Desde já agradeço à equipa Ninestudios pela key, para a análise ao jogo.
Num mundo tão repleto de jogos devido ao crescimento da industria, pode parecer difícil, mas existe sempre alguma boa ideia a pairar no ar, que acaba por não se destacar tanto, devido ao aglomerado de títulos existentes, mas por vezes devia ser a estes que se devia dar atenção.
Este foi um jogo desenvolvido pela estúdio independente português, Ninestudios, este aparenta ser simples à primeira vista, contudo surpreendi-me ao jogá-lo por um bom tempo. Rushaway é um jogo de plataformas 2.5D muito peculiar, em vez de ser completamente linear como os demais, o cenário roda como um cubo, contudo, apenas rotaciona para a esquerda ou direita.
Rushaway, conta a historia de um pequeno herói, Speck, que tem a possibilidade de salvar o mundo e sendo assim vê-se confiante em prosseguir nessa missão. Mas para a poder a concluir terá de viajar pelo o Skyworld onde visitará diversos locais até chegar à torre mais alta onde se encontra a “Luz”.
Uma premissa simples, mas que me surpreendeu
Este titulo tem o foco de se ser rápido. Existe toda esta ideia de velocidade não só porque o Speck, é veloz, mas pela existência de um relógio no topo que pressiona o jogador a completar o nível, para não falar que obtemos recompensas por concluir os níveis no menor tempo possível. Algo que me fez dar o melhor de mim, para obter sempre (ou quase), o melhor resultado possível.
Apesar dos seus visuais simples, dando uma ideia que este tem um ar de estar em desenvolvimento, contudo, acho que lhe dá charme, porque para dizer a verdade, visuais não são tudo. Contudo Rushaway, prendeu-me pelo o seu conceito e como o executa.

Não julgar um livro pela capa
Eu adoro plataformas e ver varias ideias aqui misturadas deu-me um pura alegria ao jogar o titulo, isto graças ao seu level design. Eu não consigo parar de pensar nele! A ideia de correr o mais rápido possível e atingir um bom tempo já é atraente. Mas o facto que este coloca o jogador a pensar qual é o melhor caminho, pondo-o a pensar é demasiado boa. Admito, alguns níveis foram um desafio, já que o jogo obriga a pôr tudo o que ele expõe em pratica e caso o jogador não execute o que o jogo quer, dificilmente o nível é ultrapassado.
Níveis com loops e que fazem o personagem, Speck, saltar ser habilidoso o mais cauteloso pressionar de botões para não cometer qualquer erro. Contudo, outro aspeto que tenho de apontar é como Rushaway implementa alguma ideia nova (pelo menos por área). E explora essa ideia em como a colocar no seu nível e de que maneira que afetará o jogador. Este cuidado, foi o que me fez ficar vidrado com o que aparentava mais um jogo de plataformas. O que não é aqui o caso. E o melhor é que o jogo não é linear, o mesmo dá inumeros para o jogador escolher, claro que existem uns mais vantajosos que os outros, mas terá de ser ele a escolhe-lo.
Para além disso o jogo satisfaz aqueles que gostam de ter um bom desafio a completar o jogo a 100%, para além das medalhas que se obtém a partir dos variados tempos feitos, existem desafios que são adquiridos ao executar certas ações no jogo e também está presente um diário onde se colocará as variadas paginas onde as mesmas exploram mais este mundo, que podem ser encontradas nos variados mapas. Para quem procura exprimir o jogo até ao máximo, o que retem mais horas de jogo sendo que o mesmo, não é muito longo, a existência destes objetivos referidos motivam o jogador a continuar a jogar.
A banda sonora, é composta por um loop diferente em cada fase, excluindo certas ocasionais, estas dão toda uma energia retro e são muito boas. Não houve assim nenhum momento em que me enjoei destas faixas, por isso é um ponto positivo, já que nunca enjoiei a ouvi-las. E atenção que as ouvi por horas a fio.

Um indie para quem procura um jogo de plataformas diferente
Admito, é um bom jogo para colocar os nossos dotes à prova do quão rápido são os reflexos do jogador. Esta mistura de jogo de plataformas com um puzzle, que dá a sensação que estamos num labirinto, algo diferente e que nunca vi, contudo apesar de não me incomodar pessoalmente, a apresentação acho que se fosse mais apelativa, já que é um conceito tão interessante.
7.0 Score
Pros
- Um platformer 2.5D com uma premissa apelativa
- Muito colecionáveis para obter expandem a vida do jogo
- Adicionamente de novos obstaculos e a sua ultilzação nos niveis
- Um bom desafio para quem gosta de platformers
Cons
- Visual não muito apelativo
- Narrativa existente apenas para oferecer um proposito no jogo (também não é o foco)
Related posts
Especiais
O Que Trouxeram os ESports ao Iberanime 2023??
O Iberanime é maioritariamente conhecido por ser uma celebração de fãs para fãs, muito focado na cultura nipónica, e como é óbvio, uma aposta forte no incentivo ao cosplay, para que cada um dos participantes encarne as suas personagens favoritas durante este evento. Apesar de…
O Palco Principal do Iberanime 2023
Esta semana estamos a relatar tudo o que se passou no Iberanime 2023, já falamos do evento no geral, de alguns palcos em especifico (Nintendo e PlayStation), agora vimos falar-vos como foi o palco principal do maior evento de cultura pop japonesa do país. O…
O descontentamento dos artistas – Iberanime 2023
O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os…
O que esperar do Iberanime 2023?
Um dos eventos focados em anime e cosplay está quase a chegar, neste artigo vou elaborar tudo aquilo com o que podem contar neste aguardado evento, que terá a sua realização em Maio, nos dias 13 e 14. Convidados até à data confirmados Neste evento…
A Ink League Championship está prestes a Começar!
A Ink League Championship (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço…
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
CaixaNerd – Anúncio dos Prémios Nerdies 2022
Após o anúncio dos nomeados dos Nerdies 2022, estamos a relembrar-vos que no final deste mês, mais precisamente dia 20 de fevereiro, teremos a livestream de cerimônia dos Nerdies, onde anunciaremos os Grandes Vencedores. Assim sendo, para os mais desatentos, os Prémios Nerdies vão decorrer…
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…