Antevisões, Artigos, Jogos, Novidades

O que esperar do novo Counter-Strike 2

Depois da transferência de “Dota 2” para a mais recente engine da Valve, o “Source 2”, em 2015, finalmente chegou a vez do “Counter-Strike” ter a sua versão no motor da criadora da Steam. Este espaço serve para responder algumas perguntas que possam ter sido levantadas com esta nova notícia, bem como dizer o que esperar de novo deste título.

“CS2” é realmente um jogo novo?

Trata-se de um porte do “Counter-Strike: Global Ofensive” da “Source” para a “Source 2”, motor mais recente da empresa americana, onde nasceu “Half-Life: Alyx”, por exemplo. Ou seja, não se pode tratar “Counter-Strike 2” como um novo jogo, mas sim uma versão 2.0 de “CSGO”.

As nossas skins estão salvaguardadas nesta nova versão?

A resposta à pergunta mais frequente desde que os rumores acerca deste porte começaram a sair é sim. A Valve salvaguarda que todas as skins adquiridas na antiga versão estão asseguradas na nova e ainda garantem ter melhor aspeto, causado pelas novas texturas e iluminação.

Quais são as mudanças visuais?

Este é, talvez, o primeiro impacto desta atualização. Houve um aprimoramento gráfico, tanto no cenário, como no armamento e no visual dos personagens. Os mapas sofreram um rework visual, melhorando a sua iluminação (característica importante na diferença entre “Source 1” e “Source 2”) e alterando subtilmente o design. O site oficial do jogo possui várias demonstrações no que toca às mudanças visuais de alguns mapas.

Os menus e HUB’s do jogo foram renovados para versões mais modernas e “clean”.

Para além disso, as granadas possuem diferentes efeitos visuais, após o seu acionamento, mas lá iremos.

O que mais muda em termos de jogabilidade?

Há dois pontos que estão mais realçados no primeiro impacto: a utilização das famosas granadas de fumo e o thick rate.

No que toca às granadas de fumo, uma nova física para esta utilitária foi adicionada ao jogo. A famosa “Smoke” possui diferentes comportamentos em relação à sua interação com os jogadores e com o próprio cenário. Agora, o fumo é capaz de ter em conta irregularidades, como portas e condutas de ventilação abertas e molda-se a essas mudanças de forma mais realista. Para além disso, granadas HE ou disparos são capazes de dissipar por um curto intervalo de termo o fumo saído do item.

Quanto ao thick rate, pela experiência de elementos importantes da comunidade de “CS”, como Gabriel “Fallen” Toledo ou Alexandre “Gaulês” Borba Chiqueta, parece estar próximo aos valores utilizados em servidores competitivos, como o “FaceIt” (128), pelo menos em sensação. Na verdade o que aconteceu foi que cada pacote enviado para o servidor tem uma maior quantidade de informação, acelerando os cálculos e respostas desse mesmo servidor e burlando o tick rate de apenas 64.

Outra mudança significativa está na melhor audição do som envolvente, bem como novos sons de armas e ruídos de disparo. Houve, também, uma alteração subtil no efeito sonoro da “Flashbang”.

Quando e como posso experimentar esta versão?

O pacote definitivo desta atualização apenas será libertado na época do verão do hemisfério Norte. No entanto, no dia 22/03/2022 foi emitida uma versão fechada de testes deste “CS2”. Ela só pode ser jogada por um grupo específico de utilizadores, que a Valve seleciona tendo em conta alguns parâmetros, como tempo de jogo em servidores da empresa, bem como comportamento no jogador no jogo e estado da sua conta “Steam” (provavelmente relacionado com o seu nível e tempo de utilização).
Não te preocupes se não foste selecionado para este teste por agora. Os desenvolvedores prometeram um aumento progressivo de jogadores habilitados para experimentar em primeira mão “Counter-Strike 2”.

Saberás se foste selecionado quando entrares no menu principal de “CSGO”. Caso sejas um dos felizes contemplados, aparecerá um aviso que perguntará se aceitas a entrar no teste fechado. Após a confirmação, irá começar a instalação. A seguir, basta entrar no jogo na opção apropriada para o teste e pronto, entraste nesta nova experiência.

Related posts