Análises, Jogos

Super Mario Wonder (Nintendo Switch) – Análise

Super Mario Wonder foi anunciado numa direct recentemente, e desde esse dia, que fiquei com a pulga atrás da orelha. Só com aquele trailer, vi coisas que nunca tinha visto em um jogo Mario antes. Poderes novos, mecânicas novas, até uma data de personagens jogáveis (mesmo que não é uma das grandes novidades) e por essas razões é que tenho estado à espera deste jogo.

Antes de começar a falar do jogo aviso já que esta análise poderá conter spoilers, não só que o jogo já saiu, como há coisas que quero falar que poderão ter informações como historia. Por isso se continuarem a ler a partir de aqui, vão por vossa conta e risco. Não digam que não vos avisei!



Um mundo encantado onde não temos que salvar uma princesa.



No Super Mario Wonder temos uma historia que foge ao normal da franquia. Um dos pontos que me surpreendeu desde o inicio. É verdade que ainda temos que salvar um novo reino, mas a princesa Peach não está em perigo, sim leram bem, A Princesa Peach não é a donzela em perigo, mas sim uma personagem jogável. Só este inicio deu uma maravilhosa brisa de que este jogo tinha muito para oferecer.

Na continuação de falar sobre a Historia do jogo, para quem está a espera de uma complexa, não se engane, nisso a Nintendo não mudou a formula, mas para ser franco, se o fizessem, não seria um jogo de Mario. É para relembrar que o jogo tem uma expectativa de jogadores que começa numa faixa etária de 3 anos e não só isso como nem todos os jogos precisam de ter uma historia muito profunda para ser a melhor coisa do mundo. E este jogo mostra mesmo isso. Sei que vos falei que iria a ver spoilers, mas também não vos quero estragar a experiencia toda do mesmo.

Só para finalizar este capitulo, há certos rumos que não estava espera, principalmente no fim do jogo. Adorei a ultima parte, valeu toda a pena ir fazendo mundo a mundo, mesmo que pareça que estamos a fazer coisas um pouco repetitivas.

Quem é Quem de mecanicas.



Nós todos já estamos habituados às mecânicas de Super Mario, mas neste jogo a ideia muda, continuamos a tê-las, mas agora cada nível para ser completo temos que saber usa-las. Dá trabalho mas é muito satisfatório, não só que temos que repetir o nível e descobrimos caminhos diferentes como dá um novo propósito ao nível.
Já que estamos a falar de mecânicas, nada melhor do que vos falar dos novos poderes que o Mario e seus amigos tem ao seu dispor. Retirando os cogumelos e flores, agora temos o poder do Elefante, sim leram bem, podemos ser um elefante! Também temos um poder que é muito semelhante ao Mario de fogo, mas agora com bolhas de sabão e por fim temos o que gosto mais o Mario broca que com esse poder podemos andar por cima ou por baixo do cenário.


O jogo não é só feito em poderes, uma das mecânicas que a Nintendo quis acrescentar a esta franquia é o jogo online. Já tivemos uma pequena experiencia no Mario Maker 2, mas a empresa tirou notas e conseguiu aperfeiçoar esta. Agora tu não só consegues jogar em co-op local, como podes jogar o jogo inteiramente online. Mas como é que se joga um jogo destes online? Bem… como vos disse isto tem um pouco a mesma formula do Mario maker 2, vemos fantasmas no nosso mundo e vemos como eles estão a fazer o nível, mas não é tudo! Agora conseguimos comunicar com eles através de placas e stickers e não só isso como os nossos amigos fantasmas podem reviver e assim perdemos menos vidas no jogo. Mas não pensem que é mais fácil, para mim (que sou disléxico), foi muito difícil dar track ao meu personagem, não que seja a maior dificuldade ou má implementação, simplesmente fica um pouco caótico e eu não me conseguia concentrar. Foi um “Handicap” muito bom, adorei.

Resumindo Super Mario Wonder tem mecânicas que já conhecemos dos jogos passados, tem novas mecânicas e outras que foram melhoradas, é caso para dizer que começamos a jogar ao Quem é Quem no próprio jogo.

Um New game + que não esperava!

Super Mario Wonder não surpreende só na nosso primeira “playthrough”, mas também depois de vermos os créditos. Pela primeira vez que quando termino um jogo de Mario, reparo no pormenor, olha podes voltar e jogar os níveis com maior dificuldade. Isto foi uma estrelinha caída do céu, a meu ver. Ainda não terminei esta parte, mas foi algo tão refrescante que fiquei de boca aberta.

Um aparte que não podia ficar de fora

Já não é novidade nenhuma, já que até foi referido nos trailers, mas quero deixar aqui um grande agradecimento e dizer que o Luís Barros fez um ótimo trabalho na dobragem na voz das flores, é a única coisa que está dobrada e com voz no Super Mario Wonder. Tenho alguma pena que não tivesse mais vozes no jogo, mas foi um “must have”.

Resumindo e Baralhando

Super Mario Wonder é um jogo para todas as idades, apresenta-se com ar renovado e com muito aspeto. A Nintendo acertou na fórmula e conseguiu dar longevidade a algo que poderia ser só mais um Super Mario. Neste recente título podem fazer o jogo todo com a personagem que mais gostam dentro desta franquia, terão várias surpresas enquanto vão progredindo no jogo. Podem jogar com os vossos amigos localmente ou no modo online, para terminar têm de ter incentivo para jogarem mais, e mais, e mais. É caso para dizer que este Super Mario é um “Wonderfull” jogo (desculpem o trocadilho mas tinha que o fazer). Para mim é um bom candidato não só ao jogo do Ano dos Nerdies como a ser GOTY.

10.0
Score

Pros

  • Novas mecanicas
  • Nem game +
  • Online
  • Historia diferente
  • Voice acting em Portugues (Portugal)

Cons

  • Online muito caotico por vezes

Related posts