Análises, Cinema

Super Mario Bros. – O Filme (Análise)

Cada vez é mais regular a existência de filmes que adaptam videojogos e apesar de não ser a primeira vez do canalizador mais famoso do mundo, este obteve uma nova adaptação para o cinema. Que foi produzida pelo o estúdio Illumination com a ajuda da Nintendo, que acaba por ser extremamente protetora com os seus IPs, mas isso pode mudar. Dependente de como o filme correr.

O Mario tem de salvar… o seu irmão?

Mario sempre teve um sonho pelo o qual perseguia, mas tendo em conta que o personagem não consegue conclui-lo, ele pretende mostrar o seu valor, contudo faz com que ele e o seu irmão entrem num tubo que os encaminha por dois dispersos caminhos, separando-se. Com o desejo de encontrar o seu irmão, Mario encontra companheiros que o auxiliem e ao mesmo tempo tem de impedir que os planos maléficos do Bowser se concretizem.

Uma das mais fieis adaptações para o cinema

Admito o meu ceticismo perante o estúdio escolhido, já que acaba por ser conhecido como a ovelha negra dos filmes de animação, tendo em conta os seus ultimo títulos, que acabam por ser produções seguras e com o foco nas crianças e onde busca atrair as pessoas através de tendências e uma comedia muito básica.

Contudo com o apresentar do filme e como o mesmo foi promovido, mostrando uma fiel adaptação ao universo do Super Mario/Nintendo, fiquei empolgado. Com uma boa caracterização dos personagens e sem demonstrar a típica formula da Illumination. Parecia que o estúdio estava a acertar na muche ou então a Nintendo estaria constantemente em cima da produção (estou mais inclinado para a segunda opção).

Este é um filme dedicado principalmente aos fãs do “Jumpman”, este está repleto de várias referencias e elementos que muitos não vão apanhar, contudo existem algumas contextualização em relação à personagens e a alguns itens e o seu impacto no mundo baseado nos jogos. O que ajuda na construção deste universo.

Considero isto, um dos mais incríveis trabalhos na concretização da animação da Illumination. E é verdade que este estúdio não tem um reportório de peso. Mas este foi um trabalho esmerado com a Nintendo, que ajuda a criar este mundo cheio de vida. Com a ajuda da animação, este filme tem diversas sequências que enchem os olhos dos fãs e até mesmo quem não é. As mesmas são bem coreografadas e trazem aquela energia de uma maneira soberba.

Como é sabido, Super Mario sempre foi maiotariamente jogo primeiro, história depois, já que a base é constantemente a mesma e não existe uma exploração de personagens. No entanto no filme apesar de ser similar, este coloca um Mario “animado” a falar e a demonstrar a sua personagem, igualmente como todos os outros. É tão agradável ver estes personagens a interagir entre si.

No filme todos os personagens demonstram a sua personalidade, desde ao Mário que é destemido apesar de sempre o colocarem para baixo, não depositando confiança nele, o Luigi apesar de não ser muito valente, age com bravura em momentos complicados. A princesa Peach, é verdade, é forte, mas não é perfeita, ela acaba por cometer erros e claro é muito carinhosa para quem lhe é importante. O Bowser, o grande vilão do filme é realmente mau, tem um lado sensível pela princesa, no entanto não deixa de seguir os seus ideais, porque ele fará de tudo para aterrorizar tudo e todos.

Elementos que fazem o filme ir por vez pelo o cano abaixo

A Banda sonora do filme é incrível, várias faixas com referências às músicas dos jogos. Contudo estas tratam-se de arranjos que dão uma identidade ao próprio filme, não colocando apenas as conhecidas músicas completas para sustenta-la. E o Jack Black faz uma incrível prestação numa música interpretada, que é possível ficar na vossa cabeça após passarem os créditos. Mesmo assim, claro que isto é um filme da Illumination, então estaria a faltar o quê? Exato, músicas licenciadas! Admito, neste filme não estão tão presentes, no entanto era preferível que não estivessem, mantendo só as músicas originais, especialmente numa sequência específica.

Isto pode aparentar não ser nada, mas tendo em conta que o filme tem a classificação direcionada para o público infantil, por vezes certas piadas ou momentos acontecem a pensar neles. Mas não, estes elementos não estão presentes no filme todo, o que é surpreendente tendo em conta este fator que referi e o fator Illumination, mas acho que a Nintendo deve ter pressionado para a inexistência desses momentos. Mesmo assim, parabenizo por isso.

O trabalho de vozes por parte dos atores, é muito bom e a acho que todos fazem um bom trabalho para trazer vida aos personagens, até mesmo o Chris Pratt. Ok, vou admitir houve um personagem o qual não achei que a voz encaixasse. Quero dar o destaque ao Jack Black que entrega de corpo e alma a sua voz para vestir a pele do Bowser. De longe a melhor prestação no filme, nota-se que ele esforçou se para entregar o melhor de si para o grande vilão do filme.

Tendo em conta que também vi a versão portuguesa, aproveito para desabafar em relação à dobragem portuguesa. É mediana, tira todo o brilho do original, isto devido à estranha adaptação do guião, igualmente como a escolha de vozes que não encaixa nos personagens, ironicamente personagem de que referi tenha sido uma estranha escolha de voz, é a melhor prestação, graças ao grande Fernando Luís. Anteriormente Portugal, era tão elogiado pelas suas dobragens, não indico que já não haja boas dobragens, mas são raras de se encontrar e dos fatores que mais tem prevalecido é a alteração do guião para algo mais acriançado. O acaba por arruinar pelo menos para mim, a experiência.

Super Mario é sofrido por um fator gritante, o pacing, algumas sequências são muito rápidas, não dando tempo para o espectador respirar nos variados momentos. Passamos de um momento emocional, para um momento cómico num piscar de olhos, deu-me sensação que queriam fazer Speedrun ao filme. Presumo que queriam mostrar muita coisa em tão pouco tempo, já que o filme é muito curto. É deprimente, porque o filme tem boas ideias e a execução de algumas são bastante boas, no entanto falta darem o espaço a elas.

Um começo positivo para o regresso da Nintendo ao cinema

Uma experiencia que se encontra atualmente no cinema e que recomendo a ir ver (especialmente fãs do canalizador). Eu adorei e diverti-me, é uma das melhores adaptação de um videojogo, apesar de alguns notáveis problemas, isto tudo devido a fidelidade do filme com o material original algo que é raro acontecer no cinema.

Sendo assim, este foi o primeiro e presumo que seja o início de algo incrível da Nintendo, estou em pulgas para ver uma sequência ou algo do tipo. Tendo em conta todos as brechas que foram dadas e que dão indicação do que será o próximo projeto.

7.0
Score

Pros

  • Uma fiel adaptação ao mundo do mario
  • A inserção de elementos no universo
  • Banda Sonora composta por fantasticos arranjos de musicas baseadas nos jogos
  • O melhor filme em termos de animação vindo da Illumination
  • O trabalho de vozes originais. O Jack Black parte a casa toda
  • Uma regalia para os fãs do Super Mario/Nintendo devido à quantidade de referências

Cons

  • O pacing e o curto tempo de filme fazem uma grande moça ao filme
  • ... a quantidade de elementos que quer apresentar também
  • A inserção de musicas licenciadas não encaixa neste mundo, em especifico num momento

Related posts