Subscribe Now
Trending News
Artigos, Cinema

Listen – Filme premiado de Ana Rocha de Sousa

No passado dia 13 de setembro de 2020, foi um dia em que “Portugal” voltou a subir aos palcos, desta vez na área do cinema e pelo trabalho de Ana Rocha de Sousa, que foi premiada pela sua primeira longa-metragem Listen, no festival de cinema de Veneza.

Como mencionado acima, esta foi a primeira longa-metragem da atriz e realizadora Ana Rocha de Sousa (mais conhecida pela sua carreira de atriz em Riscos, A Raia dos Medos, Morangos com açúcar e Jura). Este filme, foi inspirado em diversas histórias verídicas, de inúmeras famílias que perderam os seus filhos para o sistema de “adoção forçada”. Neste caso, é retratado a estória de uma família portuguesa, emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais retiraram os três filhos menores, por suspeita de maus tratos. Tudo isto devido a um mal-entendido na escola com Lu (Maisie Sly), a filha surda, de Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Rúben Garcia), que apresentava algumas marcas suspeitas, e os serviços sociais decidiram retirar-lhes as crianças, sem ter feito uma avaliação completa da situação.

Este é um drama familiar com coprodução luso-britânica, com Bando à Parte e Pinball London Ltd., filmado nos arredores da capital inglesa. Possui um elenco português e inglês, destacando-se Lúcia Moniz (atriz/cantora premiada a nível nacional), Ruben Garcia (reconhecido pela sua carreira teatral) e Sophia Myles (mais conhecida pelo seu papel na série Moonlight e pela sua participação em dois filmes da franquia Underworld).

Este drama português Listen, que envolve temas como imigração e adoção, permitiu a Ana Rocha de Sousa a conquista de diversas distinções na 77º edição do festival de cinema internacional de Veneza, que decorreu nas duas últimas semanas (2-12 de setembro de 2020). Obtendo os seguintes prémios: SPECIAL ORIZZONTI JURY PRIZE; LION OF THE FUTURE – “LUIGI DE LAURENTIIS” VENICE AWARD, pela primeira obra da realizadora; BISATO d’ORO para melhor realização; SORRISO DIVERSO VENEZIA, pelas questões sociais que aborda. Este filme apenas chegará às salas de cinema portuguesas em 2021.

Partilhamos convosco um pequeno excerto, do que podemos em breve vislumbrar nos 74min desta estória.

Related posts