Análises, Jogos

Package Inc – Análise (Nintendo Switch)

 Desenvolvido pela Infinity Games, Package Inc tem como premissa criar um serviço de entregas no qual é preciso equilibrar um fluxo de encomendas por diferentes postos, de forma que nenhum fique sobrelotado. Este jogo ganha agora nova vida na Nintendo Switch graças ao trabalho da Nerd Monkeys.

Conceito simples, jogo complexo

 O conceito do jogo é simples, construir e organizar estações e hubs de forma que as encomendas vindas do armazém cheguem às respetivas estações, isto enquanto as estações geram mais encomendas para outras estações. À partida isto parece simples, no entanto, à medida que se constroem mais estações, estas vão criando mais encomendas, de forma a sobrelotarem caso não se tenha atenção, tendo então de construir mais estações e hubs, ou reorganizar estações para desentupir passagens, mas irão eventualmente criar mais encomendas que precisarão de mais estações e… é um ciclo sem fim.

 Passemos às regras:

  • O jogo começa com um armazém e alguns hubs, sendo ambos fixos
  • O armazém pode ter até 8 canais, mas estes são exclusivos para hubs. Os Hubs podem ter até 5 canais e servem de ponte para as estações, que podem ter 3.
  • Estações iguais não se podem ligar diretamente.
  • Apenas as estações podem ser deslocadas após compradas.
  • O jogo acaba quando se perderem 10 encomendas no total.

 Cada cidade tem um armazém, e todas começam com uma disposição inicial diferente de hubs, obstáculos (como monumentos, linhas ferroviárias, etc), e espaços multiplicadores de dinheiro, já que cada estação gera dinheiro a receber as respetivas encomendas. Cada cidade tem também um leque de 4 estações diferentes, podendo estas ser casas, lojas, hotéis, entre outros.

Cidade de Tóquio de dia em Package Inc

 Com o dinheiro que esta rede vai gerando, podem-se comprar mais estações e hubs, para equilibrar o fluxo de encomendas, tal como fazer-lhes upgrades na velocidade de distribuição dos seus canais ou na sua capacidade de armazenamento, sendo esta crucial pois caso seja excedida as encomendas em questão perdem-se no sistema. Outra opção para fazer dinheiro são os pinheiros e moinhos, que vão gradualmente fazendo mais dinheiro sem precisar de qualquer atenção. Convém também prestar atenção aos comboios que passam ocasionalmente com dinheiro para coletar.
 Convém salientar que para todas estas compras, os preços de todos os postos e upgrades vão aumentando quantos mais se comprarem, fazendo com que seja cada vez mais difícil aumentar este sistema caso este não esteja bem organizado. A organização é fulcral para a longevidade de um serviço destes, já que cada posto envia a encomendas para a respetiva estação que esteja mais próxima, sendo assim necessário um posicionamento estratégico de forma a não sobrecarregar nenhum dos postos.

A distribuir encomendas pelo mundo

 Package Inc conta com 11 níveis, sendo cada um deles baseado numa cidade famosa do nosso mundo (com a exceção do primeiro, onde se faz o tutorial), como Paris, Nova Iorque, Londres, entre outras. Estas cidades vão sendo desbloqueadas à medida que se ganham estrelas, tendo cada nível 3 estrelas para conquistar, cumprindo missões como construir um certo número de estações ou de hubs, aumentar o armazenamento ou velocidade dos postos x vezes, ou entregar umas quantas encomendas, isto antes de perder 10 encomendas, o que leva a game over.

Cidade de Istambul de noite em Package Inc

 Tanto o design da interface como dos níveis são simples e bem conseguidos, tal como a premissa do jogo. O esquema de cores de cada cidade é suave, e combina bem com a música relaxante de fundo, se bem que em Melbourne a cor das encomendas de boutiques e hotéis são idênticas, o que me causou alguma confusão, e as cores dos canais então são praticamente indistinguíveis. Imagino que para alguém com daltonismo este problema vá abranger mais casos, sendo que não existe qualquer opção que ajude nestes.

 No que diz direito a controlos, nota-se que o jogo foi pensado para um ecrã tátil, e apesar de este ser de facto o modo mais intuitivo de se jogar, a Nerd Monkeys fez um trabalho incrível em traduzir este jogo para o comando. Ao início pode parecer estranho o mapeamento dos botões, mas acreditem que entranha ao fim de algum tempo de jogo, sendo até mais fácil (pelo menos para mim) deslocar estações com o analógico do que com o dedo.

 Mas esta jogabilidade não está isenta de falhas, já que por vezes, reorganizar estações pode ser um autêntico pesadelo, pois não dá para ver claramente o espaço que cada posto ocupa sem estar selecionado, e quando pensamos que temos espaço que chegue para a estação, esta do nada salta para o lado oposto, onde de facto tem espaço, ou quando os canais estão a ocupar um espaço incómodo, e estes só mudam movendo uma estação adjacente, podendo aqui o jogo beneficiar caso tivesse uma opção de edição dos mesmos. Outro pequeno inconveniente que encontrei foi de não conseguir parar o tempo quando com o menu de compra dos postos aberto, mas isto apenas com o comando.

Cidade de Melbourne de noite e de chuva em Package Inc

 Existem também opções para mudar o ambiente, mais em específico entre noite e dia e céu limpo ou com chuva. Esta opções são um bom extra no que diz a customização, no entanto, nas fases mais avançadas de um serviço, com cerca de 20 a 25 postos diferentes no mapa e com um grande fluxo de encomendas, combinado com a opção de chuva, a minha Switch (modelo OLED) passou grandes dificuldades que resultaram na perda séria de frames, especialmente quando a deslocar estações. Não recomendo por isso esta opção para proporcionar experiências suaves de jogabilidade.

Uma ótima experiência stressante para relaxar

 Package Inc é uma ótima experiência para passar tempos mortos, e a Switch é notoriamente a melhor consola para tal, pois pode ser jogado em casa na dock, por exemplo numa pausa do estudo ou teletrabalho, ou portátil à espera de uma consulta ou de um comboio. E por mais stressante que esteja a ser equilibrar 20 estações ao mesmo tempo, nada bate a sensação de completar 3 estrelas após muita luta (estou a olhar para ti Tóquio, ainda não desisti).

7.0
Score

Pros

  • Premissa simples e bem conseguida
  • Grande variedade de possíveis estratégias
  • Design simplista e agradável

Cons

  • Dificuldade no manuseamento dos postos
  • Performance quando combinado com chuva

Related posts