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Splatoon 3 (Nintendo Switch) – Análise

Dia 17 de Fevereiro de 2021 foi mostrado para muito espanto de muitos jogadores as primeiras imagens de Splatoon 3, que está disponível na Nintendo Switch, desde desse dia que não parava a contagem para saber quando era a sua data.

Depois de alguns meses de espera recebemos a confirmação que Splatoon 3 iria sair dia 09 de Setembro de 2022 e como sou um grande fã, não me contive e comprei a versão digital, logo em Maio e depois mais tarde a versão física e isto tudo só para perceberem o quanto sou fã da franquia. Não só as 1200h que tenho no Splatoon 2 como esta maluquice que fiz.

Dito isto… calhou-me a fava de escrever sobre o jogo, não interpretem mal, eu gosto de favas. Mas chega de palhota e vamos lá a sua análise, esta vai ser divida em 3 fases e uma vai ser feita posteriormente, já que ainda não temos a experiência a 100% da próxima Splatfest

A sua História!

Splatoon 3 continua a história do seu antecessor. Por isso se vão começar com este jogo convém verem algum resumo no Youtube ou jogarem os anteriores só para terem contexto do que se passa neste.

Em nível design temos muitos desafios à nossa frente, ao contrário do 2, este novo mundo traz-nos muito mais diversão, desafio e muita arte. Em termos de novas mecânicas de progressão, do Agente 3, está muito diferente, agora o sistema de level é diferente, para podermos melhorar as nossas “habilidades”, vamos chamar assim, agora precisamos dos Sardinium (um género de sardinhas mas metálicas) e Power Eggs. Em número de níveis podem contar com 65 níveis de desafios, 4 batalhas de bosses e 10 sites (secções) a contar com o tutorial e uma surpresa para quem acaba. 

Para terminar este ponto dou-vos o concelho que adorei muito, agora cada site tem muito para explorar e é aí que contém muitas informações da história e muitos colecionáveis para usarem noutras partes de Splatoon 3.

Ranks ficaram diferentes!

Para aqueles que não sabem, Splatoon é muito focado em modo competitivo, e o terceiro não é exceção, aqui encontramos os 4 modos habituais e eles são: Rain Maiker, Tower Control, Splat Zones e Claim Blitz. Cada modo tem um objectivo diferente e passo a explicar por cada modo.

Rain Maiker : Em Rainmaker vence a equipa que transportar a Rainmaker até à meta do adversário. A ideia é roubar e avançar.

Tower Control : Em Tower Control, vence a equipa que levar a torre até à meta do adversário. Desta vez, porém, as pistas têm “checkpoints” pelo caminho e a torre para por uns instantes quando atinges um deles.

Splat Zones : Em Splat Zones, vence a equipa que mantiver o controlo da maior superfície no cenário. Pinta-a com a tinta da cor da tua equipa e esse território será automaticamente teu.

Claim Blitz : Em Claim Blitz, vence a equipa que conseguir fazer 100 pontos. Para isso tens que formar uma Power Claim para desbloquear a baliza adversária e meteres o máximo de claims possível.

Com os modos explicados, o que há de diferente? Bem houve algumas mudanças do Splatoon 2 para o 3, não só modo como se sobe de rank. como alguns modos levaram “rework”.

Para subir de rank, ao contrário do antecessor, agora todos os modos estão juntos, por isso não há quatro ranks diferentes, mas sim um único. Claro que as regras mudaram como aumentamos, e não só isso como adicionaram um modo para fazer com amigos, por isso agora temos 2 maneiras de o jogar: Anarchy Battles Open e Anarchy Battles Series.

Começando com a primeira novidade agora, no momento desta análise, temos 60 níveis de rank, Rank C-, C, C+, B-,B, B+, A-, A , A+ e S até S+50. Para conseguir temos que fazer um determinado pontos e depois fazer uma Anarchy Battles Series, obrigatoriamente, para subir para o próximo. Por isso agora a ideia é tentar fazer a melhor prestação que conseguimos no jogo para acumular o máximo para passar à próxima fase. No meu ver está bem pensado, já que tinha alguma dificuldade na antiga Solo Q, em Splatoon 2, acho que agora conseguiram equilibrar muito a maneira de conseguir chegar mais longe. 

Agora falando nos modos em si, houve dois modos que levaram um “retratamento”, em Claim Blitz em vez de apanharmos 10 Claim’s agora é preciso só 8 para fazer a Power Claim e Rain Maker contem check points para dar mais oportunidade e contra atacar. 

Para melhorar a experiência conseguimos fazer Ranks e ganhar pontos com amigos, mesmo que a recompensa seja inferior, estou a divertir-me tanto em conseguir subir com a malta e crescer com eles, algo que no 2 era muito mais difícil.

E o resto do jogo como está?

Já falei da história e dos ranks, agora é a parte que vou falar de tudo o resto. Splatoon 3 não é só os dois pontos em cima, ele é um mundo!

Uma coisa que muitos jogadores se queixavam no antigo é que chegado a um certo nível já não havia muito para fazer com o dinheiro, e neste… bem há imensas coisas para fazer. Foi adicionado algo parecido ao que se falou na ante-visão, em vez de um quarto adicionaram um cacifo, sim agora no loby temos uma entrada para uma área que dispõem os cacifos e a parte mais engraçada é que tem muito para se personalizar dentro e fora do mesmo, desde autocolantes, armas, granadas, camisolas, chapéus, calçado, troféus, cores e tamanhos podem fazer o que quiserem com ele e dar asas à vossa imaginação para quando os vossos amigos jogaram com vocês ficarem surpreendidos com o vosso toque pessoal. O meu ainda está um pouco fraco mas de vez em quando vou lá dar uns retoques. Adorei a ideia e é mais uma maneira de ficar pobre no jogo, mas não é tudo já que estamos no loby, vem uma parte engraçada, agora lá temos uma máquina que tem um sistema “gatcha” que podem gastar entre 5000 a 30 000 mil moedas para receberes conteúdo para o seu banner ou mesmo para o teu cacifo. 

Em termos de personalização da tua imagem de jogo as coisas ficaram bem mais interessantes, agora não só podes alterar todos os efeitos das roupas como tens um banner a tua disposição e ires alterando consoante o que ganhas dentro do jogo, tens o banner em si, os troféus que ganhas a completar certos desafios e as tuas tags. No meu ver foi algo engraçado para meter no Splatoon 3, dá a sensação que és cada vez mais recompensado por fazeres coisas no jogo. Eu pelo menos sinto isso.

O que também voltou do Splatoon 2 foi o Salmon Run, que está idêntico mas levou as suas alterações, continua a ser um modo para colecionar ovos, nuns mapas diferentes com armas aleatórias, mas agora de X em X partidas temos um boss para derrotar. Experimentei umas quantas partidas e achei o novo conceito bastante divertido, só que chega a uma parte e canso-me, o mesmo problema que tinha no 2. Não me interpretem mal, mas em termos de splatoon o Salmon Run para mim o que servia era para ganhar chuncks para a roupa ou mais dinheiro e acho que o objectivo neste jogo continua o mesmo. Nada contra mas a meu ver as alterações não me deram um novo sentimento.

O que continua também igual é as Turf Wars, passei muito tempo no Splatoon 2 nesse modo de jogo, e aqui o sentimento é o mesmo, para mim é um de aqueles modos que é bom ir para lá para desanuviar um pouco dos ranks.

O que me falta falar para esta review é a nova adição, a tão esperada Tableturf Batlte, que tal como o nome sugere é uma Turf War mas com cartas. Este modo parece ser completamente Offline, pelo menos por agora, é a ideia é usar estratégia para ter o campo mais pintado possível. Para vos ser franco só fiz uma batalha lá e não agarrou como pensava, também em uma batalha não se percebe muito da estratégia que está por trás dele, mas é algo que me deixa com um “mix feelings”, não sei se é o meu trauma das Turfs ou simplesmente não fui com o “mind set” para ele. Mas overall pareceu um modo diferente para quem gosta de algo mais estratégico no jogo.

A conclusão é?

Splatoon 3 é um jogo completamente diferente do seu antecessor, virou completamente um Caos, já que foi esse o mote para ele, o que se notou muito durante esta análise é que a Nintendo ouviu bem o que os jogadores sentiram falta e tentaram ao máximo encaixar tudo neste. O modo história está muito melhor, os ranks estão mais acessíveis, tentaram inovar com o  Tableturf Batlte, dando os seu “freshnes” com novas armas e novos especiais e ainda há muito mais para vir que ainda não foi colocado no jogo.

O meu conselho a todos é se gostam de shooters e estão à procura de algo novo Splatoon 3 é o jogo ideal.

Acabo esta review a dizer que esta análise é só do jogo e virá uma para a Splatfest e outra para a Splatnet, que vou-vos já dizer que está muita coisa diferente. 

8.0
Score

Pros

  • Modo de Rank melhorado
  • Adição dos cacifos
  • Modo historia muito mais desenvolvido
  • Sistema de recompensas mais satisfatorio
  • Mais personalização no Jogo
  • Novas armas

Cons

  • Salmon Run diferente mas com a mesma senção
  • Tableturf Batlte pouco desenvolvido

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