Especiais

LGW2022 Dia 4 – Resumo

O último dia da Lisboa Games Week decorreu neste domingo (dia 20 de novembro), depois de dois dias focados nos mais jovens com Workshops e visitas (podem ler aqui: Dia 1 e Dia 2), e seguido do 3º dia com a maior afluência de todo evento, o 4º dia de evento, acaba por ser mais focado em família. As presenças voltaram com alguma força, e o Palco da ADVANCE e Família repletos com presenças de criadores de conteúdo. Neste dia havia existiu mais uma pequena competição dedicada ao Cosplay (sendo este um dos dias com maior número de “disfarces” a desfilar pela FIL), ainda houve espaço para a Grande Final de VCE 2ª temporada de Valorant, entre as equipas Arroz VLR e GTZ ESports.

Dia 4 – Dia da Família

Este dia de evento começou bem cedo, desde logo com inúmeras famílias a chegarem ao recinto, onde houve uma “invasão” de Cosplayers, alguns destes praticantes poderem passar um pouco da sua visão da evolução do Cosplay em Portugal, não só sobre a temática de videojogos, mas também de animes, filmes e etc., pois este 4º dia também é marcado por mais um pequeno torneio de Cosplay durante o evento.

O Retro Gaming, manteve-se como um dos auges do evento, já que foram raras as exceções que esta zona não esteve lotada, de pais e filhos a experienciar o mesmo jogo, onde os pais eram os derradeiros gamers do seu tempo de juventude. E neste espaço os mais jovens podem ter um pouco da ideia dos jogos de muitas gerações antes dos mesmos existirem.

Por falar em Retro Gaming, também existiu uma pequena divulgação sobre a ZX Spectrum, uma das maiores consolas de todos os tempos e que serviu de inspiração para tantas outras que surgiram anos após a sua “queda”.

Já no inicio da tarde, a LGW 2022, é marcada pela Grande Final da VCE Valorant 2ª Temporada, onde tivemos como principais apresentadores e casters, XHEMYD, EASYLIFE e VORTEX, em que apresentaram as duas equipas que se iriam defrontar, os favoritos Arroz VLR, e a segunda equipa os GTZ ESports. Esta final foi disputada num formato BO5, sendo inicialmente os mapas banidos: Breeze e Haven, e os mapas jogáveis por ordem: Bind (pick de Arroz); Pearl (pick de GTZ); Fracture (pick de Arroz); Icebox (pick de GTZ) e por último Ascent.

De imediato o que salta à vista é a pick do mapa Pearl, que foi surpresa geral, sendo um mapa pouco jogado no modo competitivo, e talvez por isso tenha sido a forma de tentar surpreender o adversário, contudo a equipa dos GTZ ESports não conseguiram levar neste mapa a vitória, mas foi o jogo mais equilibrado de toda a final. De forma geral, Arroz VLR dominaram desde rapidamente o primeiro jogo no mapa Bind (própria pick), arrecadando uma vitória esmagadora por 13-7 (sendo que ao intervalo estavam a vencer por 9-3), mas a equipa Arroz VLR não se ficou por aqui, apesar de não começarem muito bem e estando a perder ao intervalo 5-7, talvez algo que tenha haver com a surpresa do mapa em questão que é Pearl, mas rapidamente deram a volta à situação e conseguiram vencer este segundo mapa.

O terceiro mapa, Fracture, apesar de pick de de Arroz foram surpreendidos pela equipa dos GTZ ESports, que apesar ter algum equilíbrio os GTZ conseguiram uma vitória estrondosa, algo que levou o público a sonhar com o quinto jogo, tal como aconteceu no dia anterior com a Grande Final da LP League of Legends, contudo a superioridade dos Arroz VLR manteve-se no 4º encontro no mapa Icebox, onde venceram esmagadoramente por 13-9, uma vitória desta final que se repetiu Upper Bracket anterior. Em termos de personagens, a mais escolhida foi Chamber, seguido de Breach.

A Lisboa Games Week 2022, chegou ao fim, obrigado a todos por nos seguirem e estarem connosco neste evento. Esperemos por mais no próximo ano, até lá…
Stay Nerdie!!!

Related posts