No passado sábado, durante o evento Lisboa Games Week, tive o prazer de entrevistar a Andreia Mendes da Saber Porto para que pudéssemos falar sobre o novo jogo da produtora, o Dakar Desert Rally. Como entusiasta do género, foi uma honra falar por uns minutos sobre o jogo. Tivemos informações sobre a produção do jogo, lançamento de novo conteúdo e sobre o Audi RS Q e-tron. Passemos então à entrevista.
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P: Finalmente o jogo foi lançado, qual foi a sensação da equipa depois de o finalizarem?
R: Estamos muito empolgados, nós esperamos por isto tanto tempo e finalmente ver a reação da comunidade, ver o jogo disponível para toda a gente, o feedback muito positivo tanto da comunidade como de pilotos, que nos elogiam em vários aspetos, como o ambiente, os modos de jogo ou a modelagem dos veículos. Também recebemos algum feedback de público que gostaria de ver uma maior vertente de simulação no jogo. Tivemos uma fase atribulada na época do lançamento relacionada ao force feedback, mas já foi maioritariamente resolvido com alguns patches que temos lançado.

P: Referiste o facto de alguns jogadores terem dado o feedback de quererem mais simulação no jogo. Isso quer dizer que consideram o jogo mais um arcade que um simulador propriamente dito?
R: O nosso jogo tem vários modos: o sport mode, mais acessível para o público mais casual. Contém indicadores dos Waypoints, a bussola tem uma seta a apontar para o Waypoint e indicadores no trilho para indicar o caminho correto a seguir. O modo professional, que tira todos estes indicadores e foca-se mais na vertente da navegação, em que tens de confiar mais no navegador (nos veículos que o têm), tem de aprender a ler o roadbook e entender os conceitos dados. O modo simulação ainda retira a opção de reposicionamento do veículo. Se ficar preso numa zona rochosa, por exemplo, terá de repetir toda a etapa, enquanto nos outros modos apenas voltará para o último Waypoint. É verdade que recebemos feedback que pedia que se desse mais atenção à vertente de simulação, bem como a dirigibilidade das motas, que está um pouco escorregadio. Estamos lentamente a absorver o feedback e a respondê-los.

P: Ainda com o nome antigo, trabalharam em títulos como o MotoGp ou o WRC, em que aspeto essa experiência ajudou no novo Dakar
R: No caso do WRC, apenas trabalhamos com a modelagem 3D, no entanto, por termos trabalhado no Dakar 18, temos uma experiência inteira para nos dar as bases de acesso para elevar o nível que é a experiência do Dakar. Também colaboramos noutros jogos do género, vamos deixando as nossas pegadas pelo género e tudo isso nos ajuda para adquirir conhecimentos e saber contratar as pessoas certas para entregarmos o melhor trabalho possível.

P: Agora que falaste sobre o Dakar 18, que melhorias se esperam deste jogo em relação ao anterior?
R: Algumas pessoas estão a reportar que, neste jogo, não é possível sair do veículo. Tivemos de retirar essa mecânica, porque nos queríamos focar mesmo na vertente de corrida e navegação. Por muito que fosse divertido brincar fora do carro, não fazia muito sentido inserir neste jogo.
O replay e photo mode são coisas novas que estão previstas para o novo título. O treasure hunt voltará a estar presente neste jogo e o free roam, para as pessoas explorarem por muito tempo e livremente os nossos lindos ambientes.
De resto, o jogo escalou em todos os níveis. Contamos com 3 edições diferentes do Dakar (20, 21, 22), mais de 150 veículos, incluindo com pilotos portugueses e a diversidade de etapas e a possibilidade de os poder explorar com os mais variados fenómenos climáticos, como chuva, trovoada, neve e o mais popular, as tempestades de areia.
A pessoa está a conduzir numa etapa, no começo pode estar sol e depois apanhar uma trovoada gigante. As tempestades de areia são realmente incríveis e assustadoras.

P: DLC à parte, este é o primeiro jogo com a marca Dakar como Saber Porto. Em que medida esta nova parceria foi benéfica para este jogo?
R: Com este jogo temos muito mais apoios, o que nos permite incluir muito mais conteúdo ao jogo. Temos a caminho vários DLC, pacotes de veículos, colaborações. Vai ser ainda implementado vários modos de customização e está a ser trabalhado um novo mapa enorme nos Estados Unidos, o que poderá ajudar a atrair jogadores da América do Norte.
O Audi RS Q e-tron, que oferecemos aos clientes que adquiriram em pré-reserva, poderá ser adquirido a partir do próximo ano, não se preocupem.
Esperamos atrair novo público com a quase infinita amostra de conteúdo que oferecemos.

P: Considerações finais?
R: Espero que gostem muito, porque foi um trabalho feito com muita paixão pelo Dakar. Tentámos criar o produto mais realista possível, dirigido para o público mais casual ou hardcore que ama o Dakar. Esperamos ter criado um jogo que eleve o género de corridas a outro patamar.

Em nome da equipa da Caixa Nerd, queremos agradecer o tempo despendido pela Saber Porto, especialmente à Andreia, para que esta entrevista seja possível.
Para mais conteúdo sobre o Dakar ou outros jogos, sigam a Caixa Nerd. Stay Nerdie!
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