Especiais

LGW2022 Dia 3 – Resumo

Já dois dias de Lisboa Games Week já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes. Temos de manhã mais momentos com a “invasão” de diversos Cosplayers que estiveram na LGW 2022, seguindo-se a Loading Zone, onde existiu uma maior envolvência com os desenvolvedores de jogos Indies e também alunos com os seus projetos de escola e Universidade. Já durante a tarde, foi o momento de várias presenças no evento, tal como nos dias anteriores, desta vez com MoveMind, Morgamix, Zorlakoka, entre outros, que também alguns já tiveram presença nos outros dias. Por último, neste dia houve diversos torneios, onde os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a Splatoon 3, Sim Racing, e também aquele que talvez fosse o mais aguardado do dia, a final da LP LoL, com destaque no Palco Principal.
Por último, destaca-se ainda o momento ZX Spectrum, onde esteve presente no Palco Família um pequeno destaque para uma das consolas mais revolucionárias de sempre.

Dia 3 – LGW com diversos talentos…

O início da tarde, começa de imediato com o Palco Família a ser “invadido” pelo Cosplay e assim, alguns destes praticantes poderem passar um pouco da sua visão da evolução do Cosplay em Portugal, já que iria haver um pequeno torneio de Cosplay durante o evento. Pois este terceiro dia, fez-me muito das diversas pessoas que decidiram elevar as suas customizações e assim a LGW 2022 estava recheada de Cosplayers encarnando personagens de videojogos, animes, entre outros.

No final da manhã e no início da tarde foram realizadas entrevistas e ações de divulgação dos jogos Indies e daqueles que foram os finalistas da PlayStation Talents deste, em que o vencedor receberá um prémio de 10 mil euros para incentivar o estúdio a continuar e promover projetos do género. Durante este tempo a CaixaNerd aproveitou para experimentar alguns jogos quer dos concorrentes do PlayStation Talents, entre outros, tais como: Entrudo, Lousã, Trivela, Xisto, Diana’s Lyre, etc., e estivemos à conversa com os desenvolvedores por detrás destes títulos perceber as inspirações dos seus projetos.

De forma geral, muitos destes jogos seguem um motivo escolar, mas acima de tudo advém da inspiração daqueles que os criaram com tanto carinho e tentando inovar e colocar a sua visão dentro do mundo dos videojogos, algo que é bastante único nos jogos Indie. Por exemplo, no caso de Xisto, os desenvolvedores decidiram se basear na corrida de Entrudo (uma festividade das aldeias de Góis no Carnaval), e assim aproveitar os momentos de brincadeira vividos nessa corrida para promover “a não violência” e demonstrar que não é necessário as comuns armas e shooting game para fazer um jogo ser divertido. No caso de Entrudo, a CaixaNerd como teve previamente a oportunidade de realizar a análise ao jogo, aproveitou este momento para saber um pouco mais sobre as inspirações do jogo, e alguns detalhes de bastidores.

Entretanto, e tal como referido anteriormente, o 3º dia de evento também se fez muito com as presença dos mundo dos videojogos, assim sendo aquando da chegada do streamer Zorlakoka ao evento e ao stand da For the Win, houve um aumento da afluência desta zona, em que os mais jovens tiveram a oportunidade de conhecer o maior criador de conteúdo de CS:GO nacional. Além disso, a mesma organização manteve uma presença muito forte no evento com MoveMind, que passou também pelo Palco Família para mostrar os seus dotes como piloto de Mario Kart 8 Deluxe junto com Khahéri, também tivemos da streamer e muito reconhecida no mundo do Cosplay Weatherlight.

Mas a LGW 2022 não se fez apenas da organização FTW, pois durante esta tarde surgiu ainda o streamer Morgamix, que é encarnado por Diogo Morgado o ator que dá voz a Tyr em God of War Ragnarök na versão portuguesa, que esteve também no Palco Família a jogar um pouco de um dos jogos mais emblemáticos e icónicos do ano de 2022.

Durante este dia, tivemos a parte de torneios, existindo no Palco Nintendo um pequeno torneio de Splatoon 3, também existiu o torneio de Sim Racing, onde podemos assistir aos melhores a nível nacional a competir e a demonstrar as suas habilidades ao volante. Por último, o 3º dia de evento foi marcado pela final em BO5 da LP League of Legends, com um jogo soberbo, com início às 15:00 (onde as equipas começaram a ser apresentados) e sendo jogadas as 5 partidas.

Esta grande final da LP LoL entre gigantes, For the Win ESports vs. EGN ESports. Apesar de inicialmente tudo estar a tender para a equipa dos EGN ESports, que em batalhas acesas no river iam dominando os jogos e estando a ganhar por 2-0. Exemplo disso foi desde cedo “ligarem todos os motores” para a vitória e no 1º jogo, proporcionarem momentos incríveis com diversas batalhas frenéticas no river, onde conseguiram adquirir os 4 Drakes, algo que foi decisivo para que ganhassem este primeiro encontro. Contudo, nem tudo estava ganho, pois no 3º jogo a equipa For the Win ESports consegue acender a chama, e num jogo bastante mais equilibrado conseguem obter a vitória (2-1), algo que despertou uma força na equipa e que talvez tenha desanimado a equipa EGN ESports, que se deixaram ir abaixo e perderam assim o 4º confronto, fazendo com que esta final se decidisse efetivamente no 5º jogo dos BO5, algo que poucos acreditavam depois da investida rápida da EGN ESports, mas no final esta equipa voltou-se a encontrar, e voltaram a presentear o público com o que tinham mostrado nos 2 primeiros jogos e assim dominaram o 5º encontro, levando a vitória para casa e por conseguinte o troféu.

No final do dia, e tal como já nos foi habituado, o streamer Impakt volta a assumir o Palco da ADVNCE, para continuar com a sua progressão em Call of Duty: Warzone 2.0, com diversos convidados especiais, onde o mesmo tenta fazer uma campanha de Battle Royal até ao final e obter a melhor prestação. No entanto, perto do final desta transmissão, o Palco foi invadido, pois Morgamix acaba por entrar em cena, brincar um pouco com os participantes de Call of Duty e também com Impakt, tornando este um momento memorável na LGW, no Palco ADVNCE. Para domingo, o maior destaque irá para o streamer MoveMind. Mas fiquem atentos aos nossos artigos de resumo para saberem mais novidades da LGW.

Em breve iremos trazer os mais novidades deste grande evento que é a LGW, até lá…
Stay Nerdie!!!

Related posts