A Lisboa Games Week pode já ter acabado, mas tudo o que nós vimos, experimentámos e conhecemos ficará para sempre muito bem guardadinho nesta caixa, e tal aplica-se também à Realidade Virtual. Para além do espaço VR Experience, tivemos também alguns desenvolvedores no espaço Game Dev Camp, e é neles que mais me irei focar.
VR Experience
O VR Experience foi o espaço na Lisboa Games Week dedicado exclusivamente à Realidade Virtual, no qual os interessados poderiam experimentar alguns dos jogos presentes.
Quem mergulhou na Realidade Virtual deste espaço pode experimentar:
- Beat Saber através de um dos Oculus Quest 2 presentes ou de uns HP Reverb G2, pois se há jogo que nunca falta é este fenómeno que toda a gente conhece.
- Pavlov com recurso a um HTC Vive e uma “passadeira” KatVR para “andar” pelo espaço virtual, o que foi uma agradável surpresa.
- Gran Turismo 6 com um PSVR acompanhado de volante e pedais, para os apreciadores de carros.
No entanto, para mim quem mais se destacou foram os desenvolvedores Indie, no espaço Game Dev Camp, com novas ideias e a trazer mais novidades tanto para o mercado como para os curiosos como eu que por lá passaram neste evento.
Beers & Boomerangs
Acabadinho de sair, logo após a Lisboa Games Week, temos Beers & Boomerangs! Neste jogo, tu és um típico e pacato australiano junto dos teus típicos e pacatos amigos australianos a conviver e a beber umas cervejas, até que aparece uma raid de cangurus para vos roubar o almoço e a jola.
Neste jogo, o objetivo é servir os teus típicos e pacatos amigos australianos enquanto defendes as tuas cervejas de serem roubadas por cangurus, com o auxílio dos teus fantásticos boomerangs e tudo mais que encontres à tua volta.
O jogo conta com uma premissa criativa e divertida, e no que requer a físicas estas são tudo o que se pode querer, com principal destaque para o lançamento dos boomerangs, que fazem qualquer comum mortal sentir-se um derradeiro típico e pacato australiano de cada vez que eliminas um destes bandidos marsupiais com o boomerang que apanhas logo de seguida para arrecadar outra vítima.
Beers & Boomerangs foi criado pela Witty Platypus, composta pelo Diogo e pela Inês, com os quais pudemos conversar durante o evento, e publicado pela Spelkollektivet.
Foi lançado no passado dia 22 de novembro e encontra-se disponível em tudo o que é VR: SteamVR, Quest, iQIYI, Pico, e HTC VivePort. Para mais informações, basta clicar aqui.
Unblocking
Unblocking trata-se de um jogo puzzle, inspirado parcialmente em Tetris, onde se colocam peças numa tabela de modo a completar linhas horizontais, tal como no Tetris.
No entanto as semelhanças acabam aqui. Em Unblocking as peças só caiem quando se completam linhas, podendo começar a limpar linhas pelo meio ou por cima, como cada um preferir. As peças não são dadas à vez, estão dispostas de lado e arrasta-se a peça que der mais jeito para meter no tabuleiro, pode-se até ter uma em cada mão. Por razões óbvias no que diz a direitos de autor, as formas das peças são compostas por 1, 2, 3 ou 5 quadrados, sendo estas pontos, retas, cruzes e “S’s”. Tudo o resto que diferencia este jogo está dividido em 3 modos:
- Arcade: Neste modo, as peças estão divididas em 4 cores, independentes do formato, e cada peça pode ser sobreposta noutras no tabuleiro desde que não partilhe a mesma cor. As peças são dadas em grupos de 4, uma de cada cor, e o jogador perde quando fica sem espaço para meter peças, ou quando perde as 3 vidas que tem, vidas estas que se perdem quando se acaba o tempo de meter as peças.
- Puzzle: Aqui para completar cada nível, é preciso limpar os quadrados específicos com as peças que são dadas, sendo que ao limpar linhas por completo, os quadrados específicos descem ao encontro dos de baixo, podendo fazer assim formas de outras peças para utilizar.
- Relax: Por fim, neste modo todas as peças partilham o mesmo tom alaranjado, sendo este talvez o que mais se assemelha à sua grande inspiração. Aqui, o objetivo é, tal como em Arcade, completar linhas horizontais, só que sem a complicação de ter várias cores fazendo com que nenhuma das peças se sobreponha às anteriores. Este modo acrescenta no entanto espaços que ocasionalmente brilham, e que dão pontos extra caso sejam preenchidos por uma peça. O jogo acaba quando o tempo acabar ou quando a tabela não tiver espaço para as peças disponíveis.
Unblocking está a ser desenvolvido pela Displaced Bits, da qual pude falar com o Cristiano e fornecer algum feedback. Está previsto ser lançado ainda este ano para as plataformas Oculus e SteamVR, mas podem já fazer download da sua demo em ambas para descobrir se é do vosso agrado. Para mais informações, cliquem aqui.
SpaceShifter
SpaceShifter é um jogo puzzle 3D, em que o jogador se encontra algures no espaço e no tempo encarnado na pele de um cientista, cujo objetivo passava por criar 6 cubos que compõem um portal, possibilitando a viagem no tempo e no espaço. No entanto, algo de errado acontece, pois aparentemente o portal explode e este cientista perde-se noutra dimensão. O jogo decorre então na busca de 5 dos 6 cubos através do espaço e do tempo de forma ao cientista voltar à sua dimensão original.
Posso dizer que, apesar de este ser o jogo numa fase mais inicial de desenvolvimento em comparação aos anteriores, e de isso notar-se em diversos pormenores de gameplay que precisam de ser limados, este é o meu favorito, muito por culpa da combinação de géneros que eu adoro, o de puzzle 3D que em VR funciona lindamente (como por exemplo em I Expect You To Die), combinado com ficção cientifica, que me costuma cativar em qualquer tipo de media.
SpaceShifter está a ser desenvolvido pela TheJoes, composta por três estudantes da Universidade Lusófona. De momento não tem data prevista de lançamento, mas para os interessados que pretendam acompanhar o projeto, podem visitá-lo aqui.
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