Análises, Jogos

Railways: Train Simulator (Nintendo Switch) – Análise

Após o port de Traffix (que podem ler a nossa análise aqui), a Nerd Monekys com a Infinity Games anunciaram mais um jogo que sai dos Smartphones para a Nintendo Switch. Railways: Train Simulator chega dia 07 de julho mas originalmente foi lançado no dia 7 de abril de 2020 para Android.

O que é Railways: Train Simulator?

Neste jogo temos o controlo das linhas ferroviárias, onde o objetivo é muito simples, impossibilitar o choque entre comboios e apanhar o máximo número de passageiros para levar ao seu devido destino. Com um design minimalista, e citando o meu colega João Duarte: “Railways promete agradar o vosso Verão com paisagens simples, mas com um espírito relaxante, contudo é de avisar que o jogo tornar-se-á bastante caótico ao longo dos níveis…” e não só, mesmo sendo “simples”, o jogo detém pelo menos 30 níveis e 2 modos de jogo (Contra-relógio e o Infinito), sim! digo que tem pelo menos 30 níveis porque não consegui fazê-los todos, mas já vamos a essa parte. No modo Contra-relógio o objectivo é num determinado tempo apanhar um determinado número de pessoas e assim ganhar o máximo de estrelas para passar para a próxima fase. No modo Infinito o único objectivo é apanhar passageiros até não conseguirmos mais.

Railways: Train Simulator é um jogo que funciona muito bem nos dois modos da Nintendo Switch, tando em Healded ou no modo Dock, mas o meu favorito é mesmo no modo portátil,o jogo consegue tirar bem o proveito do ecrã tátil que temos ao nosso dispor. Eu sei o que vão dizer, isto é um port de um jogo mobile e é assim que funciona, mas digo-vos que está muito bem feito, achei muito responsivo. Já na parte de jogar com comando, o layout que meteram as vezes confundia um pouco ou então passava um intput duplicado. Por algumas vezes queria passar só para a linha de baixo e o jogo assumia 2 linhas, não é nada que estrague a experiência num geral mas às vezes conseguia fazer o impossível de chocar dois comboios porque sim. Mas no geral dá para jogar muito bem nos dois modos.

Um jogo perfeito para disléxicos 

Como disse no início do artigo, ainda não completei os 30 Niveis, não porque o jogo está mal feito ou porque Railways: Train Simulator é difícil, simplesmente porque tenho um handicap a mais para este jogo, sou disléxico.

Ao jogar percebi que o próprio jogo parece muito aos treinos que fazia no centro. Desde a parte que os passageiros são figuras geométricas diferentes, os comboios têm várias cores, e como temos que ligar esses fatores todos para conseguir passar de nível e consequentemente passar o jogo por completo.

Uma das complicações que este problema detém é mesmo conseguirmos focarmo nos em muita coisa em simultâneo, desde onde o comboio tem que ir para X linha, passar certo obstáculo, não chocar com outro comboio, até conseguirmos apanhar os vários passageiros é um dos factores que me complica a mim como jogador. Isso quer dizer que o jogo é mau? Não claro que não, até pelo contrário, é um óptimo exercício que me faz melhorar a minha capacidade de raciocínio, por isso dou os meus parabéns à Infinity Games por esse feito, mesmo sabendo que nunca foi um foco ou motivo por fazê-lo. É mesmo caso para dizer que uma coisa tão simples consegue ajudar problemas mais complicados.

Caso queiram saber mais do que se trata dislexia aqui um link

Veredito final

Railways: Train Simulator é um jogo simples que se torna caótico num segundo a seguir, com um art style e banda sonora simples que ajuda muito a jogabilidade, para os fãns de simuladores é um ótimo jogo só para descontrair no sofá ou mesmo naquelas longas viagens. Para aqueles que detêm um problema semelhante ao meu tem aqui uma boa aposta para ir treinando alguns pontos que temos dificuldade. 

Railways: Train Simulator já está disponível para Android na Google Play e está disponível a pré-reserva na Nintendo eShop (com data de saída a 7 de julho.) 

        

7.0
Score

Pros

  • Controlos tutch
  • Art style
  • Progrção dos niveis

Cons

  • Modo dock (jogar com pro controler)

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