Ma Rainey’s Black Bottom, é um filme dirigido por George C. Wolfe (um diretor maioritariamente conhecido pelos seus trabalhos na direção de peças teatrais, contudo já conta com algumas longas-metragens no seu currículo, tais como The Devil Wears Prada, Nights in Rodanthe e The Immortal Life of Henrietta Lacks). Este filme é baseado na história de Gertrude Rainey (mais conhecida como Ma Rainey, a mãe dos Blues), no momento em que esta vai gravar um dos seus álbuns mais conhecidos, denominado “Ma Rainey’s Black Bottom“, sendo uma mistura de fatos reais com alguma ficção.
Esta longa-metragem é estrelada pelo recém-falecido Chadwick Boseman (reconhecido principalmente pelo seu papel de rei T’Challa-Black Panther, nos filmes Captain America: Civil War, Black Panther, Avengers: Infinity War e Avengers: Endgame, mas também pelas suas interpretações em, 42, Get on Up e mais recentemente em Da 5 Bloods), Viola Davis (atriz galardoada, pelo seu desempenho em Fences, The Help, Doubt, e também conhecida pelo seu papel em Suicide Squad como Amanda Waller), Glynn Turman (ator reconhecidos pelas suas interpretações em, Gremlins, Sahara e Super 8), Colman Domingo (reconhecidos por papéis em filmes como, 42, Lincoln, Selma, e mais recentemente em Candyman, que irá estrear este ano), entre outros.
Este drama, é da produção de Denzel Washington, Todd Black e Dany Wolf, e distribuído pelo canal de streaming Netflix. Como todos se devem recordar, Chadwick Boseman deixou-nos no final de Agosto de 2020, já na fase final da produção desta longa-metragem, sendo o último trabalho que Chadwick, o que torna esta longa-metragem uma homenagem ao ator.
As Gravações…
O filme, enquadra-se nos finais da década 20, quando os Blues estavam a explodir por todo o Mundo, em que diversos produtores desejavam gravar álbuns com as vozes mais conhecidas dos Blues, de forma a enriquecerem rapidamente com a sua venda.
Este drama inicia com um show de Ma Rainey (Viola Davis), enquanto nos é mostrado o sonho da terra prometida do Novo Continente. Com o desenrolar dos acontecimentos, acompanhamos a banda de Ma, cujos integrantes eram: Toledo (Glynn Turman), Cutler (Colman Domingo), Slow Drag (Michael Potts). Vemos a banda no estúdio de gravações ao som da música Jazz e Blues (que está muito presente em todo o filme), à espera do elemento mais jovem do grupo, o prodígio e irreverente trompetista, Levee Green (Chadwick Boseman), que acredita que aquele dia vai ser a sua rampa de lançamento para o mundo música, conseguindo alcançar o seu sonho de ser o elemento principal de uma banda.
Levee chegou atrasado, pois foi comprar uns sapatos amarelos, de forma a tentar impressionar os produtores, para que estes aceitem gravar as suas músicas, que ele próprio denomina como o “Blues moderno”, algo que “as pessoas querem ouvir”.

Enquanto Ma não chega, a banda inicia os ensaios, contudo as músicas entregues pelos produtores ao líder da banda Cutler, não correspondem ao que eles estavam à espera, e ao que foi acordado com o que Ma queria.
Quando Levee chega, anuncia que tem várias músicas para entregar aos produtores e que ele próprio vai gravar com uma banda, e por isso está todo entusiasmado e mais apresentável.
Contudo, aquilo que seria um ensaio convencional, acaba por se tornar numa troca de ideias, de histórias e de discórdias entre os membros da banda. Os conflitos começam, após os produtores (interpretados por Jeremy Shamos e Jonny Coyne) por pedirem que algumas músicas sejam tocadas conforme o arranjo criado por Levee. Perante isto, Levee tenta liderar o grupo nos ensaios, mas eles tocam na mesma os arranjos antigos, ignorando as suas instruções e demonstrando que ele é apenas um membro da banda e que as músicas dever ser tocadas da forma como foram idealizadas, e que Ma não vai gostar que estas sejam alteradas.

Quando Ma chega ao estúdio, toda a situação muda, pois a sua presença é muito imponente, em relação a todos os outros, demonstrando logo desde o início o seu descontentamento com as alterações propostas. Além disso, ela deseja introduzir o seu sobrinho, Sylvester (Dusan Brown), a toda a força nas suas músicas, contrariando as ideias dos produtores.
Com esta chegada, os conflitos já existentes, acabam por escalar durante as gravações, pois Levee assume que aquela será a sua última atuação com a banda e Ma, pois vai seguir a sua carreira solo e acha que irá ter muito sucesso.

Com o desenrolar de todo este trama, tudo o que parecia ser uma tarde pacífica de gravações, torna-se numa batalha de egos, principalmente entre Ma e Levee e os produtores, e Levee e a banda. Ma, numa das pausas, conversa com Cutler, e reconhece que os produtores apenas querem a voz dela, e assim que estes consigam reproduzir o que ela já faz, ela irá deixar de lhes ser útil. Sendo que ela apenas quer fazer a música Blues com alma e com a sua forma de ser, sem a dependência do dinheiro, e por isso quer dificultar ao máximo a vida dos produtores com as suas exigências.
Entre as pausas, todos aproveitam para contar algumas das suas experiências passadas e assim, justificarem a sua paixão pelo Blues, mas também as diferenças sociais e problemas entre raças, principalmente entre brancos e negros. E é neste momento, que Levee, após de ser acusado pelos colegas de ser um “pau mandado” dos brancos, revela um momento marcante do seu passado, demonstrando que ele faz as coisas mas sem nunca perder a sua essência, e quando alcançar o que deseja, revela os seus verdadeiros intuitos.
Toda a longa-metragem, se passa numa tarde de gravações, em que todos têm os seus ideais e ambições, contudo no final do dia, com todos os conflitos vividos entre todas as personagens, serão estes capazes de resolver as discórdias e deixar os seus egos de parte, e assim sair todos satisfeitos com o trabalho realizado?

Os Conflitos…
Ma Rainey’s Black Bottom, é mais uma aposta da Netflix, que se destaca muito pelo seu elenco de atores, contudo, é apenas isto que o filme tem. Pois, esta longa-metragem somente se faz valer pela interpretação dos atores (por vezes difícil, pois a narrativa não ajuda), por uma fantástica sonografia, acompanhada com um excelente banda sonora, que nos permite emergir no ambiente dos anos 20-30 e no mundo dos Blues.
Quanto à narrativa, apesar de ser uma história muito simples, que se passa em apenas uma tarde, é mais complexa do que isso, porque toda ela é suportada e deriva muitos das discórdias entre personagens, principalmente do conflito de egos. Desde a divergência existente entre Ma e Levee, Ma e os produtores e Levee com os membros da banda, contudo, por vezes perdemos noção de todos os confrontos, ficando sem compreender onde a narrativa nos quer levar.
Mas, em contrapartida, Ma Rainey’s Black Bottom, vislumbra-nos com uma interpretação soberba de Viola David, apesar de ser das personagens com menos “tempo de antena”, tem um destaque e uma presença fenomenal, podendo mesmo dizer que a interpretação de Viola Davis é o filme. Quanto ao restante elenco, apenas se destaca Chadwick Boseman, com uma excelente interpretação, no entanto, apesar de ser a personagem com maior destaque e “tempo de antena”, a narrativa envolvente não ajuda ao desempenho do ator, fazendo com que este não brilhe como o esperado, e sendo, aparentemente, apagado pela presença de Viola Davis.
Em relação aos restantes aspetos técnicos, Ma Rainey’s Black Bottom, apenas se destaca por uma incrível sonografia e banda sonora, que acompanha todo o filme, levando-nos a crer que por vezes as conservas entre personagens, poderiam facilmente ser transformadas numa música, isto é, mantendo todos os diálogos, mas dando-lhe um ritmo musical, transformando estes momentos dramáticos imediatamente num musical.
Em suma, este título é de uma forma geral agradável, que nos remete facilmente para a década representada, com toda a musicalidade de Blues. Os momentos de tensão são razoáveis, em contrapartida, as interpretações de duas personagens são fenomenais. Contudo, tal como mencionado anteriormente, a narrativa é um problema grave desta longa-metragem. No entanto, esta longa-metragem é uma boa aposta do canal de streaming Netflix, já que, tal como The Trial of the Chicago 7, esta também já arrecadou diversas nomeações e prémios da indústria, assim sendo uma das favoritas para os Óscares, especialmente nas categorias de interpretação e caracterização.
Partilhamos, convosco o trailer deste drama…

7.0 Score
Pros
- Interpretação da Viola Davis
- Interpretação do Chadwick Boseman
- Sonografia
- Banda Sonora
Cons
- Narrativa confusa (por vezes, não se percebe o intuito da história)
- Construção de algumas personagens
- Edição do filme
Related posts
Especiais
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
CaixaNerd – Anúncio dos Prémios Nerdies 2022
Após o anúncio dos nomeados dos Nerdies 2022, estamos a relembrar-vos que no final deste mês, mais precisamente dia 20 de fevereiro, teremos a livestream de cerimônia dos Nerdies, onde anunciaremos os Grandes Vencedores. Assim sendo, para os mais desatentos, os Prémios Nerdies vão decorrer…
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
LGW2022 – PlayStation Talents
Após 4 dias de evento da Lisboa Games Week 2022 (podem ler aqui: Dia 1, Dia 2, Dia 3 e Dia 4) e também de uma jornada de pequenas entrevistas neste evento, a CaixaNerd traz-vos um pequeno rescaldo de alguns dos jogos e desenvolvedores presentes…
Dafne Keen e Amir Wilson na Comi-Con Portugal 2022
No passado sábado, dia 10 de dezembro, na Comic-Con Portugal 2022, Dafne Keen e Amir Wilson, atores da série “Mundos Paralelos” apresentaram ao público português a sua terceira e última temporada. Ambos estiveram presentes na conferência de imprensa fechada para a imprensa e, mais tarde,…
Como foi organizado o espaço da Comic-Con Portugal 2022?
Neste artigo iremos analisar como foram trabalhados alguns espaços dentro do evento, como o Merch, o Creators Hub e as salas principais. Fora do palco também havia movimento, mas era suficiente? A área do palco era definitivamente o espaço principal deste evento, no entanto, a…
Comic-con Portugal 2022 Dia 4 – Resumo
Chegamos ao quarto e ultimo dia da Comic-con Portugal, depois de um sábado atribulado, chega um domingo cheio de força. Este ultimo dia, foi repleto de conferencias e emoções, podemos afirmar que foi um final em grande. Dia 4 – O fim, uma aventura, a…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 3 – Resumo
Dois dias da Comic-Con Portugal já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes e é aquele com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…