Foi há 16 anos atrás que Wii Sports entrou nas nossas vidas e mudou o mundo dos videojogos, espalhando a Wii por todas as classes etárias. O que era para ter sido apenas uma demonstração das capacidades do Wii remote, tornou-se num fenómeno global adorado por muitos, com direito a novas iterações como Wii Sports Resorts na Wii e Wii Sports Club na Wii U, chegando agora à Nintendo Switch, se bem que está um bocado diferente.
Quem são estes Sportmates?
O que salta logo à vista de toda a gente são estes novos avatares, os Sportmates, a minha questão é porquê? Quando a Nintendo já tem uns dos avatares mais icónicos do mundo gaming, com uma enorme flexibilidade para criar diferentes rostos e personalidades (e não só), é triste ver os Miis a perder destaque para uns personagens tão genéricos e com uma personalização tão inferior.

Em termos de personalização facial, os Sportmates são muito limitados, podendo escolher apenas de entre 6 opções para toda a face, sendo que nenhuma delas altera a forma base dos olhos, boca ou nariz, apenas pormenores de género e idade. Em termos de outras opções, como penteados, detalhes faciais e roupas, as opções são inicialmente limitadas, mas são, no entanto, desbloqueadas no modo online, juntamente com títulos, emotes e equipamento desportivo. A cada 100 pontos ganhos online, é possível desbloquear um item aleatório de entre certas coleções, em que conseguido todos estes itens (pois não é possível ter repetidos), é desbloqueado o conjunto destacado à direita, e concluída a coleção.
Vale salientar que qualquer destas seleções de cabeça e de face não é compatível com Miis, o que dá a forte impressão de que todo este jogo foi feito à volta destes Sportmates, em que os Miis só estão presentes para não enfurecer os fãs mais leais à franquia.
Bem vindo a Spocco Square!
Temos também uma nova localização, Spocco Square é o local onde Sportmates e Miis praticam os 6 desportos disponíveis: Voleibol, Badminton, Bowling, Futebol, Chambara e Ténis. Por um lado, foi uma oportunidade perdida para voltar à Wuhu Island, presente em Wii Sports Resort, que já tinha vários espaços preparados para vários desportos, para além que seria uma viagem nostálgica para os fãs. No entanto, não foi esquecida a banda sonora, que foi reinventada e espalhada um pouco por todo o lado, que ajudam a relembrar que ainda há um bocado de Wii Sports nisto. Os cenários estão bem detalhados e cheios de vida, caracterizando Spocco Square como este enorme centro desportivo, não convém é prestar demasiada atenção aos Sportmates de fundo, pois a framerate a que estes se movimentam é bastante reduzida para poupar a Switch.

Voleibol
Voleibol é uma das mais recentes adições à franquia, é jogado em 2v2, quer seja local ou online, em que cada jogador vai alternando automaticamente de posição, passando por receber, passar, chutar, bloquear e defender a bola. Em Nintendo Switch Sports, Voleibol baseia-se muito em timing, sendo que ao fazer os movimentos todos consecutivamente no momento certo vai resultar num chuto mais forte e difícil de defender, sendo este mais fraco quantos mais movimentos mal feitos acontecem.

Não há grande controlo do movimento do personagem, apenas é possível mover-se lateralmente quando se está prestes a bloquear ou defender uma bola, e ao chutar é possível escolher a direção movendo o Joy-Con, embora esta nunca saia das 4 linhas, o que por um lado facilita o jogo para quem tem menos experiência, por outro tira algum propósito ao apenas fazer os movimentos no tempo esperado.
No entanto, em jogos longos em que ambas as equipas jogam bem e defendem constantemente, gera-se uma competitividade saudável ao aguentar o jogo até que um dos lados falhe, o que torna o jogo divertido.
Badminton
Badminton é outra nova adição neste jogo, sendo jogado aqui apenas em 1v1, quer seja local ou online, em que dois jogadores vai passando o volante de um campo para o outro, com o auxílio da raquete, até que um dos lados falhe e deixe cair o volante no seu lado do campo.
Um bocado como o Ténis de Mesa em Wii Sports Resort, o jogador não tem controlo sobre o movimento do personagem, no entanto, pode escolher a direção da tacada dependendo de como manuseia o Joy-Con, e embora o volante nunca passe para fora do campo, o personagem perde o equilíbrio quando acerta no volante numa posição precária, podendo aqui o adversário aproveitar a abertura para jogar o volante no campo oposto.

Sendo assim, o objetivo de cada jogador é lançar o volante para diferentes lados do campo, de forma a encontrar uma posição desconfortável para o adversário falhar a tacada, podendo usar o botão ZL/ZR para lançar o volante perto da rede.
Bowling
Bowling é um clássico adorado por todos, e Nintendo Switch Sports não seria um verdadeiro sucessor de Wii Sports sem este desporto. Até 4 jogadores podem jogar localmente, e 16 no modo online “Bowling de Sobrevivência”, em que vão sendo eliminados os jogadores com as pontuações mais baixas ao longo de 3 rondas com 3 turnos cada, sobrando 3 jogadores na final para disputar os lugares do pódio.

O bowling em si é idêntico ao que estamos habituados, sendo a maior diferença proporcionada pelo tamanho dos próprios comandos, sendo preciso apenas “apanhar o jeito” de jogar bowling com um Joy-Con, e também de se manter premido o botão durante todo o lançamento, o que era antes uma opção mudável em Wii Sports Resort é agora definitivo. É de lamentar, no entanto, que já não é possível lançar a bola para trás de forma a fazer toda a gente saltar.
No modo local podemos escolher também entre “Tradicional” e “Especial”, em que este último apresenta obstáculos ao longo da pista, obrigando ao uso estratégico de posicionamento (usando os analógicos) e inclinação (com os botões direcionais/YA) da trajetória da bola, como também de a lançar efeito, girando o Joy-Con durante o lançamento.
Futebol
Futebol é outra nova adição, e é aquele que mais difere do próprio desporto em si. Pode ser jogado localmente em 1v1 e 4v4, ou em 4v4 online. Para além de 4 jogadores por equipa (pois 11 seria demasiado caótico), e de não existir guarda-redes, a bola é do tamanho dos jogadores, o campo é fechado onde em vez de linhas de saída temos paredes, e as balizas quebram numa explosão colorida ao marcar golo, parece-vos familiar? Este futebol assemelha-se muito a um Rocket League onde se tem gente em vez de carros.
Os controlos são também os que mais diferem do desporto original, sendo preciso segurar dois Joy-Con por pessoa, usando o analógico esquerdo para mover o personagem, o analógico direito para mover a câmara, B para saltar, ZL para correr, chutar movendo o Joy-Con direito na direção pretendida, e segurando o ZR para passar a bola, e mover ambos os Joy-Con para baixo faz o personagem lançar-se numa poderosa cabeçada.

A versão física do jogo vem com uma correia para prender um Joy-Con à perna, idêntica ao de Ring Fit, que serve para fazer o movimento de chute no modo local “Duelo”, em que se trata de uma espécie de penalidades, onde os dois participantes chutam à vez uma bola contra uma baliza aberta, sendo que a bola passa em movimento pelo personagem, tendo este de a chutar no momento certo, e sim é só isto. No entanto, está a ser trabalhada uma função para esta correia ser usada nos jogos regulares, sem data prevista.
O interessante é que mesmo com estas diferenças todas, o jogo é divertido. É preciso trabalhar em equipa de forma a posicionar-se adequadamente e a fazer passes entre si, não dando chances à equipa adversária de defender, e ao mesmo tempo não dar espaço para um contra-ataque e defender bolas perigosas, ou seja, a essência do futebol ainda está lá.
Chambara
Introduzido em Wii Sports Resort e outrora chamado de Swordplay (Jogo de espadas), agora Chambara, regressa com novo nome e nova vida em Nintendo Switch Sports. Tal como o seu antecessor, é uma luta de 3 rondas, em que o jogador tenta atirar o adversário fora da plataforma redonda para a piscina que a rodeia em baixo à espadada, evitando este ser atirado pelo adversário, podendo este defender-se com o botão ZL/ZR posicionando a espada de forma a travar a espadada do adversário e vice versa.

Replicando na perfeição o que se fez em Wii Sports Resort, incluindo a ronda final em caso de empate numa plataforma muito mais pequena, Nintendo Switch Sports inova na adição de mais espadas, cada uma com um estilo de jogo diferente: A Espada, sendo esta a mais básica, mas que dá as tacadas mais fortes; A Espada de Energia, que vai absorvendo energia quando mais defende, e ficando progressivamente mais forte; E as Espadas Gémeas, tendo uma espada em cada mão (necessita de dois Joy-Con), podem fazer movimentos especiais poderosos.
Chambara conseguiu trazer nova vida ao jogo, sem perder a sua essência original, em que cada jogador tenta prever os movimentos do seu adversário, fazendo deste um ótimo jogo psicológico que precisa de bons reflexos. Chambara é então, a meu ver, o desporto mais bem conseguido deste jogo, muito por culpa da nostalgia, o que é pena pois sou uma nódoa neste.
Ténis
Conhecido por todos, Ténis é mais um dos originais que volta a marcar presença nesta nova adição à família Sports da Nintendo. Este pode ser jogado em 1v1, em que cada jogador joga com duas personagens semelhantes em simultâneo do mesmo lado do campo, ou em 2v2, sendo que online, para dois jogadores jogarem do mesmo lado do campo, estes têm de estar na mesma consola, podendo então jogar online em 2v1.

Aqui aplica-se o dizer “no que está bom não se mexe”, sendo a jogabilidade deste idêntica ao seu antecessor, em que interessa o timing em que se taca a bola, podendo esta fugir para fora do campo caso se acerte demasiado cedo ou tarde. Realça-se, no entanto, que ao jogar localmente é possível escolher entre 1, à melhor de 3 e de 5 para o número de rondas, em que a pontuação vai de 0, para 15, 30, 40 e jogo, o normal do ténis, mas que em partidas online, joga-se exclusivamente uma ronda de 0 até 7 pontos.
Aqui não há muito mais a dizer, se por um lado a jogabilidade está no ponto, a par com o que foi feito anteriormente, por outro perdeu alguma flexibilidade em termos de opções de jogo, em que o online só complica mais as coisas.
Golf
Golf é outro desporto que voltará a estar presente. Está previsto chegar a Nintendo Switch Sports em outono deste ano como DLC gratuito, e poderão contar com uma atualização a esta análise assim que chegar.
Online em Spocco Square
O online de Nintendo Switch Sports, em termos de conexão entre jogadores, surpreende pela positiva tendo em conta ao que a Nintendo nos habituou. Há pequenas exceções, em que por exemplo, a bola de ténis fica parada no ar por breves momentos após ser acertada, em que o movimento das espadas não é tão fluido, ou em que a bola de futebol “teletransporta-se” para o outro lado do campo, sendo que muitos destes foram registados quando conectado com um amigo do outro lado do oceano, sendo de resto, bem mais raras estas falhas.

É possível comunicar online através de emotes, em que o jogador começa com 4 de base que podem ser trocados por outros que são ganhos nas coleções de itens. O jogador pode também exibir um título composto por duas partes, recebendo também mais opções a partir das coleções, em que a parte interessante destes é que são exibidos para todos na língua do seu jogador, mostrando a grande variedade de nacionalidades presentes numa só partida. Torna também muito fácil descobrir bots no meio das partidas (que o próprio jogo confessa que vão estar presentes nas partidas online), em que para além de terem um nome muito genérico (como Mary, Hiromasa ou Kevin), têm os títulos na língua do jogador. O primeiro jogo de cada desporto que o jogador joga vai ser sempre acompanhado por bots com uma prestação medíocre, para fazer uma transição mais suave para o online, e porque alguns dos jogos precisam de um tutorial antes de jogar.
Ao conseguir algumas boas prestações num certo desporto, o jogador fica qualificado para a liga Pro, onde o jogador compete com outros para subir a sua classificação na liga, começando pelo rank E, passando para E+, D-, D, por aí fora até ao rank A. Caso o jogador não pretenda participar, existe uma opção para desativar este modo.

Restrições que não fazem sentido
Tal como Wii Sports, Nintendo Switch Sports foi feito para ser jogado com amigos e família, numa nova era em que o online é essencial para reunir amigos que outrora não poderiam jogar juntos. Então, porque não conectar-me online com os meus amigos para jogar contra o mundo, fazendo por exemplo, uma equipa de futebol ou uma dupla de voleibol, ou ver quem é eliminado primeiro no bowling? Um dos principais problemas deste jogo é a falta de flexibilidade ao jogar com amigos, em que jogando online com amigos não é possível ter as recompensas do modo online, tornando-se num pseudo modo local em que, em desportos com mais jogadores as vagas são preenchidas por bots, e em que o jogo obriga pelo menos um jogador a ficar na equipa adversária, impedindo por vezes fazer equipas só de jogadores.
Uma experiência Nintendo Sports renovada
Nintendo Switch Sports é uma nova adição à família Nintendo Sports, intervalando 13 anos desde Wii Sports Resort, (e 9 anos desde Wii Sports Club, tratando-se este de um remake de Wii Sports), tendo por isso a Nintendo inovado, em termos de diferentes desportos e de funcionalidades online, dando a este jogo uma identidade própria.
No que visa aos desportos, a execução dos mesmos está bem conseguida, sendo que cada pessoa acabará por gostar mais de uns do que outros. Salienta-se, no entanto a falta de variedade de modos de jogo, em que apenas o Bowling e o Futebol apresentam mais destes modos, já que jogos anteriores possuíam mais variedade em cada desporto. O número de desportos disponíveis é satisfatório, porém pequeno quando comparado com Wii Sports Resorts, podendo este ser capaz de aumentar para além do Golf, mas sem garantias que vá acontecer, (eu pessoalmente adoro a ideia de um DLC pago onde o jogador regressa à Wuhu Island com novos desportos e cheia de Miis, é pouco provável, mas posso sonhar).
Em termos de online, o desempenho deste é satisfatório, variando com a distância entre as consolas e com a qualidade da rede de cada um, o que não é satisfatório é o quão estrita é a opção de online com amigos, já que não encoraja muito os jogadores a comprar o jogo para jogar com amigos online. O sistema de pontos e coleções foi uma boa adição, pois basta cerca de 2-3 partidas para desbloquear um novo item, e o sistema das coleções onde não há itens repetidos incentiva o jogador a completar a coleção ou a jogar até lhe calhar o item que queira.
No entanto, para implementar todas esta dinâmica, onde certos itens não fariam sentido nos Miis, estes ficaram em segundo plano, metendo os novos Sportmates nas luzes da ribalta, o que a meu ver prejudica o jogo, não só pela falta de caracterização destes, mas ao perder alguma da familiaridade com Wii Sports, deixando alguns fãs reticentes. Apesar disso, o jogo acerta em muita coisa, pois os desportos são divertidos, a banda sonora é familiar a muitos, e desperta as emoções certas em cada desporto, o jogo está traduzido para várias línguas, incluindo para português que está excelente, e com muita atenção aos detalhes, como por exemplo no minijogo presente nos créditos do jogo.
Nintendo Switch Sports é um jogo que apela a toda a família a levantar-se do sofá, e é aqui que o jogo mais brilha, e apesar de ter perdido alguma da riquesa dos seus antecessores, compensa pelas suas novas adições numa atualidade mais online.

7.0 Score
Pros
- Variedade de desportos para vários gostos
- Recompensas online bem implementadas
- Várias opções de customização
- Banda sonora nostálgica e adequada
- Bom balanço entre novas e velhas mecânicas
Cons
- Online com amigos muito restritivo
- Falta de variedade de modos dentro de cada desporto
- Novos avatares muito genéricos
- Perda de identidade da franquia
Related posts
Especiais
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
LGW2022 – PlayStation Talents
Após 4 dias de evento da Lisboa Games Week 2022 (podem ler aqui: Dia 1, Dia 2, Dia 3 e Dia 4) e também de uma jornada de pequenas entrevistas neste evento, a CaixaNerd traz-vos um pequeno rescaldo de alguns dos jogos e desenvolvedores presentes…
Dafne Keen e Amir Wilson na Comi-Con Portugal 2022
No passado sábado, dia 10 de dezembro, na Comic-Con Portugal 2022, Dafne Keen e Amir Wilson, atores da série “Mundos Paralelos” apresentaram ao público português a sua terceira e última temporada. Ambos estiveram presentes na conferência de imprensa fechada para a imprensa e, mais tarde,…
Como foi organizado o espaço da Comic-Con Portugal 2022?
Neste artigo iremos analisar como foram trabalhados alguns espaços dentro do evento, como o Merch, o Creators Hub e as salas principais. Fora do palco também havia movimento, mas era suficiente? A área do palco era definitivamente o espaço principal deste evento, no entanto, a…
Comic-con Portugal 2022 Dia 4 – Resumo
Chegamos ao quarto e ultimo dia da Comic-con Portugal, depois de um sábado atribulado, chega um domingo cheio de força. Este ultimo dia, foi repleto de conferencias e emoções, podemos afirmar que foi um final em grande. Dia 4 – O fim, uma aventura, a…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 3 – Resumo
Dois dias da Comic-Con Portugal já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes e é aquele com…
Comic-con Portugal 2022 Dia 2- Resumo
O segundo dia da Comic-con Portugal já passou, tal como o dia anterior foi um dia mais calmo, o que nos ajudou para ver mais como o evento está organizado e desfrutar das suas conferencias um pouco melhor. Tal como o primeiro dia expomos aqui…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 1 – Resumo
O primeiro dia da Comic-Con Portugal já passou, e para quem não sabia, neste dia tivemos presenças tais como Jabob Batalon; Sean Maguire; Taskmaster RTP, entre outros grandes destaques, como podem ver no nosso artigo anterior – aqui. O dia de ontem, apesar de ser…
Comic-Con Portugal 2022 – Novidades
A Comic-Con Portugal 2022, está à porta, é já amanhã que começa o maior evento de cultura Pop do país, e as novidades não param de chegar. Recentemente foi anúncio que um dos maiores projetos de comédia, vai marcar presença na Comic-Con no dia 11…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…