O Ano Novo chegou e, com ele, somos presenteados com uma nova lista de anime para a nova temporada. Lembrando que todos os anos existem 4 temporadas. Cada uma é composta mais ou menos 3 meses (12 semanas, logo 12 episódios) e que abriga o início de vários anime e a continuação de outros tantos, iniciados em temporadas anteriores. O ano começa com a temporada de Janeiro (inverno), seguido pela temporada de Abril (primavera), Julho (verão) e termina na temporada de Outubro (outono).
Estas são as minhas recomendações, os anime que eu vou seguir esta temporada e, seguidamente, analisados num artigo futuro.
Nota inicial: existem outras séries que começarão nesta temporada. Estas são apenas algumas recomendações.

Sabiskui Bisco
Origem: Light Novel
Estúdio e Realizador: OZ/ Atsushi Ikariya
Género: Ação, Aventura, Fantasia
Streaming em Portugal: Sim (Crunchyroll)
Número de episódios: 12
É uma proposta bizarra, mas original, a certo ponto. Estou bastante curioso para ver como vão desenvolver o plot dentro desta premissa. Quanto à produção, o estúdio é novo, sem trabalhos, mas com uma staff invejável (muita dela retirada da Ufotable, produtora da série Fate). Pelo trailer, parece bonito e bem feito. Quanto ao realizador, também é a primeira vez que ele trabalha como cabeça de lista, no entanto, tem muita experiência. Trabalhou na animação de Attack on Titan e Fate e realizou episódios de Akame Ga Kill. Para além de ser responsável pela realização, ele também é responsável pelo design de personagens. E nisso ele tem bastante experiência, pelo que podemos esperar um trabalho interessante nesse aspeto (corroborado pelo trailer).
Sabikui Bisco fala sobre um Japão pós-apocalíptico, afetado por uma doença chamada ferrugem, mal que afeta não só pessoas, como é capaz de corroer edifícios e infraestruturas. Nesse ambiente vive Akaboshi Bisco, um membro de um grupo considerado altamente perigoso pela sociedade “comum”. Ele viaja atrás de um cogumelo que aparenta curar a doença. Paralelamente, Nekoyanagi Miro, um jovem médico, conhecido pela sua conduta humanitária que também desconfia que haja uma ligação entre cogumelos especiais e a cura para a ferrugem. Conhecem-se e preparam-se para ir à descoberta de tal milagre capaz de salvar enumeras pessoas.
Tensai Ouji no Akaji Kokka Saisei Jutsu

Origem: Light Novel
Estúdio e Realizador: Yokohama Animation (Azur Lane: Bisoku Zenshin! Hokorashiki Bokou ni Shukusai wo)/Makoto Tamagawa
Género: Fantasia, Comédia
Streaming em Portugal: Não
Número de episódios: 12
Um fraco território de um mundo de fantasia é governado por um preguiçoso príncipe. Objetivo dele: Cometer traição e vender o país. Complicação: Ser um génio.
A sua genialidade resolve uma data de problemas no reino e a sua aceitação popular só aumenta. Será ele capaz de realizar o seu objetivo?
Espero que seja uma história refrescante e nova, espero também que não se deixe a história “enrolar” e ficar chata. Quanto à produção, mais um realizador estreante e, mesmo nos trabalhos dele, não se encontra muito trabalho do género ou de género semelhante, o mesmo para a produtora, que se foca muito em ecchi. No entanto, em termos de animação, não parece péssimo.
Koroshi Ai

Origem: Manga
Estúdio e Realizador: Platinum Vision (Kai Byoui Ramune)/Hideaki Ooba ( Kai Byoui Ramune)
Género: Ação, Romance
Streaming em Portugal: Sim (Crunchyroll)
Número de episódios: 12
Um encontro inusitado entre 2 assassinos de aluguer, Chateau, uma mulher reservada e séria e Ryang-ha, um homem excêntrico e talentoso assassino e perseguidor, resulta numa paixão bizarra e fora do normal por parte de Ryang-ha. E, como é bizarra, os métodos de flirt também o são. E a série fala precisamente desses engates.
Devo confessar. É a sinopse que mais me cativou. Espero que não me venha a desiludir. Há muitas coisas que podem correr mal no desenrolar da história. O que mais me assusta é que, ao se olhar para a sinopse, a ideia que dá é a de um anime de comédia, no entanto, não é um dos géneros catalogados (fonte: My Anime List, Anilist, Intoxi Anime, Wikipedia). Quanto à produção, é um estúdio que entrega trabalho entre o mediano e o bom, bem como o realizador, que é muito experiente, por sinal. Por isso, espero um trabalho competente mas nada fora do vulgar.
Sasaki to Miyano

Origem: Manga
Estúdio e Realizador: Deen (Kono Suba)/Shinji Ishihira (Fairy Tail)
Género: Boys Love, Slice of Life
Streaming em Portugal: Não
Número de episódios: 12
Miyano, um estudante que se autoproclama um especialista de boy love. No entanto, a sua “experiência” não o permite observar o que o rodeia, já que não consegue entender os flirts de Sasaki, outro rapaz que estuda na mesma escola.
Estou curioso para ver o que vem ali. Normalmente yaoi é bem feito e com romances naturalmente bem construídos, estou confiante que seja bem desenvolvido. Na questão da produção, o Studio Deen é muitíssimo irregular (não é à toa que produziram clássicas escandaleiras como Pupa e temporadas de Nanatsu no Taizai, as mal feitas) e mesmo o realizador tem trabalhos fantásticos na parte do storyboard (FMAB, por exemplo) e depois trabalhos instáveis na realização, como Fairy Tail.

Akebi-chan no Sailor-fuku
Origem: Manga
Estúdio e Realizador: CloverWorks (Wonder Egg Priority)/Miyuki Kuroki (Occultic;Nine)
Género: Escolar, Slice of Life, Drama
Streaming em Portugal: Sim, Crunchyroll
Número de episódios: 12
O sonho de Komichi Akebi, uma pequena criança, é entrar na famosa escola Roubai e vestir o uniforme de marinheira da escola. A série acompanha o seu trajeto na escola, bem como a criação de laços com pessoas da sua idade. O trailer está lindíssimo, vai ser um anime daqueles com muita qualidade e orçamento. No entanto, devo alertar que a Cloverworks tem 3 anime só nesta temporada, então não me surpreenderia em ver alguma inconsistência. A história parece simples e leve, vamos ver se é divertida.

Orient
Origem: Manga
Estúdio e Realizador: A.C.G.T. (Initial D e muito Eurobeat)/Tetsuya Yanagisawa (High School DxD)
Género: Ação e Fantasia
Streaming em Portugal: Sim, Crunchyroll
Número de episódios: 12
A humanidade foi obrigada a ser subordinada de demónios, ao ponto de eles serem adorados como deuses (irónico). Graças a essa adoração, os Bushi, samurai que representam a resistência à maldita bicharada, vêm-se obrigados a viver sobre restrições em relação ao resto das populações. A obra fala da aventura de Kojirou, um filho de Bushi e Musashi, um apaixonado pelo modo de vida bushi, que querem passar a vida a matar demónios e a crescer como samurais. Eu não penso que o tema seja demasiado interessante ou com espaço para construções fora do clichê, mas pode surpreender. Eu escolhi este porque gosto muito do design de ambiente e personagens, muito característico do autor do manga, que também escreveu e desenhou Magi. Tecnicamente parece-me bonito, mas não vejo o que um realizador que se foca em ecchi pode vir a acrescentar a uma obra deste género, veremos.
Fantasy Bishoujo Juniku Ojisan

Origem: Manga
Estúdio e Realizador: OLM Team Yoshioka/ Sayaka Yamai (Odd Taxi)
Género: Aventura, comédia e Fantasia
Streaming em Portugal: Sim, Crunchyroll
Número de episódios: 12
Tsukasa Jinguuji, um jovem famoso por ser um íman de mulheres (e de não sentir atração por nenhuma delas) e Hinata Tachibana, o amigo que tem todos os seus interesses amorosos “roubados” pelo primeiro. Hinata, após uma noite de copos, pede um desejo que desencadeia uma ordem de eventos de tal maneira fora do normal que faz com que os dois personagens entrem num mundo de fantasia. Mas com um problema, Hinata tornou-se uma bela mulher e foi lançado um feitiço que só será quebrado se efetuarem uma missão. O feitiço? Eles terão…digamos…uma propensão maior para se apaixonarem um pelo outro.
Um tema que promete garrgalhadas, sátira e boa disposição, desde o início. Tem tudo para ser um bom anime de comédia. Quando à produção, temos uma empresa estreante em produção, mas que agarrou um realizador muito competente a fazer bem com muito pouco (falando de recursos humanos, logísticos e financeiros).
Requiem Of The Rose King

Origem: Manga
Estúdio e Realizador: JC Staff (Shokugeki no Soma)/ Yoshitomo Yonetani (Shokugeki no Soma)
Género: Drama
Streaming em Portugal: Não
Número de episódios: 24
A história passa-se na Guerra das Rosas, evento conhecido da história do reino inglês. Foca-se sobretudo na dinastia de York, onde, na história, vive Richard Plantagenet, que vive com características físicas femininas e masculinas, algo que o torna alvo de chacota, até pela própria família.
Estou curioso com a sinopse, apesar de curta. Quanto à produção, a JC Staff tem incríveis trabalhos (Bakuman, Toradora) e péssimos trabalhos (One Punch Man 2). O realizador tem experiência, mas não tanto em dramas deste estilo, mas dou-lhe confiança.
Tokyo 24th Ward

Origem: Original
Estúdio e Realizador: Cloverworks (Wonder Egg Priority)/ Tsuda Naokatsu (Jojo: Parte 1, 2, 3, 4 e 5)
Género: Drama, Ação
Streaming em Portugal: Sim, Crunchyroll
Número de episódios: 12
3 amigos que nasceram na ilha artificial 24th, em Tóquio, são colocados no olho do furacão de um evento paranormal, que tem como base o surgimento de uma entidade que se faz passar por uma amiga falecida dos 3. Essa entidade tem capacidade de ver o futuro e de atribuir habilidades especiais aos protagonistas.
Tenho a impressão que o desenvolvimento vai ser fraco, apesar de uma premissa, embora batida, interessante. Este é mais um anime Cloverworks (são 3 esta temporada). Está cheio de problemas de produção e calendário. Para além disso, não é um realizador que me agrade nem um pouco. Toma péssimas escolhas em anime, como Jojo (é um executor que torna as obras muito expositivas). Não espero muita competência nesta produção (a minha solidariedade aos animadores que estão a ser mal tratados à pala destes problemas).
Tribe Nine

Origem: Multimedia (Ao mesmo tempo produz-se um jogo de telemóvel, a série e uma web toon)
Estúdio e Realizador: LIDDENFILMS (Hanebado!)/ Aoki Yuu (BEAN BANDIT)
Género: Desporto
Streaming em Portugal: Sim, Crunchyroll
Número de episódios: 12
Neo Tokyo, uma cidade fantasiosa da história, foi iniciada uma atividade entre as gangues clandestinas da mesma. Um jogo perigoso e radical (Extreme Baseball) é o novo método de resolução de problemas entre elas..
Eu adoro anime de desporto, daí ter recomendado estes. Além disso, fiquei curioso para saber o que é este tal “desporto”. Quanto à produção, a LIDDENFILMS não garante em boa parte das vezes produções acima do medíocre e o diretor é muito inexperiente, não só na realização, como em todo o que anime diz respeito. O que poderá salvar este anime é o seu criador original, o mesmo de Dangarompa.

Ryman’s Club
Origem: Multimedia
Estúdio e Realizador: LIDDENFILMS (Hanebado!)/ Yamauchi Ami
Género: Desporto
Streaming em Portugal: ?
Número de episódios: ?
Um anime de desporto que fala sobre um grupo de assalariados de uma empresa que se junta para participar em torneios de badminton.
Eu espero que isto seja bom porque é dos que mais quero ver. O LIDDEN tem experiência em anime do género, o que me deixa descansado. O realizador não é experiente em direção, mas tem vários trabalhos em storyboard.

Futsal Boys
Origem: Multimedia
Estúdio e Realizador: Diomedéa (Domestic Na Kanojo)/
Género: Desporto
Streaming em Portugal: Não
Número de episódios: ?
Não se sabe muito sobre isto, mas agarrei-o porque era de desporto. A história passa-se num mundo em que o futebol de 5 (eles dizem futsal, mas é em relva) é maios famoso que o de 11 (não façam perguntas). Viram diretor? Pois, também não sei quem é, uma pergunta que fica por responder. Provavelmente será um fiasco.

Sono Bisque Doll
Origem: Manga
Estúdio e Realizador: CloverWorks (Horimiya)/ Keisuke Shinohara (Black Fox)
Género: Romance, Slice Of Life
Streaming em Portugal: Sim, Crunchyroll
Número de episódios: 12
Wakana Gojou, um anti-social estudante que é obcecado por bonecas de porcelana (e acaba até por sofrer bullying por esse fascínio) tem um encontro inesperado com a popular Marin Kitagawa e descobre a vocação de Marin, o cosplay. Quando a rapariga descobre que Gojou tem habilidade na costura, pede-lhe para confecionar os seus cosplays. E é assim que começa a aventura dos dos, para aprenderem muito sobre as suas vocações, mas também para aprenderem muito sobre eles mesmos.
Eu acho que este vai ser o destaque da temporada. Tanto em produção, que se vê que está linda e detalhada, como em história, que parece ter tudo para ser popular. Estou ansioso para ver.
Ainda temos as continuações de Vanitas no Carte, Platinum End, Ousama Ranking e 86.
Related posts
Especiais
Lisboa Games Week 2023 – Tudo sobre o evento!
A Lisboa Games Week decorreu entre os dias 23 e 26 de novembro, marcando mais um evento de videojogos para a comunidade gaming em Portugal. A Caixa Nerd como parceira oficial de comunicação da LGW não podia faltar! Para aqueles que não puderam estar presentes…
Lisboa Games Week começa já amanhã!
O maior evento de Gaming do país abre portas já amanhã, dia 23, na FIL, e prolonga-se até dia 26, domingo. O evento vai contar com a presença de cerca de 100 empresas expositoras e mais de 200 marcas representadas, sendo esperados milhares de visitantes…
Fnac Game Sessions – Digimon – Odaiba Memorial Day 2023
A comunidade de Digimon em Portugal com o apoio da Fnac, está a organizar um evento onde os fãs da serie podem celebrar o Odaiba Memorial Day, um dia muito importante, já que é o dia onde esta aventura começou. O evento Digimon – Odaiba…
Fnac Game Sessions – Torneio Street Fighter 6
Todos nós gostamos de vídeojogos, depois de uma paragem bruta, os torneios presenciais estão a voltar em FORÇA! Na Fnac de Alfragide vai-se realizar o torneio de Street Fighter 6, e a melhor parte, é que há prémios para os finalistas. Nerdies, no dia 24…
Play Youth 2023 – O resumo!
Foi o fim de semana passado que a Play Youth voltou a trazer o mundo dos jogos à margem sul, e a CaixaNerd esteve presente para vos contar tudo o que se passou por lá nesta 3ª edição! Torneios de Pokémon TCG e VGC Estas…
O Que Trouxeram os ESports ao Iberanime 2023??
O Iberanime é maioritariamente conhecido por ser uma celebração de fãs para fãs, muito focado na cultura nipónica, e como é óbvio, uma aposta forte no incentivo ao cosplay, para que cada um dos participantes encarne as suas personagens favoritas durante este evento. Apesar de…
O Palco Principal do Iberanime 2023
Esta semana estamos a relatar tudo o que se passou no Iberanime 2023, já falamos do evento no geral, de alguns palcos em especifico (Nintendo e PlayStation), agora vimos falar-vos como foi o palco principal do maior evento de cultura pop japonesa do país. O…
O descontentamento dos artistas – Iberanime 2023
O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os…
O que esperar do Iberanime 2023?
Um dos eventos focados em anime e cosplay está quase a chegar, neste artigo vou elaborar tudo aquilo com o que podem contar neste aguardado evento, que terá a sua realização em Maio, nos dias 13 e 14. Convidados até à data confirmados Neste evento…
A Ink League Championship está prestes a Começar!
A Ink League Championship (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…