Artigos, Jogos

Nintendo na Comic Con Portugal – Telmo Couto e Martina Silvestre com Nicole Concha (Live Stage)

Telmo Couto do Meus Jogos e Martina Silvestre do Moshbit Gaming estiveram à conversa com Nicole Concha sobre o impacto que a Nintendo teve e ainda tem em Portugal.

Sendo uma das mais antigas produtores de consolas a Nintendo mantem-se até hoje, presente na industria como uma das maiores em Portugal.

Nintendo encontra-se forte em Portugal?

A conversa começa com inicio deste fanatismo pelos os videojogos, sendo de pequenos que começaram a jogar. O caso do Pokémon, que por muitas vezes não se inicia pelo videojogo mas pelo o clássico anime. Sendo um dos fatores que tenha feito mais pessoas interessadas em Pokémon.

Devido à existência do NSO (Nintendo Swicth Online), é possível jogar jogos que apenas tinha conhecimento e com a existência desse serviço as gerações mais novas podem experienciar variados títulos, desde a NES, SNES e N64. A Martina Silvestre até refere que um dos jogos que mais satisfaziam em agrupamentos familiares, não era Mario Party, mas sim, Pokemon Stadium , devido aos múltiplos minijogos que por lá se encontram.

Com a chegada da Nintendo Switch, foi referido que um dos seus motivos de sucesso é a sua premissa, com fator de ser um consola hibrida. Dando ao jogador a possibilidade de jogar os seus jogos onde se quiser. Telmo comenta que muitos dos jogadores comprar o mesmo jogo duas vezes só para terem o possibilidade de joga-lo na sua consola portátil.

Existem titulo considerados nicho, considera Martina, como o exemplo de Animal Crossing, um IP há uns bons anos atrás tão pouco conhecido e agora um grande fenómeno na Nintendo Switch com o seu titulo mais recente. Por curiosidade é o segundo jogo mais vendido da consola com 40.17 milhões de cópias.

Cada vez mais, existe um ideia de expandir a marca Nintendo, sem ser através dos videojogos, foi um ponto tocado durante entrevista. Já que faz décadas que a empresa japonesa não aposta no grande ecrã e com a chegada do filme do Mario, existe a de chance aparecer mais pessoas interessadas em adquirir a consola e claro mais apostas cinematográficas de títulos da Nintendo.

Mesmo que o lançamento do Pokémon Scarlet e Violet, não tenha corrido bem em termos de como se encontrava o estado do jogo, não deixou de ser um titulo com inúmeras vendas. Contudo, sim, a Pokémon Company prometeu corrigir esses múltiplos problemas no jogo.

Algo que foi destacado, foi a Nintendo ser a única produtora oficialmente presente no evento da Comic Con, tendo o seu palco no espaço gaming demonstra o quanto a empresa tem investido em Portugal. Estando em todos os eventos em todos os anos.

Foi discutido o futuro da Nintendo nos próximos anos, que se aparenta risonho com o lançamento Fire Emblem: Engage e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. Que estarão disponíveis no próximo ano. Entrou também o tema de que se a Nintendo se preparava para lançar uma nova consola, sendo ela uma Switch Pro ou Switch 2. Tendo em conta a aparição de uma possível rival, a Steam Deck. Telmo diz que não considera a consola da Steam uma possível rival, já que esta tem um conceito diferente.

Um grande futuro aguarda-nos

A Nintendo Switch continua a subir em números, tendo sido uma das mais compradas consolas em todo o mundo e se pelo o que se consta permanecerá tão popular e desejada.

Related posts