Depois do agente Kluts e da participação no jogo SGC (lançado pela Nerd Monkeys) a Not a Game Studio lançou hoje o seu terceiro jogo.
Que jogo é este?
CLT é um jogo de cartas de tarot sobre a sexualidade feminina. Segundo o estúdio, o jogo pretende ser não erótico, no entanto, possui temáticas com manchas de tinta simétricas (teste de Rorschach ou “teste do borrão de tinta”), ativando a imaginação pictórica dos jogadores. O seu trailer apresenta estas “imagens abstratas”, algumas pequenas partes do corpo humano (sem exibição de conteúdos sexualmente explícitos), paisagens, acompanhadas por uma sonoridade agradável.
Neste jogo de cartas não é exibido nenhum texto legível propositadamente, pois é uma forma de crítica indireta dos seus criadores a potenciais plataformas de distribuição “moralistas” que o tentem censurar devido ao seu “conteúdo adulto”, visto que se alguém conseguir visualizar isso, é porque a sua mente é que fez essa interpretação de forma inconsciente.
Como se joga?
O conceito central é um baralho de tarot com 24 cartas, como se fossem “pintadas à mão”. As cartas são ligadas umas às outras, funcionando como um labirinto de memórias interligadas.
O objetivo é chegar à vigésima quinta carta, que não existe, que representa alcançar o clímax sexual, terminando assim cada nível.
A proposta e a realidade…
Neste jogo nada é explícito o suficiente para chocar alguém, no entanto, este é consideravelmente sugestivo, e por isso é apenas recomendável apenas para maiores de dezasseis anos. O CTL possui gráficos simples, podendo quiçá no futuro, ser facilmente transposto para uma versão para telemóveis ou até mesmo para a Nintendo Switch, já que o core da Gameplay é escolher entre duas cartas para desvendar os vários mistérios.
A sua sonoridade é também simples, agradável e não interfere com a jogabilidade (não sei se foi por estar tão no que as cartas diziam ou simplesmente estava a gostar da playlist).
E o veredito é?…
Apesar de ser um pequeno simples jogo, de não estar em português (ou pelo menos os nomes das personagens não serem em português) e possuir uma playlist interessante, o CTL é um jogo desafiante, mas, não será provavelmente para todos. Em suma, o conceito proposto pela Not a Game Studio é devidamente cumprido com sucesso!
Por fim, quero agradecer a Not a Game Studio por nos ter cedido uma chave do jogo para podermos realizar esta análise.
7.0 Score
Pros
- mecânicas simples
- banda sonora a condizer
- Jogo leve
Cons
- alguns textos confusos
- gostava de ver em português, ou pelo menos os nomes das personagens
Related posts
Especiais
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
CaixaNerd – Anúncio dos Prémios Nerdies 2022
Após o anúncio dos nomeados dos Nerdies 2022, estamos a relembrar-vos que no final deste mês, mais precisamente dia 20 de fevereiro, teremos a livestream de cerimônia dos Nerdies, onde anunciaremos os Grandes Vencedores. Assim sendo, para os mais desatentos, os Prémios Nerdies vão decorrer…
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
LGW2022 – PlayStation Talents
Após 4 dias de evento da Lisboa Games Week 2022 (podem ler aqui: Dia 1, Dia 2, Dia 3 e Dia 4) e também de uma jornada de pequenas entrevistas neste evento, a CaixaNerd traz-vos um pequeno rescaldo de alguns dos jogos e desenvolvedores presentes…
Dafne Keen e Amir Wilson na Comi-Con Portugal 2022
No passado sábado, dia 10 de dezembro, na Comic-Con Portugal 2022, Dafne Keen e Amir Wilson, atores da série “Mundos Paralelos” apresentaram ao público português a sua terceira e última temporada. Ambos estiveram presentes na conferência de imprensa fechada para a imprensa e, mais tarde,…
Como foi organizado o espaço da Comic-Con Portugal 2022?
Neste artigo iremos analisar como foram trabalhados alguns espaços dentro do evento, como o Merch, o Creators Hub e as salas principais. Fora do palco também havia movimento, mas era suficiente? A área do palco era definitivamente o espaço principal deste evento, no entanto, a…
Comic-con Portugal 2022 Dia 4 – Resumo
Chegamos ao quarto e ultimo dia da Comic-con Portugal, depois de um sábado atribulado, chega um domingo cheio de força. Este ultimo dia, foi repleto de conferencias e emoções, podemos afirmar que foi um final em grande. Dia 4 – O fim, uma aventura, a…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 3 – Resumo
Dois dias da Comic-Con Portugal já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes e é aquele com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…