Subscribe Now
Trending News
Análises, Colecionáveis

Mimi & Eunice – Análise

Como foi anunciado pela FA editorial que durante este ano haveriam várias bandas desenhadas a chegar ao site fabd.weon.pt, a sua segunda BD de 2021 intitulada de Mimi & Eunice, já está disponível nas bancas online.

Primeiramente, ressalva-se que existiu um pequeno atraso da disposição desta BD aos consumidores em relação ao que era previsto.

Esta BD é da autoria de Nina Paley, cartoonista norte-americana, animadora e ativista da cultura livre. Não se apresenta com uma artística de banda desenhada comum, já que as suas obras são mais focadas em sátiras em formato cartoon, mas para além disso, tem obras como: Nina’s Adventures e Fluff (mais num formato BD). Apresenta-se também num ramo diferente, que é a animação, sendo a realizadora de Sita Sings The Blues e Seder-Masochism. E é conhecida também por desenhar para o Movimento de Extinção Humana Voluntária.

Esta mais recente obra de Nina Paley, Mimi & Eunice, que analisamos, tem a edição de Flávio C. Almeida e da FA, em português.

Este trabalho está dividido em 5 partes: Introdução; Mimi & Eunice; Entrevista “Faça artes, não Leis”; Posfácio; e Sobre a Autora.

A Estória..

Mimi & Eunice, é uma banda desenhada constituída por diversas sátiras ou contos sarcásticos, sem haver uma relação entre cada um deles, a não ser as próprias protagonistas (as imagens apresentam algumas das pequenas conversas que podem esperar).

No entanto, esta não existência de uma relação entre sátiras, não torna os contos completamente diferentes uns dos outros, já que facilmente nos ligamos às personagens em questão. Pois, cada um tem características diferentes, já que foram pensados para determinadas conversas onde são abordados os temas como: propriedade intelectual, ironia, hipocrisia e política.

Por isso, apesar de estar a ser abordado um determinado tema, devido à personalidade que cada uma tem, facilmente este é complementado com um tema abordado anteriormente, ou seja, existem temas que se relacionam e por numa conversa inicial ser abordado política, numa posterior uma das personagens facilmente “ataca” a outra de forma sarcástica com a ideia política que tem. Podendo por vezes tornar os contos numa bola de neve, que inicialmente não estavam ligados.

As Sátiras…

Nestas tirinhas bem sarcásticas, mas acima de tudo bem-humoradas, são abordados diversos temas polémicos de forma irónica, tais como, propriedade intelectual, amor/sentimentos, globalização, liberdade de expressão, entre outros.

Tal como, referido anteriormente apesar de não haver uma relação direta entre os diversos contos desta BD, existem alguns temas que se cruzam e que devido à personalidade que Mimi & Eunice têm acabam por ligar determinados momentos anteriores.

Em suma, Mimi & Eunice é um bom apanhado de tiras de banda desenhada que evidenciam a relação conflituosa da criação artística. Com diálogos curtos e diretos, as personagens Mimi e Eunice convidam todos nós a pensar sobre o tema de forma inteligente e bem-humorada.

As tiras possuem um estilo gráfico simples que abordam temas como propriedade intelectual, ironia, hipocrisia e a política, com um tom sarcástico e bem humorado. Os apreciadores de BD’s de super-heróis, não esperem ver esse tipo de ação nesta história. Salienta-se também, o valor de compra de 4.99 euros (em fabd.weon.pt), que é bastante apelativo e económico, para a versão digital.

Por fim, e não menos importante, não podemos deixar de agradecer à FA editorial, pelo seu apoio na categoria de Colecionáveis da CaixaNerd.

8.0
Score

Pros

  • Narrativa bem-humorada
  • Ilustração das personagens e ambiente simples
  • Preço da versão digital - 4.99 euros

Cons

  • Alguns termos podem suar estranhos (pois a tradução desta obra está em PT-BR)

Related posts