Subscribe Now
Trending News
Análises, Colecionáveis

Davy Jones’ Locker (Escape Room numa Caixa) – Análise

A CaixaNerd hoje, traz-vos a análise de um ClueBox (ou também denominado por Escape Room numa caixa). Muitos conhecem este tipo de jogos com um Puzzle 3D, contudo, na verdade são um pouco diferentes, pois o objetivo não é fazer a montagem das várias peças para obter uma forma/produto final, mas ir desvendando os segredos que este pequeno jogo, tem até alcançarmos um compartimento secreto (um pequeno spoiler, normalmente devemos separar todas as peças que constituem o Escape Room).

Neste caso temos um produto da IDventure, uma empresa alemã dedicada à criação de jogos no formato clue, podendo ser ClueBox, Escape Rooms, Puzzles ou até estórias de detetives (sendo a maior parte deles em madeira). Hoje apresentamos o famoso Loker de Davy Jones’.

A própria caixa, cria um pouco de mistério do que podemos aguardar no seu interior, desde logo na apresentação das característica desta ClueBox, pois além de nos apresentar o tempo estimado para desvendar o mistério (variando entre 60-90 minutos), indica-nos que o nosso objetivo é obter o segredo de Davy Jones’.

O baú fora da caixa…

Após abrirmos esta “caixa de pandora”, interagimos de imediato com uma carta, e somos envolvidos pela estória que está por detrás deste mistério. “Recuamos a 1720, em que Ian Kensington, capitão das forças de engenharia Britânicas, que foi o responsável pela primeira recuperação bem sucedida de um navio naufragado. Contudo, no seu relatório à sua Majestade, o Rei George I de Inglaterra, é referido o famoso Locker de Davy Jones’. Este artefacto servia para acolher as almas de todos os marinheiros que perderam a sua vida no mar, apesar de existirem algumas relíquias semelhantes, até hoje nenhuma foi resolvida de forma a revelar o seu grande segredo. Tens aqui a tua oportunidade de abrir este baú desvendar o segredo e derrotar Davy Jones'”. Um pequeno pormenor, este baú é aberto pela resolução dos puzzles, não é necessário a utilização de força para desbloquear qualquer compartimento.

Após iniciarmos a interação com o baú, desde logo nos apercebemos de ser um objeto bonito, que facilmente pode servir para expormos no nosso espaço, visto ser completamente em madeira e com um design bastante apelativo.

Em relação aos elementos de ligação dos vários compartimentos, estes apresentam uma mobilidade bastante agradável e de fácil uso e acesso, não sentindo qualquer esforço para fazer algum dos lemes (que nos parece ser algo mais do que apenas um leme) movimentar-se.

Em toda a volta do baú existem diversas referências ao próprio ClueBox, indicando-nos pistas para a sua solução. Ao longo que vamos solucionando o baú, novos compartimentos vão surgindo, assim como as suas pistas, tendo todos eles uma solução lógica.

Chegando ao fim, da procura pelo segredo de Davy Jones’, este encontra-se num compartimento secreto (sendo que na minha opinião foi de fácil acesso). Apesar de não ser um tesouro como muitos podem esperar, é reconfortante chegar ao fim, e ser premiado pelo segredo existente no seu interior.

Partilhamos, convosco o pequeno teaser deste Escape Room numa caixa…

Em suma, este ClueBox em madeira, com as dimensões de aproximadamente 11x11x12 cm e pesa cerca de 400 grama.

De forma geral, apesar de ser um “Escape Room numa caixa”, é uma peça bela, bem construída, que possui um design delicado e detalhado, típico do mundo dos piratas, e podendo ficar exposto em qualquer lugar.

Em relação à dificuldade para solucionar esta procura pelo segredo de Davy Jones’, apresenta uma dificuldade interessante (só é preciso estar atento às pistas), e está dentro do tempo estimado, contudo, existe um pequeno problema, pois quanto mais avançados no desbloqueamento dos compartimentos, mais fáceis estes se tornam, acabam mesmo pelo clímax de desvendar o compartimento secreto ficar abaixo das expectativas. Ainda neste tema da resolução do Davy Jones’ Locker, as pistas não são dadas de forma direta ao contrário do que possam esperar (um pequeno spoiler: a carta inicial apenas serve para nos introduzir a uma estória, não sendo dada nenhuma pista para a solução deste problema).

Para finalizar, é uma ClueBox e uma peça interessante, que após ser solucionado, pode voltar a ser reconstruído e desafiar os nossos amigos a resolvê-lo, ou então para os mais aventureiros, esconder algo (como por exemplo um presente) dentro do compartimento secreto (que tem as seguintes dimensões: 4.5x6x10 cm) e darmos a alguém para obter o seu tesouro. Este produto tem um custo de 35 euros, possuindo uma ótima relação qualidade preço. A CaixaNerd, pode fazer ainda a resolução deste baú em vídeo.

Partilhamos, a resolução da CaixaNerd deste puzzle, à procura do tesouro e segredos de Davy Jones’…

7.0
Score

Pros

  • Design da caixa
  • Mobilidade de todos os elementos
  • Relação qualidade/preço
  • Pode ser reutilizado de diversas formas (exposição ou para brincar com amigos)

Cons

  • Dificuldade diminui com o avanço da solução pela busca do compartimento secreto
  • As pistas não são dadas de forma direta

Related posts