Artigos, Tech

Linux, o que é? e para quem é?

Desde que entrei neste projeto, Caixa Nerd, tive sempre uma vontade enorme de falar sobre este assunto, não só porque sou apologista do conceito, como acho que falta muita informação na nossa língua.

Recentemente derivado a polémicas, as quais a Caixa Nerd decidiu ficar afastada, houve mais uma vez a questão de o Sistema Operativo Open Source, ser comutado de um Sistema para piratas informáticos, ou para navegar na Deep Web ou Dark Web.

Com isto eu venho aqui desmistificar um pouco o que é o Sistema Operativo que tem uma imagem de um fofinho Pinguim!

O que é Linux?

Linux é um Sistema Operativo, Open Source, com várias distribuições, onde a maior parte delas são gratuitas. Resumidamente é um sistema operativo livre.

Por ser livre, este S.O. é gerido muitas das vezes pela sua comunidade, onde a maior parte dos erros / bugs são resolvidos por cada um de nós, basta ter o conhecimento para o tal, ao contrário dos outros que há no mercado. E sito é uma das coisas que adoro nele. E com isto dito o porque de ser tão apelativo? Como é feito da comunidade, para a comunidade, existe imensas distros / distribuições e cada um tem o seu propósito. Nem que seja o visual que mais gostamos.

Muita gente não o sabe, mas muitos não tem ideia que usam Linux diariamente. Sabiam que o Android tem como base linux? ou que normalmente o que envolve servidores é gerido muitas das vezes por uma distribuição de linux própria para o seu efeito? Qualquer um de nós já te contacto com o pinguim uma vez na vida, mesmo que não se saiba.

Para quem é Linux?

A questão que muita gente faz, é mesmo esta! Será que me dou bem em Linux, será que consigo usar Linux, ou será que Linux é para mim?

Nisso não posso dar uma resposta concreta, depende sempre muito do que as pessoas estão à procura como sistema operativo. Mas posso vos dar umas pequenas ideias o que Linux consegue fazer.

Como disse anteriormente existe uma ou mais distros para cada ação específica, e posso vos dar uns exemplos:

“tenho um computador com poucos recursos, o Windows já é muito lento e gostava de fazer o básico” o meu concelho para este tipo de pessoas o Ubuntu ou o Linux Mint;

“É impossível jogar em linux ” e eu respondo-vos, existe pelo menos 3 distribuições que são especificas em jogar, elas são SteamOS, ChimeraOS ou PopOS;

“Acho que falta personalização no meu computador” ai aconselho algo com Arch Linux como exemplo Garuda Linux.

Sabem qual a melhor parte de todas em cima? é que muitas das vezes não precisam de o “mostro” do terminal para instalarem as coisas como normalmente comentam!

Finalizando este artigo, a ideia é começar usar o site e nosso canal de YouTube para mostrar tudo que foi falado em cima mais ao pormenor.

Por isso se tem alguma dúvida que gostavam que nós explorásse-mos enviem através das nossas redes sociais as vossas ideias.

Related posts