Na passada madrugada do dia 26 de abril, decorreram as premiações da 93ª edição dos Prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences Awards – AMPAS), ou mais conhecidos como Oscars.
Foi uma cerimónia que decorreu no Union Station de Los Angeles (ao contrário do habitual Dolby Theatre), de forma a ser um evento mais apetecível ao público, pois os organizadores desta cerimônia quiseram torná-lo presencial (com limitação dos convidados), lutando contra o formato virtual, que tem vindo a ser recorrente em outras premiações durante este ano. Contudo, devido a alguns problemas em viajar, em consequência da situação pandémica que atravessamos, existiram vários nomeados que se mantiveram em diferentes países, participando de forma virtual.
Também, esta edição Óscares tentou criar um evento único, fugindo do tradicional, sendo produzida como se de um filme se tratasse, tendo um início muito apelativo e num formato de apresentação do elenco, até à chegada do título, no entanto, todo este meio envolvente não foi mantido durante muito tempo, pois depressa o evento perdeu a garra e o entusiasmo com que começou, e principalmente, demasiado anticlimático, tornando-se tudo menos uma festa da indústria cinematográfica (salvo algumas exceções), pois para quem tanto prometia ficou muito aquém do esperado, e no momento vivido por todos, era necessário um pouco mais de empenho (na minha opinião).
Sendo que os produtores desta edição, decidiram alterar a disposição das apresentações dos nomeados, tornando que o que habitualmente é o ponto final e o clímax de toda esta cerimonia, que é a premiação de melhor filme, num ponto de viragem, pois foi seguido pelas premiações de mlhor atriz seguida de melhor ator, e o ânimo foi caindo, não mantendo o mesmo entusiasmo em comparação ao fecho com o Oscar de melhor filme.
Apresentando um pouco o que foi esta cerimónia, deixamos a lista dos vencedores nas diferentes categorias:
– Best Picture (Melhor Filme)
|
– Directing (Melhor Direção)
|
– Actor in a Leading Role (Melhor Ator)
|
– Actress in a Leading Role (Melhor Atriz)
|
– Actor in a Supporting Role (Melhor Ator Secundário)
|
– Actress in a Supporting Role (Melhor Atriz Secundária)
|
– International Feature Film (Melhor Filme Estrangeiro)
|
– Animated Feature Film (Melhor Filme Animado)
|
– Cinematography (Melhor Cinematografia)
|
– Film Editing (Melhor Edição)
|
– Production Design (Melhor Produção Artística)
|
– Costume Design (Melhor Guarda-Roupa)
|
– Documentary – Feature (Melhor Documentário)
|
– Documentary – Short Subject (Melhor Curta-Documentário)
|
– Music – Original Score (Melhor Banda Sonora)
|
– Music – Original Song (Melhor Música Original)
|
– Makeup and Hairstyling (Melhor Caracterização)
|
– Visual Effects (Melhor Efeitos Especiais)
|
– Writing – Original Screenplay (Melhor Argumento Original)
|
– Writing – Adapted Screenplay (Melhor Argumento Adaptado)
|
– Sound (Melhor Edição de Som)
|
– Short Film – Live Action (Melhor Curta-Metragem)
|
– Short Film – Animated (Melhor Curta-Metragem Animada)
|
Antes demais, é de se destacar os dois prémios honorários, mais propriamente os Óscares Humanitários. O primeiro apresentado e atribuído por Bryan Carson à MPTF (Motion Picture & Television Fund), pelo seu trabalho social durante este ano de luta. E o segundo apresentado, pela nomeada a melhor atriz, Viola Davis, que foi entregue ao filantropo Tyler Perry, pelo seu trabalho humanitário e de caridade na Tyler Perry Studios, que tem ajudado diferentes pessoas, desde sem abrigos a pessoas com dificuldades económicas, mas, principalmente no decorrer deste ano, que criou um campo de quarenta para ajudar os demais, protagonizando o discurso mais pesado e extremamente emotivo de todo o evento.
Como não poderia faltar, existiu uma homenagem aos membros do mundo do cinema, sejam eles atores, diretores, produtores, cineastas, argumentistas, sonógrafos, ou até mesmo duplos, que partiram no último ano, onde estavam incluídos obviamente Sir Sean Connery e Chadwick Boseman, contudo foi uma montagem um pouco mal tratada, e com tempos de homenagem desajustados.
Em relação aos Óscares para a indústria de cinema, é de destacar os grandes vencedores da noite, Nomadland com 3 estatuetas (das 6 nomeações) e The Father com 2 premiações (das 6 nomeações).
Primeiramente, Nomadland, com a merecida vencedora Chloé Zhao, com 2 Óscares, um para melhor filme e outro para melhor direção, e ainda o que para muitos foi uma das surpresas da cerimónia, Frances McDormand com a premiação de melhor atriz. O discurso emotivo de Chloé Zhao foi um dos momentos altos da noite, já que foi a primeira mulher de origem asiática a vencer o Óscar de melhor realização e a segunda mulher destas 93 edições. Quanto a Frances apenas referiu que temos de lutar pelo nosso trabalho, e é o que gosta de fazer, trabalhar no mundo do cinema.
Quanto a The Father, recebeu 2 prémios nas categorias principais, um como melhor argumento adaptado (sendo as primeiras premiações da noite para melhor argumento), visto ser um filme que sai do teatro, algo que não é fácil de se transformar numa longa-metragem, no entanto, destaca-se que este argumento é fantástico. E a segunda premiação, que coincidiu com a última da noite, para melhor ator, e aqui é de referir o trabalho genial de Anthony Hopkins (tornando o maior ator veterano a receber esta premiação), vencendo 30 anos após ter sido premiado em Silence of the Lambs, contudo, foi o momento foi o mais anticlimático de toda a cerimónia, pois este ator icónico de 83 anos não pode estar presente, nem proferir as palavras de agradecimento, no entanto, durante esta manhã Hopkins já agradeceu o prémio e homenageou Chadwick Boseman que estava na corrida pela mesma estatueta, aquele que muitos consideravam o mais favorito principalmente por ser uma premiação póstuma.
Em relação aos perdedores da noite, destacam-se os filmes The Trial of the Chicago 7, que das 6 nomeações não arrecadou nenhuma, e Mank, que apesar de vencer em 2 categorias técnicas (melhor cinematografia e produção artística), tal como esperado, não conseguiu nenhuma nas categorias principais (é de destacar que este tinha 10 nomeações).
Em termos de momentos altos da noite, estes foram protagonizados por duas atrizes, que estavam na luta pelo Óscar de melhor atriz secundária, inicialmente com o discurso divertido de Yuh-Jung Youn, em que esta estava muito entusiasmada pela premiação, mas refere algo importante, é que as pessoas se devem lembrar que isto não é uma competição, e tal como ela referiu, “não é possível ser melhor do que Glenn Close“, e que estar nomeada junto com todas as outras atrizes foi um honra. E por incrível que pareça, o segundo momento alto e de diversão foi mesmo protagonizado por Glenn Close, que numa brincadeira ao lhe perguntarem se reconhecia uma determinada música, ela refere tudo associado à música, e mais, sabe como se dança, e neste instante torna todo este momento extremamente divertido, afastando um pouco da monotonia que estava a ser vivido na 93ª edição dos Óscares.
De entre os filmes nomeados, até ao momento nem todos saíram no cinema em Portugal, mas podem contar ainda com algumas análises a estes, principalmente The Father, Minari e Promising Young Woman por parte da CaixaNerd.
Related posts
Especiais
Lisboa Games Week 2023 – Tudo sobre o evento!
A Lisboa Games Week decorreu entre os dias 23 e 26 de novembro, marcando mais um evento de videojogos para a comunidade gaming em Portugal. A Caixa Nerd como parceira oficial de comunicação da LGW não podia faltar! Para aqueles que não puderam estar presentes…
Lisboa Games Week começa já amanhã!
O maior evento de Gaming do país abre portas já amanhã, dia 23, na FIL, e prolonga-se até dia 26, domingo. O evento vai contar com a presença de cerca de 100 empresas expositoras e mais de 200 marcas representadas, sendo esperados milhares de visitantes…
Fnac Game Sessions – Digimon – Odaiba Memorial Day 2023
A comunidade de Digimon em Portugal com o apoio da Fnac, está a organizar um evento onde os fãs da serie podem celebrar o Odaiba Memorial Day, um dia muito importante, já que é o dia onde esta aventura começou. O evento Digimon – Odaiba…
Fnac Game Sessions – Torneio Street Fighter 6
Todos nós gostamos de vídeojogos, depois de uma paragem bruta, os torneios presenciais estão a voltar em FORÇA! Na Fnac de Alfragide vai-se realizar o torneio de Street Fighter 6, e a melhor parte, é que há prémios para os finalistas. Nerdies, no dia 24…
Play Youth 2023 – O resumo!
Foi o fim de semana passado que a Play Youth voltou a trazer o mundo dos jogos à margem sul, e a CaixaNerd esteve presente para vos contar tudo o que se passou por lá nesta 3ª edição! Torneios de Pokémon TCG e VGC Estas…
O Que Trouxeram os ESports ao Iberanime 2023??
O Iberanime é maioritariamente conhecido por ser uma celebração de fãs para fãs, muito focado na cultura nipónica, e como é óbvio, uma aposta forte no incentivo ao cosplay, para que cada um dos participantes encarne as suas personagens favoritas durante este evento. Apesar de…
O Palco Principal do Iberanime 2023
Esta semana estamos a relatar tudo o que se passou no Iberanime 2023, já falamos do evento no geral, de alguns palcos em especifico (Nintendo e PlayStation), agora vimos falar-vos como foi o palco principal do maior evento de cultura pop japonesa do país. O…
O descontentamento dos artistas – Iberanime 2023
O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os…
O que esperar do Iberanime 2023?
Um dos eventos focados em anime e cosplay está quase a chegar, neste artigo vou elaborar tudo aquilo com o que podem contar neste aguardado evento, que terá a sua realização em Maio, nos dias 13 e 14. Convidados até à data confirmados Neste evento…
A Ink League Championship está prestes a Começar!
A Ink League Championship (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…