A animação japonesa está a chegar ao topo a um nível global, cada vez existem pessoas a ver anime, o que faz com quase seja mainstream, deixando de ser um nicho. E isso nota-se pela grande quantidade de conteúdo de anime/manga que se vê pelas internets a fora. Contudo os números de bilheteria também demonstram quão massiva a indústria se tornou. E com o Jujutsu a bater recordes não só lá fora, mas também cá, sendo o filme de animação japonesa mais visto em Portugal desde sempre. Mas será que o filme merece todo este grande reconhecimento?
Recuando uns anos atrás
Esta trata-se de uma prequela da história original que se baseia no manga do mesmo nome, onde o protagonista, Yuji, ainda não tinha engolido um dos dedos de Sukuna. A narrativa centra-se em Yuuta, um rapaz que acabou por ser amaldiçoado por um terrível espírito, a sua melhor amiga de infância, Rika. Vendo-se desesperado, já que não a consegue controlar, decide pedir ajuda a um perito, Gojo, para se livrar da maldição de vez.

A MAPPA faz um trabalho espetacular como esperado
Se existe algo que estou a apreciar nestes últimos filmes baseados em Shonen é que acabam por não ser uma narrativa só para encher e fazer bilhetaria só pelo grande nome, não, tal Kimetsu no Yaiba, esta aventura acaba por ter importância para a narrativa principal. A questão é que considerei genial em vez de pegar num arco seguinte, foi adaptado um volume prequela, que faz boas ligações com o mundo de Jujutsu Kaisen.
Não poderia esperar menos no que toca à animação, acho que presenciei umas das mais espetaculares sequências, no filme de animação, tudo espetacularmente coreografado e com atenção ao detalhe em alguns momentos. O clímax final também foi espetacular, a MAPPA mais uma vez mostra o que vale tal como já tinha feito com o anime e aqui repete o processo. Nada daqueles CGIs manhosos.
No que toca à narrativa, sendo esta uma prequela, acho que é difícil apegar ao personagem principal ao início, já que se trata de uma personagem novo e é complicado engolir a sua apresentação inicial, mas com o tempo apeguei-me a ele e à Rika. Ele foi sem duvida a estrela do filme e o desenvolvimento foi um dos grandes destaques para este personagem que se introduz neste mundo e pelo o qual mal posso esperar para ver mais.
E sendo esta uma prequela, considerei interessante ver os personagens que conheço no tempo em que ainda não estavam realmente em forma como no anime, também fiquei vendido a algumas participações cameo que não estavam no manga em que é baseado o filme.
Se houve algo que me surpreendeu foi a escrita da narrativa e como certas informações que são entregues se amarram do inicio ao fim do filme, dando vários momentos intrigantes e que esperamos as respostas. Sendo que as revelações aqui feitas, são bem executadas e não aparentam ser forçadas. O que tornam os momentos emocionais mais fortes.
Sem surpresas, o som do filme teve uma espetacular. A produção por trás, o cuidado que eles tiveram em muitos dos detalhes, fica difícil não elogiar todo o seu trabalho, para não falar da banda sonora que se insere nos momentos fortes e que amplificam as sequencias para dar uma emoção mais forte.

Tem desculpa, por ser uma prequela?
Um dos pontos mais promissores do filme aparentava ser o vilão, que teve toda uma sequencia inical, só para para apresentar a sua personalidade e que deixou bastante empolgado. Contudo, acho que acabou por ser ligeiramente desapontante a sua presença no filme, já que ele não tem tempo para se desenvolver, deixando no fim um agre e doce. No entanto, fiquei com a leve sensação que não seria a ultima vez que o iria ver.
A problemática é que não é só o antagonista que sofre deste problema, mas o elenco de novos personagens apresentados. Acabando por ter um minino tempo de tela e pior, ficamos sem saber qual o destino dos mesmos e sem conhecimento se existe a probabilidade de aparecerem na próxima temporada. Sendo que o filme, dá indícios de que muito dos elementos apresentados terem seguimento por lá.
Mesmo com tudo o que eu, disse acho que o maior problema do filme é do local onde é baseado um volume de manga, que acrescenta à história este grande evento e que apresenta diversos personagens, dando-lhes mais destaque e apresenta certos elementos que acrescentam mais ao mundo de Jujutsu, mas acaba por ser só isso. Mesmo assim, fico a ponderar se este funcionaria para quem desconhece a obra, já que é preciso assistir pelo menos o anime até ao fim para ter uma melhor experiência. Mas também qual é adaptação deste tipo de obras para o cinema que não precisa.

Para os fãs de Jujutsu Kaisen
O anime por si só, na questão da animação já é soberbo, então imagina isso, mas com um orçamento maior e num grande ecrã. Acho que isso acaba por ser o que foi apresentado. Jujutsu é um filme incrível e não queria estar a comparar, mas melhor que o Mugen Train. Estou realmente a apreciar esta nova onde de filmes de animação japonesa, não sendo só um episodio estendido só para encher. Espero ver mais disto e obviamente, em Portugal.
8.0 Score
Pros
- Animação deslumbrante
- Um bom trabalho de som
- Os fãs vão delirar com o fan service
- Sequencias de ação bem dirigidas
- Personagem principal bem desenvolvido
- Banda sonora
- Uma boa inserção para a narrativa de Jujutsu Kaisen no geral
Cons
- Falta de tempo de tela para o antagonista
- Muitos personagens, pouco tempo
- É preciso contexto para aprecia-lo ao maximo
Related posts
Especiais
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
CaixaNerd – Anúncio dos Prémios Nerdies 2022
Após o anúncio dos nomeados dos Nerdies 2022, estamos a relembrar-vos que no final deste mês, mais precisamente dia 20 de fevereiro, teremos a livestream de cerimônia dos Nerdies, onde anunciaremos os Grandes Vencedores. Assim sendo, para os mais desatentos, os Prémios Nerdies vão decorrer…
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
LGW2022 – PlayStation Talents
Após 4 dias de evento da Lisboa Games Week 2022 (podem ler aqui: Dia 1, Dia 2, Dia 3 e Dia 4) e também de uma jornada de pequenas entrevistas neste evento, a CaixaNerd traz-vos um pequeno rescaldo de alguns dos jogos e desenvolvedores presentes…
Dafne Keen e Amir Wilson na Comi-Con Portugal 2022
No passado sábado, dia 10 de dezembro, na Comic-Con Portugal 2022, Dafne Keen e Amir Wilson, atores da série “Mundos Paralelos” apresentaram ao público português a sua terceira e última temporada. Ambos estiveram presentes na conferência de imprensa fechada para a imprensa e, mais tarde,…
Como foi organizado o espaço da Comic-Con Portugal 2022?
Neste artigo iremos analisar como foram trabalhados alguns espaços dentro do evento, como o Merch, o Creators Hub e as salas principais. Fora do palco também havia movimento, mas era suficiente? A área do palco era definitivamente o espaço principal deste evento, no entanto, a…
Comic-con Portugal 2022 Dia 4 – Resumo
Chegamos ao quarto e ultimo dia da Comic-con Portugal, depois de um sábado atribulado, chega um domingo cheio de força. Este ultimo dia, foi repleto de conferencias e emoções, podemos afirmar que foi um final em grande. Dia 4 – O fim, uma aventura, a…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 3 – Resumo
Dois dias da Comic-Con Portugal já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes e é aquele com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…