Artigos, Tech

Xiaomi HyperOS: Desenvolvido para Conectar Dispositivos Pessoais, Carros e Equipamentos Inteligentes para o Lar

A Xiaomi aproveitou o seu evento de lançamento sob o tema “Avançar para além do Momento” para anunciar o Xiaomi HyperOS, o sistema operativo que visa alimentar o seu ecossistema inteligente de dispositivos pessoais, carros e produtos domésticos. Focado em quatro objetivos principais: Refatoração de Baixo Nível, Conectividade Inteligente Transversal, Inteligência Proativa e Segurança de Ponta a Ponta, o Xiaomi HyperOS promete uma nova experiência do utilizador. O Xiaomi HyperOS será pré-instalado nos Xiaomi 14 Series, Xiaomi Watch S3, Xiaomi TV S Pro 85″ MiniLED e outros dispositivos nos mercados domésticos.

Refatoração de Baixo Nível – libertar todo o potencial dos dispositivos

A Xiaomi alcançou um crescimento notável ao longo dos últimos 13 anos, expandindo-se de apenas 100 utilizadores para impressionantes 1,175 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, juntamente com um catálogo de produtos que abrange atualmente mais de 200 categorias. Na era da Internet das Coisas (IoT), a Xiaomi enfrentou o desafio único de navegar nas complexidades resultantes da multiplicidade de sistemas operativos e dos desafios de interoperabilidade entre vários ecossistemas. Esta experiência levou a Xiaomi a inovar para além de tudo o que foi visto antes, resultando na criação do novo Xiaomi HyperOS. Em desenvolvimento desde 2017, o Xiaomi HyperOS foi desenhado para trazer coerência ao panorama da IoT. A sua missão é unificar todos os dispositivos do ecossistema numa única estrutura de desenvolvimento integrado. O objetivo final passa por proporcionar um desempenho de dispositivos de topo, garantir uma experiência de utilizador consistente e facilitar a conectividade perfeita entre todos os dispositivos Xiaomi.

O núcleo do Xiaomi HyperOS é formado pelo Linux e pelo sistema Xiaomi Vela, desenvolvido internamente. A sua compatibilidade excecional e capacidade de gestão precisa de recursos do sistema permitem que cada dispositivo tenha um desempenho ideal. A camada subjacente do Xiaomi HyperOS suporta mais de 200 plataformas de processadores e mais de 20 sistemas de ficheiros padrão, cobrindo centenas de tipos de dispositivos e milhares de SKUs. Permite uma configuração, operação e implementação flexíveis de acordo com os requisitos de hardware. A gama de tamanhos de RAM de dispositivos compatíveis abrange desde 64 KB até 24 GB. Seguindo o princípio de configurar apenas os recursos necessários com base nos diferentes requisitos de hardware, juntamente com a eliminação de repetições e compressão de ficheiros na camada de I/O (Entrada/Saída) subjacente, o Xiaomi HyperOS é naturalmente leve: o firmware do sistema nos smartphones ocupa apenas 8,75 GB, uma melhoria significativa em relação aos concorrentes.

O Xiaomi HyperOS possui capacidades de agendamento refinadas que podem comandar hardware e tarefas de forma precisa em cenários diversos e complexos. Isso é alcançado através de meios técnicos como ajuste dinâmico da prioridade das threads e avaliação dinâmica do ciclo das tarefas, resultando num desempenho e eficiência energética otimizados. A execução de jogos mais exigentes num smartphone equipado com o Xiaomi HyperOS permite uma taxa de frames mais estável e um consumo de energia mais baixo em comparação com o Android padrão e outros sistemas operativos altamente personalizados.¹ Em dispositivos leves com poder de processamento limitado, as vantagens de agendamento do Xiaomi HyperOS são ainda mais evidentes: suporta a divisão de tarefas entre múltiplas unidades de processamento para processamento cooperativo, o que maximiza o desempenho do hardware. Além disso, o Xiaomi HyperOS passou por uma extensa reestruturação de módulos técnicos, incluindo o sistema de ficheiros, gestão de memória, subsistema de imagem e sistema de rede, todos com o objetivo de aproveitar e otimizar eficazmente as várias capacidades de hardware de diferentes dispositivos, proporcionando assim um desempenho otimizado.

Conectividade Inteligente Transversal – HyperConnect leva a conectividade para o próximo nível

Para além da busca da excelência no desempenho individual, o Xiaomi HyperOS rompe com as limitações das arquiteturas convencionais de sistema. No seu núcleo, um inovador framework de Conectividade Inteligente Transversal, o HyperConnect, lidera o caminho, facilitando uma rede em tempo real entre uma diversidade de dispositivos. Com um centro de dispositivos integrado, os utilizadores podem agora controlar ativamente quase toda a sua gama de dispositivos conectados, permitindo-lhes monitorizar e gerir sem esforço o seu ecossistema interligado a partir de qualquer lugar, seja em casa, em viagem ou no trabalho. Isso marca uma nova era de conveniência e eficiência para os utilizadores, pois podem identificar e operar todos os dispositivos dentro do seu ecossistema Xiaomi de forma contínua.

O Xiaomi HyperOS harmoniza todos os dispositivos conectados, permitindo que o software se adapte às necessidades do utilizador. É possível alternar facilmente entre fontes de câmara durante videoconferências, aceder às câmaras dos automóveis a partir do telemóvel, aceder à câmara traseira do smartphone enquanto se utiliza um tablet ou um portátil e até ligar o tablet à internet através do smartphone. Além disso, as aplicações, o conteúdo da área de transferência e as notificações podem ser movidos facilmente entre dispositivos, conforme as necessidades do utilizador.

Inteligência Proativa – permitir que os dispositivos entendam as intenções do utilizador

Na era da IoT, a conectividade entre dispositivos e a integração de capacidades é essencial. O Xiaomi HyperOS leva isso ainda mais longe, incorporando um subsistema de IA que suporta tecnologias avançadas de IA, permitindo que os dispositivos ajudem os utilizadores de forma proativa.

O HyperMind é o centro cognitivo do ecossistema de dispositivos da Xiaomi, introduzindo conexões inovadoras entre dispositivos na era da ‘inteligência proativa’. Isso permite que os dispositivos compreendam proactivamente as necessidades do utilizador e ajam de acordo. O HyperMind utiliza as quatro capacidades percetivas dos dispositivos – ambiente, visão, som e comportamento – para aprender as necessidades do utilizador e adaptar automaticamente os dispositivos às suas necessidades. Por exemplo, se um utilizador acende sempre a luz da sala ao desbloquear a sua fechadura inteligente, o HyperMind irá iluminar automaticamente o espaço depois de aprender este padrão, após a autorização do utilizador. Esta inovação simplifica a complexa conectividade entre dispositivos e reduz os custos tradicionais de aprendizagem automática, permitindo aos utilizadores desfrutar da conveniência da conectividade de dispositivos sem a necessidade de compreender lógicas intricadas ou mecanismos de ativação.

O Xiaomi HyperOS utiliza modelos de base de grande dimensão, capacitando as aplicações do sistema. O Assistente de IA da Xiaomi vai permitir acesso direto às capacidades de geração de texto através da sua interface de utilizador, permitindo tarefas como a geração de discurso e resumo de artigos. A funcionalidade de legendas em tempo real foi aprimorada para transcrever conversas de videoconferência em notas e resumos inteligentes de reuniões. Os utilizadores podem usar frases faladas para procurar imagens nos seus álbuns de fotos e criar imagens de IA com base em retratos existentes. A versão para tablet da aplicação “Mi Canvas” adiciona um pincel de IA que pode transformar rabiscos casuais em obras de arte requintadas. Além disso, aplicações de terceiros podem aproveitar o potencial do subsistema de IA, como a compreensão de documentos através de capturas de ecrã dentro do WPS, ou a geração de apresentações com um único comando.

Para implementar eficientemente modelos de base de grande dimensão, o Xiaomi HyperOS aproveita o seu subsistema de IA para integrá-los na Unidade de Processamento Neural (NPU) do dispositivo. Este suporte estende-se aos modelos de base desenvolvidos internamente pela Xiaomi, como, por exemplo, para imagens, que reduziu o tamanho e o uso de memória em 75% e diminuiu o tempo de desenho de 100 segundos para apenas 5 segundos.¹ Estas capacidades de geração de imagem aprimoradas já estão a melhorar funcionalidades como o ‘Texto para Imagem’ e o ‘Extensor de Imagem’ do Assistente de IA da Xiaomi em álbuns de fotos de dispositivos.

Segurança de Ponta a Ponta – Proteger os utilizadores em todas as situações

Na Xiaomi, a privacidade e a segurança do utilizador são a base de todas as experiências do utilizador, e estamos empenhados na melhoria contínua nesta área. O TEE (Trusted Execution Environment) desenvolvido internamente pela Xiaomi serve como a base do nosso subsistema de segurança. A operar em hardware dedicado, este sistema operativo de segurança isolado é construído com o propósito de proteger informações sensíveis, abrangendo uma ampla gama de funcionalidades de segurança em smartphones e dispositivos AIoT, como biometria, palavras-passe e bloqueios de ecrã.

O Xiaomi HyperOS coloca um foco supremo na segurança, estendendo a sua proteção não apenas a dispositivos individuais, mas também a módulos de segurança interconectados. Este TEE baseado em módulos de segurança interconectados assegura a confiança mútua entre dispositivos na rede. Para reforçar ainda mais a segurança de toda a rede, o Xiaomi HyperOS emprega a encriptação de ponta a ponta através do TEE para a transmissão de dados entre dispositivos.

Partilha Aberta – Co-construção e partilha de ecossistemas inteligentes

O Xiaomi HyperOS adere ao princípio do código aberto, promovendo ativamente um ecossistema de software aberto e dando as boas-vindas a parceiros para se juntarem a nós, na criação de um ecossistema inteligente e na oferta de uma melhor experiência de utilizador em conjunto.

A Xiaomi tem o orgulho de anunciar a disponibilização em código aberto do Xiaomi Vela, uma plataforma de software IoT adaptada a produtos de consumo IoT. Esta plataforma, desenvolvida de forma independente pela Xiaomi, baseia-se no sistema operativo em tempo real de código aberto NuttX. O Xiaomi Vela fornece uma plataforma de software uniforme para vários dispositivos IoT, simplificando o desenvolvimento ao abstrair as diferenças de hardware subjacentes e oferecendo uma interface de software unificada para programadores de nível superior. Esta abordagem unifica diversos cenários de aplicação, simplifica o desenvolvimento e melhora a eficiência. Ao tornar o código do Xiaomi Vela aberto para fabricantes de dispositivos IoT e programadores, a Xiaomi está a fomentar a inovação em dispositivos IoT, a melhorar o desempenho e a permitir capacidades de conectividade em tempo real numa ampla gama de dispositivos.

O Xiaomi HyperOS é um sistema operativo centrado no ser humano, desenhado e adaptado para conectar dispositivos pessoais, carros e equipamentos inteligentes para o lar, num ecossistema inteligente. O sistema marca um passo fundamental na visão estratégica da Xiaomi em oferecer o ecossistema inteligente “Humano x Carro x Lar”.

Related posts