Antevisões, Jogos

Resident Evil 4 Chainsaw Demo – Antevisão

A Capcom está prestes a lançar mais um Remake de Resident Evil 4, um dos mais aclamados jogos da serie e o qual mudou completamente a sua fórmula, sendo até um título histórico por moldar os videojogos tal como os conhecemos. Por isso, como fez com os anteriores, este jogo será refeito tendo em conta os padrões de hoje, mas mantendo o espírito do original e com alguns extras, pelo menos é o que refere a empresa. 

Leon Kennedy está de regresso mais uma vez 

Não é novidade para todos que este tem sido um dos jogos com mais ports da serie, sendo que podemo-lo encontrar em quase tudo o que é plataforma, começando pela PS2 e Gamecube, até às mais recentes gerações. Este aclamado jogo teria de ter a sua vez para as novas gerações, contudo este será refeito. 

Leon Kennedy, está em missão para salvar a filha da presidente, para isso desloca-se para uma vila habitada por alguns fazendeiros. Contudo, após chegar ao local e o seus companheiros de viagem de Kennedy terem misteriosamente desaparecido, repara que esta vila não é assim tão vulgar. Sendo atacado pelos moradores do local. O que raio se está a passar aqui? 

Não é um shot by shot Remake 

Como já é costume nas Demos disponibilizadas pela CAPCOM de Resident Evil, alguns elementos podem não estar de acordo com a versão final e a meu ver pode ser o caso aqui, contudo, há muito “sanguinho” a se extrair daqui. 

O jogo é bonito, é sempre incrível ver-se sempre o salto geracional quando aparece estes Remakes, especialmente quando é de um jogo com uns bons anos em cima. Aprecio o facto que este não é como os outros Remakes, pois Resident Evil 4, não é um shot by shot Remake. Este consegue ter aqui uma apresentação diferente em alguns aspetos, mas a base é a mesma.

O espaço no interior de edifícios e no seu exterior, é repleto de detalhes ao contrário do original, mas isso era o esperado. Gosto que exista aqui momentos para se apreciar, pensados para os jogadores que jogaram original. Um momento que achei genial, foi como um dos agentes acabou por chegar ao seu “destino”, foi um toque especial, o qual espero que o jogo tenha mais.  

Modernizações que tornam a experiência mais acessível  

Uma das mais gritantes mudanças é na sua jogabilidade, para os que se lembram este é dos primeiros Third Person Shooters, no qual a mira era aplicada como um ponteiro laser que era o único indicador onde o personagem ia apontar a sua arma. Este estilo foi modernizado, para o que já estamos habituados. Para além disso o combate corpo a corpo encontra-se mais polido e com algumas artimanhas adicionais. Foi introduzida a possibilidade de se abaixar, o que permite matar silenciosamente inimigos por trás e esgueirar-se pelos inimigos sem ser detetado. Sim, Residen Evil 4 tem um parry, tal como conhecida a sua função isto permite que não seja defender de ataques de um inimigo. Existe algo de satisfatório em travar uma motosserra, apenas com uma faca.  

Não sei se foi algo considerado apenas para a Demo, mas a faca tem uma limitação no seu uso, esta acaba por se tornar inutilizável, quando a barra acima chega ao seu limite, ao contrário do original que tem uma durabilidade infinita. Fico curioso de como será executada esta ideia e se a mesma vai for para a frente, porque como referido existem elementos que podem mudar na versão final, já que no original esta faca fazia milagres quando acabavam as balas. 

Como esperado, o som do ambiente está fantástico, mas pessoalmente não esperava menos da Capcom. Este executado com tanto detalhe, seja nos passos do que nos rodeia, na colocação da música. Um dos pontos que estou curioso para ver quando meter as minhas mãos em cima.

Pouco tempo para se tremer de medo, mas deixa alguns cabelos em pé

A realidade é que esta é uma curta DEMO, que desde já me surpreende não ter qualquer tempo limite ou limitação, para além da sua reta final programada, contudo ainda existe um modo mais difícil secreto que é um bom extra para quem tem interesse em ter o coração aos pulos. Pelo pouco que joguei, é notável que a Capcom está a colocar vários esforços para trazer este emblemático título para um novo publico, não trazendo uma experiência totalmente igual. Com alguns elementos que o destacam e uma nova roupagem, tornando-o mais expansivo.  

Para me preparar para ficar com os cabelos em pé, tenho estado a jogar pela primeira vez o Resident Evil 4 original, poderão saber qual a minha opinião, quando lançar a sua análise aqui no site.  

Related posts