Cada vez mais vivemos numa era em que a tecnologia está a ficar mais compacta, não só isso como a era do gaming está cada vez melhor. E com o lançamento de consolas portáteis cada vez mais em voga, a Asus na sua linha gaming, ROG, trouxe também a sua visão sobre este tema.

Nerdies apresento-vos a ROG Ally, um equipamento que é um PC e uma consola ao mesmo tempo. Antes de avançarmos com este artigo, aviso-vos que isto não será um analise na sua íntegra. Vai conter algumas opiniões mas o fundamental vai ser mostrar tudo o que a ROG Ally pode fazer. 

Como é a ROG Ally??

A Rog Ally é um aparelho (sim…, aparelho! Não consigo chamar de consola quando isto faz mais que uma simples consola faz.) de multi utilização com as seguintes especificações:

  • CPU: AMD Ryzen™ Z1 Extreme Processor (Zen 4 – 8 cores / 16 threads)
  • GPU: AMD Radeon™ Graphics (AMD RDNA 3)
  • Ecrã: 7’ FHD (1920 x 1080)
  • Ram: 16GB LPDDR5 (64000MT/s em Dual Channel)
  • Disco SSD NVMe de 512GB (formato: 2230)
  • Rede: Wi-Fi 6E(802.11ax) (Triple band) 2*2
  • Bluetooth® 5.2
  • Peso: 608 g

Como podem ver a Ally está bem equipada, e só vendo estas especificações promete muito. Ainda podem contar com um leitor de impressões digitais no botão de Power e uma bateria de 40WH para dar energia às nossas tarefas. 

Caro nerdie, antes de começar a escrever no X (antigo Twitter), que não entendo nada disto, eu sei diante mão que a ROG Ally é focada em jogos e foi esse o propósito dela. E é nisso que este artigo vai se focar mas também posso contar algumas utilizações que tive com ela fora dessa esfera.

O que podemos contar com Ally?

Como referi, a Ally serve para jogar, muito mais em viagem, e para os nossos testes (atuais e futuros) escolhemos alguns jogos para ver o seu potencial e se consegue saciar a nossa vontade de jogar fora. Os jogos que escolhemos foram: Cyberpunk, Star Rail, Counter Strike, LoL, Palworld, Hi-Fi Rush e Elden Ring. A ideia com estes jogos é ver como se comporta e se consegue correr o jogo sem problemas. Confiram os resultados em baixo:

JogoGráficos médioGráficos Altos 
Cyberpunk(Preset Steam Deck): 40FPS10FPS
Star Rail45FPS30FPS
Hi-Fi Rush50FPS32FPS
Palworld 50FPS35FPS
Counter Strike65FPS33FPS
LoL130FPS100FPS
Elden Ring30FPSCrash
Estes resultados foram calculados em média, em sessões de 30 minutos (mais ou menos).

Quero pedir desculpas aos jogadores profissionais de League of Legends e de Counter Strike por adicionar estes dois jogos aqui, mas caso alguém queira levar a Ally para uma lan party , poderá ter aqui uma boa solução. Para aqueles que fazem longas viagens, ou viagens demoradas de casa / Escola / Trabalho, tem aqui uma boa solução para umas sessões de gameplay, poder jogar cyberpunk a 40 FPS numa handheld é muito bom, o único “down side” (troca) que podemos ter é a duração da bateria, entre 2 a 3 horas de jogo e ficamos sem energia para aproveitar o nosso vicio no ecrã de 120HRz

Para aqueles que se importam com números estes não foram os únicos testes que fizemos, corremos o geekbench 6 e o 3D mark e estes foram o resultados:

Geekbench 6.2.2
CPU:

GPU:

3D Mark (Time Spy):

Jogos à parte o que podemos mais esperar?

O jogos não são tudo o que podemos “consumir” na Ally. Como referi por alto no inicio deste artigo a ROG contem um ecrã de 7′, com uma resolução de 1080p, com uma taxa de 120HRz, mas tem mais tecnologia por trás. Neste ecrã podem contar com um painel IPS de Brightness até 500nits e com Gorilla® Glass Victus™. Consumir Youtube, Twitch, Netflix, Amazon, entre outros serviços de streaming é muito agradável e acompanhar com sistema de som Dolby Atmos é prefeito. Não vou negar houve umas noites que apeteceu ver um episódio neste ecrã.

Mas não é só de entretenimento que vivemos e que ela é feita, por incrível que pareça, ou não, até para trabalho ela é boa. Basta termos um dongle de Type C com entradas USB e uma saída de vídeo e podemos literalmente trabalhar como estivéssemos num portátil. E a experiência não é nada má. consigo ter 2 ecrãs usando o próprio da Ally e ter o conforto de não andar tanto carregado. Para mim isto é uma vantagem e acho que merece ser referido.

Ultimas Observações

Não posso acabar este artigo sem agradecer a Asus por ter emprestado esta unidade de review por duas semanas. Foi uma experiência muito agradável poder conhecer a ROG Ally. Acho que este equipamento tem um publico já definido, mas tem abertura para muitas mais pessoas. Não só pelo preço, como pela sua portabilidade. Caso queiram confirmar preços deixo vos o link aqui.

Se és um jogador casual, estudas ou trabalhas e precisas de um portátil de 500€ que faça as duas funções ao mesmo tempo, acho que tens aqui uma boa hipótese a ponderar.

Nerdies se quiserem ver o potencial da ROG Ally e a nossa versão de apresentação da mesma, poderão passar pelo nosso canal de Youtube que sairá conteúdo. Também não se esqueçam de agradecer a Asus também nas suas redes sócias!

Related posts