Subscribe Now
Trending News
Artigos, Tech

Valve Anuncia Steam Deck

A gigante empresa do mundo de videojogos Valve, apresentou ontem de forma oficial o seu novo conteúdo de hardware, que está disponível em dezembro deste ano (sendo possível fazer a partir de hoje as pré-reservas), estamos a falar da mais recente consola híbrida Steam Deck.

A Steam Deck, é um modelo que já há alguns anos tem vindo a ser desenvolvido pela Valve, existindo apenas rumores, até há pouco tempo, de uma consola híbrida. Desde logo, podemos ver a semelhança existente com a consola da Nintendo, a Nintendo Switch, contudo, apesar das semelhanças e do objetivo ser o mesmo (ter uma consola para levar para todo lado), a ideia da Steam Deck é ser mais próxima a um PC portátil no formato de uma consola, pois inclui o sistema operativo SteamOS.

A Steam Deck apresenta um design robusto, com diversas funcionalidades. Só na parte frontal, observamos 2 analógicos (thumbsticks), 1 D-Pad, assim como os botões ABXY, 4 botões que servirão de atalho para menus (para o jogador aceder facilmente a determinadas funcionalidades da Steam Deck). Ainda nesta zona da consola temos 2 Trackpad. Além do mais, a Steam Deck possui as saídas de áudio, quer do lado esquerdo, quer do direito.

Na parte superior, estão disponíveis os famosos triggers L1/L2 e R1/R2, assim como os botões de controle de volume e o botão de power, apresentando também uma entrada Jack 3.5 mm (para headphone) e uma porta Type-C. Por fim, observamos a saída de ar da ventilação do sistema de processamento.

Na parte inferior, está disponibilizado uma slot para um cartão microSD. Na zona traseira da Steam Deck, estão disponíveis mais 4 triggers, L3/L4 e R3/R4, além disso, apresenta também uma saída de ar da ventilação do sistema de processamento.

A nível de ecrã, este possui 7 polegadas, com touch screen, para uma melhor interação com o sistema operativo que está incluído, tal como referido anteriormente. Também tem como objetivo obter os videojogos a funcionarem a uma resolução de 1280×800 (16:10). Estima-se que o consumo desta consola ronde os 20 W, prevendo-se assim, que a bateria tenha uma autonomia de 2 horas.

O preço da Steam Deck, vai variar dependendo da capacidade de armazenamento. No caso do formato standard (armazenamento de 64 GB eMMC NAND) o valor é de 419 euros. Se desejarem um armazenamento um pouco maior, devem optar pela versão 256 Gb NVMe SSD, para além do bundle exclusivo da Steam Community (o valor final sofre um aumento de 140 euros), totalizando assim o preço total de 549 euros. Por fim, a última opção com o maior armazenamento é a de 512 Gb NVMe SSD, que possui também um anti-glare premium, o bundle exclusivo da Steam Community e um exclusivo tema de teclado virtual, neste caso o preço é de 679 euros (um aumento de 260 euros em relação ao formato standard, e de 130 euros em relação ao formato intermédio).

Estes preços são algo que o próprio presidente da Valve, Gabe Newell, assumiu como objetivos críticos para o desenvolvimento, mas também que foi uma tarefa árdua.

Espeficicações

Steam Deck


Arquitetura CPU

  • AMD Zen 2: 4 núcleos, 8 threads


Frequência CPU

  • 2.4GHz a 3.5GHz


Arquitetura GPU

  • RDNA 2


Frequência GPU

  • 1.0GHz to 1.6GHz


Computação GPU (TFLOPS)

  • 1TF a 1.6TF


Memória

  • 16GB LPDDR5


Armazenamento

  • 64GB eMMC NAND
  • 256GB NVMe
  • 512GB NVMe


Sistema Operativo

  • SteamOS


Consumo Máximo Energia

  • 20W incluindo Display


Autonomia

  • 2 Horas

 

Deixamos o link deste hardware da Valve, onde é possível verificar todas estas propriedades, assim como realizarem as vossas reservas:
Steam Deck

Related posts