Após o port de Traffix (que podem ler a nossa análise aqui), a Nerd Monekys com a Infinity Games anunciaram mais um jogo que sai dos Smartphones para a Nintendo Switch. Railways: Train Simulator chega dia 07 de julho mas originalmente foi lançado no dia 7 de abril de 2020 para Android.
O que é Railways: Train Simulator?
Neste jogo temos o controlo das linhas ferroviárias, onde o objetivo é muito simples, impossibilitar o choque entre comboios e apanhar o máximo número de passageiros para levar ao seu devido destino. Com um design minimalista, e citando o meu colega João Duarte: “Railways promete agradar o vosso Verão com paisagens simples, mas com um espírito relaxante, contudo é de avisar que o jogo tornar-se-á bastante caótico ao longo dos níveis…” e não só, mesmo sendo “simples”, o jogo detém pelo menos 30 níveis e 2 modos de jogo (Contra-relógio e o Infinito), sim! digo que tem pelo menos 30 níveis porque não consegui fazê-los todos, mas já vamos a essa parte. No modo Contra-relógio o objectivo é num determinado tempo apanhar um determinado número de pessoas e assim ganhar o máximo de estrelas para passar para a próxima fase. No modo Infinito o único objectivo é apanhar passageiros até não conseguirmos mais.

Railways: Train Simulator é um jogo que funciona muito bem nos dois modos da Nintendo Switch, tando em Healded ou no modo Dock, mas o meu favorito é mesmo no modo portátil,o jogo consegue tirar bem o proveito do ecrã tátil que temos ao nosso dispor. Eu sei o que vão dizer, isto é um port de um jogo mobile e é assim que funciona, mas digo-vos que está muito bem feito, achei muito responsivo. Já na parte de jogar com comando, o layout que meteram as vezes confundia um pouco ou então passava um intput duplicado. Por algumas vezes queria passar só para a linha de baixo e o jogo assumia 2 linhas, não é nada que estrague a experiência num geral mas às vezes conseguia fazer o impossível de chocar dois comboios porque sim. Mas no geral dá para jogar muito bem nos dois modos.
Um jogo perfeito para disléxicos
Como disse no início do artigo, ainda não completei os 30 Niveis, não porque o jogo está mal feito ou porque Railways: Train Simulator é difícil, simplesmente porque tenho um handicap a mais para este jogo, sou disléxico.
Ao jogar percebi que o próprio jogo parece muito aos treinos que fazia no centro. Desde a parte que os passageiros são figuras geométricas diferentes, os comboios têm várias cores, e como temos que ligar esses fatores todos para conseguir passar de nível e consequentemente passar o jogo por completo.

Uma das complicações que este problema detém é mesmo conseguirmos focarmo nos em muita coisa em simultâneo, desde onde o comboio tem que ir para X linha, passar certo obstáculo, não chocar com outro comboio, até conseguirmos apanhar os vários passageiros é um dos factores que me complica a mim como jogador. Isso quer dizer que o jogo é mau? Não claro que não, até pelo contrário, é um óptimo exercício que me faz melhorar a minha capacidade de raciocínio, por isso dou os meus parabéns à Infinity Games por esse feito, mesmo sabendo que nunca foi um foco ou motivo por fazê-lo. É mesmo caso para dizer que uma coisa tão simples consegue ajudar problemas mais complicados.
Caso queiram saber mais do que se trata dislexia aqui um link.

Veredito final
Railways: Train Simulator é um jogo simples que se torna caótico num segundo a seguir, com um art style e banda sonora simples que ajuda muito a jogabilidade, para os fãns de simuladores é um ótimo jogo só para descontrair no sofá ou mesmo naquelas longas viagens. Para aqueles que detêm um problema semelhante ao meu tem aqui uma boa aposta para ir treinando alguns pontos que temos dificuldade.
Railways: Train Simulator já está disponível para Android na Google Play e está disponível a pré-reserva na Nintendo eShop (com data de saída a 7 de julho.)

7.0 Score
Pros
- Controlos tutch
- Art style
- Progrção dos niveis
Cons
- Modo dock (jogar com pro controler)
Related posts
Especiais
Play Youth 2022 – o Resumo!
No passado fim de semana, tal como anunciamos, 09 e 10 de julho, houve um evento em Corroios. A Play Youth é um evento que ocorre todos os anos, no verão e esta foi a sua segunda edição. O objetivo é promover os jogos em…
“It’s time to duel” – Obrigado por tudo, Kazuki Takahashi
A Infância foi uma parte muito importante para o nosso crescimento e muitas das horas que passamos foi a ver televisão em que explorávamos imensos mundos, acompanhamos muitos personagens nas suas jornadas, as quais fizemos parte. Numa grande infelicidade, relato que Kazuki Takahashi faleceu com…
Hoje o João Duarte, A.K.A. Arnux faz anos!
Hoje é dia 06 de julho, pois é… Foi neste dia que tudo começou nerdies. É neste dia que nós equipa da Caixa Nerd começamos uma tradição de deixar aqui no site uma mensagem a parabenizar os nossos editores, por isso hoje a equipa decidiu…
A CaixaNerd no IberAnime!!!
O maior evento de cultura pop japonesa regressou! Depois de uma paragem devido à pandemia instalada em todo o Mundo o Iberanime regressou em força, e rapidamente os bilhetes esgotaram, sendo que também foram considerados os bilhetes vendidos no ano anterior (mas como este evento…
Iberanime (Maio, 2022) – Tudo o que precisas de saber
Após vários anos de adiamentos devido ao Covid, o Iberanime volta em força, celebrar a cultura pop e nipónica que está cada vez mais popularizada. Neste evento podem esperar ver imensos cosplayers, participar em painéis dedicados a variadas áreas e venda de merchandise de anime,…
Oeiras Gaming 2022 – O evento !
Começo este artigo por agradecer à organização pelo convite, eu e o Bernardo Horta, estivemos sábado dia 14, em Oeiras, no evento Oeiras Gaming 2022. Como foi o evento? Oeiras Gaming é um evento focado nos eSports, e isso não faltava! Mas não era tudo,…
Watch Party Star Wars, venham ver connosco!
Estamos perto do dia May the 4th be with you (4 de Maio), o dia em que se celebra esta popular serie de filmes e onde normalmente haverá anúncios do mesma. Já que o primeiro filme irá celebrar dia 25 de Maio aos 45 anos…
Caça ao Ovo – Passatempo Páscoa 2022
Olá Nerdies!A caça ao ovo está oficialmente aberta!A partir de hoje até sábado dia 16, encontra todos os ovos escondidos nos posts pelas nossas redes (Twitter, Instagram e Facebook) e habilita-te a participar numa edição especial do “Quem Quer ser Nerd”!Para te habilitares tens de…
Adeus Alexandre! Um Obrigado e até já! – Dia 1 de abril hehehehe!!!
Para aqueles que nos seguem, já se devem ter reparado que o nosso editor Alexandre Amador tem estado um pouco ausente nos últimos tempos, e já se devem ter perguntado se algo se passa com ele. Pois bem, este artigo serve exatamente para isso, para…
Dia da Mulher, um nosso muito Obrigado!
Hoje é dia da Mulher, por isso mesmo, a parte masculina da Caixa Nerd decidiu escrever um pequeno artigo a agradecer as mulheres que trabalham connosco. Podemos que atrás de um grande projeto há uma grande mulher e aqui por acaso são duas. Para quem…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…