Subscribe Now
Trending News
Análises, Jogos

Little Big Workshop (PS4) – Analise

Little Big Workshop, é o primeiro projeto produzido pela pequena empresa, a Mirage Game Studios, que vem com a intenção de trazer para indústria um novo jogo de simulação e estratégia. Não sou propriamente o maior fã do género tendo apenas jogado jogos como, Sims e Zoo Tycoon, mas decidi dar uma espreitadela para matar a curiosidade. Este pequeno título, tem como objetivo simular o sentimento de gerir uma fábrica que produz variados materiais. Tendo como objetivo gerar lucro e com o mesmo, aumentar o número de empregados, o espaço, etc. Ao longo do tempo, também vamos desenvolvendo múltiplas empresas, que depositam a sua confiança a nossa distribuição de produtos (sendo um processo imperativo de estabelecermos).

Tu é que comandas.

Algo a apontar é o seu design artístico bastante apelativo, fazendo-me lembrar pequenos brinquedos posicionados num tabuleiro que está a ser suportado por uma mesa de trabalho. Pretendendo assim, dar um sentimento de nostalgia por estarmos a interagir com os trabalhadores e instrumentos como se fosse uma espécie de Roleplaying. Para quem é fã de estratégia em jogos de simulação, este é um jogo indicado para os mesmos. Pois o jogo, envolve vários momentos onde terão escolhas perante o vosso orçamento, para além de decidir quando e se devem despender algum valor, para vários investimentos, como a fabricação de objetos, a compra de equipamento ou construção de uma fábrica maior. Também vão existir vários eventos que vos põem à prova, onde tem de se fabricar múltiplos artigos que têm de ficar prontos antes do tempo previsto. Perante a procura de fabricantes, existe muitas outras empresas com as quais vão ter de rivalizar (muitas delas são uma referência a marcas existentes), ou seja, terão muita concorrência para poder chegar a número 1. Para vos dificultar mais a vida, vão-se deparar com a Némesis Inc., uma empresa que muitas vezes manipulará o mercado pretendendo limitar o número de mercadorias que tem de favorecer. Contudo, existem imensos clientes aos quais vão fornecer produtos e com os quais vão ganhar confiança, o que permite o aparecimento de desafios, e assim desbloquear mais produtos e aumentar o nível da vossa empresa. Tudo para gerar vários pontos de experiência para utilizar numa skill tree para obter mais habilidades.

Tens ficar atento ou perdes o fio à meada

Por muito interessantes que sejam as ideias deste primeiro título, não deixei de me deparar com diversas situações aborrecidas e com sequências repetidas, que ao chegar a um certo ponto do decorrer do jogo, me deixou desinteressado em continuar a minha “vida como empresário”. Tive algumas dificuldades em compreender certas mecânicas que foram apresentadas, mas após umas horas investidas, percebi o conceito e o que poderia fazer. Deixo um pequeno aviso que para os mais desatentos, pois esta será uma experiência bastante desafiadora para se compreender. Mais tarde, deparei-me com um momento de frustração sendo que não houve propriamente uma explicação de como realizar uma certa ação e para auxiliar tive variados problemas de frame rate (quebra na fluidez de resposta de imagens) quando acelerava o tempo no jogo.

Não é para todos

Por alguns dos motivos mencionados acima, para quem tiver bastante paciência para um jogo que simula a sensação de controlar uma fábrica, este é o jogo indicado. Não foi das piores experiências que já tive, mas sinceramente não é para mim.

6.0
Score

Pros

  • Todo um ambiente de nostalgia
  • Desafiante
  • Inúmeras referencias
  • Vários elementos para tornar a experiência douradora

Cons

  • ... que ao longo de um grande periodo de tempo se repetem bastante
  • Falta de explicação de alguns elementos
  • Varios problemas de framerate na versão da PS4

Related posts