Christopher Nolan é um criador de obras cinematográficas que gosta de implementar o tempo de alguma forma nos seus filmes. Desta vez ele vai recuar o tempo no seu novo filme, este que é um dos mais aguardados deste ano.
Viagens no tempo com um sabor diferente
O enredo surge em volta do aparecimento de umas balas que misteriosamente estão revertidas no tempo e cabe ao nosso protagonista descobrir quem está por de trás e impedi-lo, o que acaba por o envolver numa missão que envolve o destino do mundo. Protagonizado pelo John David Washington e acompanhado do seu parceiro interpretado pelo Robert Pattinson, este promete ser o sucesso deste verão.
Pode parecer uma história bastante simples, mas esse é o objetivo do realizador, fazer uma homenagem aos filmes do famoso 007, pegando na fórmula base que a maioria usa, ou seja um herói que tem de impedir a destruição do mundo. Futuramente, o roteiro complica-se graças ao fator retroceder do tempo, onde não se trata das convencionais viagens no tempo como no famoso filme dos anos 80, Regresso ao futuro. O filme explica variadas vezes como as mesmas funcionam, são usadas variadas teorias da física para o filme ter credibilidade no fator tempo. Sendo do conhecimento de muitos, quando um filme envolve viagens no tempo envolverá sempre qualquer tipo paradoxo, o filme até chega a fazer uma piada sobre isso.
Momentos de cortar a respiração
Esquecendo as viagens no tempo, tenho que referir o que faz Tenet um dos filmes mais incríveis a passar nas salas de cinema, a sua cinematografia. Sendo ele um grande realizador, criou variadas sequências de ação de cortar a respiração, que têm poucos efeitos especiais, pois como disse Nolan: “Tenet tem menos efeitos especiais que um filme de comédia”. Durante todo o filme reparei num quão pouco foi usado CGI, uma vez que toda a sequência do avião a despenhar-se contra um edifício é inacreditável, tal como a cena de perseguição, acabando assim por salientar que todas as cenas em que algo ou alguém está revertido, são bem pensadas e planeadas. Contudo toda esta experiência cinematográfica fica mais extraordinária ao som da banda sonora bastante peculiar dirigida pelo compositor Ludwig Göransson, sendo que esta consegue trazer ao mundo de Tenet mistério e adrenalina quando suposto, mas o que seria deste espetáculo cinematográfico sem os nossos personagens e os seus intérpretes, que executam um excelente papel e onde a química entre os dois companheiros é bem conseguida. No que toca ao vilão, este por mais básico que seja, consegue causar um impacto quando entra em cena, tudo isto graças à atuação de Kenneth Branagh.
Peca em alguns aspetos
Ainda assim, o filme peca em alguns aspetos, mas não deixa de ser uma experiência incrível de se ver no grande ecrã. A maneira como funciona o tempo reverso é bastante confusa e talvez uma explicação através de exemplos, tais como esquemas, teria realizado um melhor trabalho em vez do esclarecimento por diálogos. Outro ponto a apontar é que infelizmente o filme tem um início bastante lento e leva algum tempo a encontrar o seu ritmo, mas quando o encontra, consegue mantê-lo até ao final do filme.
Regresso em grande
Uma nova produção do Christopher Nolan volta aos grandes ecrãs, com uma obra-prima cinematográfica que vai agradar a todos com as suas incríveis cenas de ação, mesmo envolvendo bastantes teorias da física quântica durante o filme para explicar certos acontecimentos. Com muita infelicidade minha, este filme não conseguiu ultrapassar um dos meus favoritos do realizador de seu nome Inception ou A Origem, mas não deixa de estar no meu top 5 de obras do Nolan.
8.0 Score
Pros
- Uma nova visão sobre viagens no tempo
- Uso mínimo de efeitos especiais
- Banda Sonora
- Excelente cinematografia
- Sequências de cortar a respiração
- Trabalho dos atores
Cons
- Viagens no tempo enigmáticas
- História demora a desenvolver-se
Related posts
Especiais
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
CaixaNerd – Anúncio dos Prémios Nerdies 2022
Após o anúncio dos nomeados dos Nerdies 2022, estamos a relembrar-vos que no final deste mês, mais precisamente dia 20 de fevereiro, teremos a livestream de cerimônia dos Nerdies, onde anunciaremos os Grandes Vencedores. Assim sendo, para os mais desatentos, os Prémios Nerdies vão decorrer…
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
LGW2022 – PlayStation Talents
Após 4 dias de evento da Lisboa Games Week 2022 (podem ler aqui: Dia 1, Dia 2, Dia 3 e Dia 4) e também de uma jornada de pequenas entrevistas neste evento, a CaixaNerd traz-vos um pequeno rescaldo de alguns dos jogos e desenvolvedores presentes…
Dafne Keen e Amir Wilson na Comi-Con Portugal 2022
No passado sábado, dia 10 de dezembro, na Comic-Con Portugal 2022, Dafne Keen e Amir Wilson, atores da série “Mundos Paralelos” apresentaram ao público português a sua terceira e última temporada. Ambos estiveram presentes na conferência de imprensa fechada para a imprensa e, mais tarde,…
Como foi organizado o espaço da Comic-Con Portugal 2022?
Neste artigo iremos analisar como foram trabalhados alguns espaços dentro do evento, como o Merch, o Creators Hub e as salas principais. Fora do palco também havia movimento, mas era suficiente? A área do palco era definitivamente o espaço principal deste evento, no entanto, a…
Comic-con Portugal 2022 Dia 4 – Resumo
Chegamos ao quarto e ultimo dia da Comic-con Portugal, depois de um sábado atribulado, chega um domingo cheio de força. Este ultimo dia, foi repleto de conferencias e emoções, podemos afirmar que foi um final em grande. Dia 4 – O fim, uma aventura, a…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 3 – Resumo
Dois dias da Comic-Con Portugal já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes e é aquele com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…