Melhor Efeitos Especiais) |
– Writing – Original Screenplay (Melhor Argumento Original)
|
– Writing – Adapted Screenplay (Melhor Argumento Adaptado)
|
– Sound (Melhor Edição de Som)
|
– Short Film – Live Action (Melhor Curta-Metragem)
|
– Short Film – Animated (Melhor Curta-Metragem Animada)
|
Antes demais, é de se destacar que 94ª edição dos Óscares trouxe novamente um host fixo ao evento (neste caso 3 mulheres: Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes), contudo, o show protagonizado pelas as 3 não foi o mais brilhante, porém conseguiram desempenhar um bom papel, mas sem nenhum destaque relevante.
Existiram alguns segmentos de celebração e homenagem a grandes filmes da indústria do cinema, tais como: os 60 anos de 007, os 50 anos de Godfather e os 28 anos de Pulp Fiction (em que nos últimos dois foram destacados com Óscares honorários).
Como não poderia faltar, existiu uma homenagem aos membros do Mundo do cinema, sejam eles atores, diretores, produtores, cineastas, argumentistas, sonógrafos, ou até mesmo duplos, que partiram no último ano. Ainda dentro deste momento existiram 2 destaques para a atriz Betty White e o realizador Ivan Reitman, em que foram homenageados com palavras proferidas por atores com quem tiveram uma relação próxima. No caso da atriz Betty White foi Jamie Lee Curtis e no caso do realizador Ivan Reitman foi Bill Murray quem fez essa homenagem.
Antes de destacar os grandes vencedores e derrotados da noite, não posso deixar “passar em branco” o momento insólito durante o anúncio dos nomeados e vencedor na categoria de Melhor Documentário. Pois quem o fez foi o ator e comediante Chris Rock (um dos momentos altos da noite, mesmo sem o incidente). Pois conseguiu trazer mais carisma e agitar a multidão (mais do que os hosts principais), como sempre, e como os outros atores/atrizes/realizadores/etc. normalmente fazem este tipo de anúncio, brincou um pouco com o ambiente e os nomeados da noite.
Porém Chris lançou algumas piadas, incluindo uma sobre a atual esposa de Will Smith, à qual o ator num primeiro instante partilhou o apreço pela piada, mas no instante seguinte decidiu levantar-se interrompendo o espetáculo para literalmente agredir o seu colega de profissão Chris Rock (ao que num primeiro impacto parecia algo encenado, mas infelizmente não foi).
Então este SIM, foi o momento alto da noite, por motivos negativos, acreditando que tenha gerado um aumento das audiências da cerimônia. Mas olhando para todo o cenário, facilmente nos apercebemos que estes eram os Óscares de Will Smith, pois o ator estava colocado no centro do evento, quase como uma homenagem, além de que sempre que havia algum destaque de câmaras sobre os nomeados, Will Smith era o primeiro a entrar em cena, sendo de todos o que mais tempo teve de antena, e consegue “sujar” toda esta pintura num ato insólito e mau, tornando-se talvez num dos maiores escândalos da história da cerimônia do Óscares e no maior da dos últimos anos (algo que ninguém poderia prever).
Momentos semelhantes a este (mas não do mesmo calibre) são algo que a Academia outrora já considera imperdoável, mas que neste caso nada fez, no momento que Will Smith sobe ao palco para receber o Óscar de Melhor Ator (pela interpretação em King Richard) apenas profere palavras de agradecimento à família Williams e destacando o poder e proteção da família ignorando todo o momento insólito realizado por ele anteriormente.
Qual será a posição da Academia perante esta polémica? Vale tudo, para aumentar as audiências? Nós sabemos que este evento (principalmente nos últimos) sempre tem polémicas (como podem ver neste artigo clicando aqui), mas é preciso chegar a este ponto? São algumas questões a que deveremos ter resposta nos próximos dias.
Em relação aos Óscares para a indústria de cinema, é de destacar os grandes vencedores da noite, Dune levando para casa 6 estatuetas (das 10 nomeações), e CODA que fez o pleno das 3 indicações venceu as 3, que inclui Melhor Filme, Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento Adaptado. O grande derrotado da noite foi The Power of the Dog, que recebeu apenas 1 Óscar das 12 nomeações. Assim sendo, confirmamos que mais uma vez a Netflix é a grande derrotada da noite, ficando muito atrás do que era esperado, sendo que este ano, foi a sua maior aposta na campanha nos Óscares, contudo a Apple TV, prova com CODA que o investimento numa campanha pode trazer frutos (não desmerecendo os prémios), mas a grande diferença entre estes dois filmes, é que CODA inicialmente teve a sua estreia em cinema antes de ter os seus direitos comprados pela Apple TV, ao contrário do grande The Power of the Dog, que é da produção da Netflix e só depois saiu em cinema, mostrando mais uma vez que a Academia ainda permanece de pé atrás com filmes de produções de canais de streaming.
Em termos de ator e atriz principal, os grande vencedores foram Will Smith e Jessica Chastain respectivamente, sendo que depois do escândalo Will Smith fez um discurso icônico e bastante emotivo, apontado sempre o seu agradecimento para a família Williams e a sua família. Contudo, o discurso da noite foi protagonizado por Jessica Chastain, mantendo simples e direto.
De entre os filmes nomeados, até ao momento nem todos saíram no cinema em Portugal, por isso talvez a CaixaNerd possa trazer alguma análise deles para vocês.
Related posts
Especiais
Fnac Game Sessions – Digimon – Odaiba Memorial Day 2023
A comunidade de Digimon em Portugal com o apoio da Fnac, está a organizar um evento onde os fãs da serie podem celebrar o Odaiba Memorial Day, um dia muito importante, já que é o dia onde esta aventura começou. O evento Digimon – Odaiba…
Fnac Game Sessions – Torneio Street Fighter 6
Todos nós gostamos de vídeojogos, depois de uma paragem bruta, os torneios presenciais estão a voltar em FORÇA! Na Fnac de Alfragide vai-se realizar o torneio de Street Fighter 6, e a melhor parte, é que há prémios para os finalistas. Nerdies, no dia 24…
Play Youth 2023 – O resumo!
Foi o fim de semana passado que a Play Youth voltou a trazer o mundo dos jogos à margem sul, e a CaixaNerd esteve presente para vos contar tudo o que se passou por lá nesta 3ª edição! Torneios de Pokémon TCG e VGC Estas…
O Que Trouxeram os ESports ao Iberanime 2023??
O Iberanime é maioritariamente conhecido por ser uma celebração de fãs para fãs, muito focado na cultura nipónica, e como é óbvio, uma aposta forte no incentivo ao cosplay, para que cada um dos participantes encarne as suas personagens favoritas durante este evento. Apesar de…
O Palco Principal do Iberanime 2023
Esta semana estamos a relatar tudo o que se passou no Iberanime 2023, já falamos do evento no geral, de alguns palcos em especifico (Nintendo e PlayStation), agora vimos falar-vos como foi o palco principal do maior evento de cultura pop japonesa do país. O…
O descontentamento dos artistas – Iberanime 2023
O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os…
O que esperar do Iberanime 2023?
Um dos eventos focados em anime e cosplay está quase a chegar, neste artigo vou elaborar tudo aquilo com o que podem contar neste aguardado evento, que terá a sua realização em Maio, nos dias 13 e 14. Convidados até à data confirmados Neste evento…
A Ink League Championship está prestes a Começar!
A Ink League Championship (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço…
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…