Esta quarta-feira, dia 30/03/2022, ocorreu mais uma Unbox And Discover, da Samsung, evento que serve para apresentar um novo produto ou tecnologia da marca coreana.
Desta vez, o tema foi a nova tecnologia de SmartTV’s, a NEO QLED 8K. Este é um pequeno resumo das novidades que virão.
Ambiente
O início da apresentação foi marcado pela aposta por parte da marca em tecnologias para a preservação do ambiente. As embalagens serão mais facilmente recicladas e não terão agrafos, para facilitar na redução. O visual da caixa foi alterado, de modo em que 90% da tinta necessária para o visual anterior fosse dispensada. Os seus produtos terão resinas e plásticos reciclados na sua composição.
O foco, neste segmento, passou mesmo pelo comando do televisor. Não necessitará de pilhas ou outros tipos de baterias, pois será possível carregá-lo com energia solar, energia captada através da luz elétrica das divisões da casa e pela através de radiofrequência (utilizando energia, em forma de radiação, desperdiçada por aparelhos como routers). A ideia será utilizar este dispositivo para controlar o máximo de aparelhos possível, mas sem recurso a baterias, algo bastante poluente.

Acessibilidade
A ideia de “um aparelho para todos” agradou bastante a Samsung, que criou mais opções de acessibilidade para os seus televisores. Legendas automáticas auto posicionadas e, apontamento importante, a criação de um avatar que se comunica por linguagem gestual (para facilitar a navegação em menus, por exemplo) são algumas das muitas opções de acessibilidade das novas SmartTV.

Uma máquina de treino
Smart Trainer é o nome da nova habilidade desta tecnologia. Vários vídeos de exercício estarão disponíveis no catálogo e será possível conectar o Smartphone à televisão, de modo a que use a câmera do telemóvel para o processador reconhecer eventuais erros na postura e posição do usuário durante os exercícios. Também será possível sincronizar os seus dados das apps de saúde (dados biométricos) do Samsung Galaxy Watch com a televisão em tempo real, para uma melhor monitorização dos treinos.

Uma nova opção de Smart Home e teletrabalho
Uma das apostas da marca coreana será na utilização da televisão como uma central Smart Home, capaz de monitorar e controlar por voz (utilizando o Bixbi como assistente pessoal) todos os aparelhos eletrónicos da casa, desde as lâmpadas ao frigorifico.
A conexão será feita até mesmo com o PC, de modo a ter uma ferramenta de trabalho mais completa.
A integração do Google Duo e a implementação de uma web cam (à parte da televisão) poderão ser úteis para videoconferências.

Smart Hub renovado e novidades para os gamers
Foi desenhado um novo aspeto para o menu “Smart Hub” para esta geração das televisões Samsung. Agora o design é mais “clean” e organizado e um sistema de recomendação de aplicações baseado na utilização do usuário foi implementado. Será possível também adquirir álbuns de fotografias (incluíndo NFT) para utilizar como ambiente nas televisões.
Quanto aos jogos, foi anunciado o Samsung Gaming Hub, uma plataforma que, em parceria com a Nvidia, o Stadia e a Utomik irá oferecer jogos por via streaming, de modo a que seja possível jogá-los sem recurso a consola ou PC. Os mais recentes controladores (não especificaram quais, mas estima-se que os de Xbox e Playstation entrem na lista) serão conectáveis e suportáveis.
Serão lançado modelos com formatos específicos para gaming / utilização em secretária com os tamanhos de 43 e 50 polegadas.
Haverá possibilidade de utilizar uma frequência de atualização de 144Hz, com a resolução em 4K.

Algumas características da nova tecnologia
- 4 portas HDMI 2.1
- Menu rápido de personalização das opções de visualização
- Implementação do processador Neural Quantum 8K, capaz de suportar 20 redes de I.A. Neural, para um maior Upscale de imagens não 8K para essa resolução.
- Controlo de luz adaptativo, o que irá controlar o brilho de cada zona da tela de forma independente, para reduzir o Halo e providenciar mais brilho onde é preciso (tudo graças aos novos painéis QLED, tecnologia nova da Samsung)
- Ajuste automático de luminosidade com a altura do dia, bem como controlo da luz azul
- Som adaptativo, que se adequa ao formato e tamanho das divisões
- Implementação do sistema Dolby Atmos

Novos acessórios
Duas soundbars novas foram anunciadas, a Wireless Dolby Atmos Soundbar e a Ultraslim Soundbar, bem como novos suportes da própria Samsung, de modo a ter a televisão da forma mais adequada com as funções pretendidas e a decoração dos espaços.
Este foi o resumo do evento da Samsung, que se focou na sua tecnologia nova de televisões. Este artigo teve a colaboração do Daniel “dark5ds” Silva.
Related posts
Especiais
As Candidaturas regressaram – Editores de vídeo tentem a vossa sorte no nosso projeto
A Caixa Nerd está a crescer e, como tal, vêm aí novas etapas e desafios! Quem nos tem acompanhado deve já ter verificado o crescimento no canal de YouTube, necessitando de um maior suporte nas edições de vídeo. Por este motivo, deixamo-vos aqui em aberto…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…