Especiais

LGW2022 Dia 1 – Resumo

7ª Edição da Lisboa Games Week, regressa após ter sido adiado durante 2 “longos” anos devido à pandemia instalada em todo o Mundo.

O primeiro dia deste evento já passou, e o destaque é todo dos mais jovens, pois este dia e o de hoje é maioritariamente para eles, visto que tal como nas edições anteriores, existe entre 1 a 2 dias de “pré-show” focado para nas escolas e nas suas visitas de estudo, para que este mundo tenha a sua oportunidade também de crescer com uma visão diferente dentro do ensino, e para isto, existem diversos eventos especiais, como Workshops, seja numa área mais especializada como Pyhton IA e outros relacionados com Apps, assim como aqueles que possam preferir um melhor conhecimento em jogos mais “básicos”, como os de tabuleiros aos jogos mais modernos. Além disso, havia também um espaço aberto para a criação de conteúdo digital, como é o caso de trabalhar no sentido de estar em frente a uma câmara ou como podemos trabalhar na vertente influencer.

Todos estes Workshops, tiveram início desde de domingo (versão online e presencial) e irão decorrer até ao final da semana, em que o objetivo é explorar todas estas tecnologias e como a tecnologia pode ser um bom incentivo para criar aulas mais dinâmicas, diversificadas e diferentes.

Dia 1 – O que poderás esperar para os seguintes ???

Além destes Workshops e ensino das tecnologias que terminam hoje, vais poder encontrar diversas áreas para todos os gostos, desde SIM Racing, Retro Gaming, a áreas mais “comuns”, como os Palcos Nintendo, Xbox Game Pass e áreas de Tech (que contém lojas como: OMEN; PCDIGA; Radio Popular ou Agon). Estas áreas são maioritariamente para todos vocês experienciaram o melhor da diversão.

Percorrendo o evento com mais detalhe (ao longo do “mapa”), destaca-se o stand da Xbox Game Pass, onde têm à vossa disposição diversos computadores com o serviço Xbox Game Pass e poderão instalar os jogos que mais gostam desse serviço, para se divertirem com os vossos amigos. Por fontes próximas deste stand, houve um grupo de meninos que já estavam quase a programar um mini torneio de CS:GO entre os amiguinhos da escola (que tal é mais complicado, porque não cumpriria bem o uso do Game Pass), mas podem fazer competições de Metal: Hellsinger, TMNT: Shredder’s Revenge ou até de Forza Horizon 5, é tudo uma questão de criatividade, e acima de tudo o querer experimentar.

Já numa zona um pouco diferente, temos a área de Retro Gaming, com inúmeras máquinas dispostas para vocês jogarem o que para muitos foram os jogos de infância, para outros o jogo de adolescência e para os mais jovens jogos que não conhecem. Aqui os mais novos têm a oportunidade de perceber o porquê dos seus pais ou irmãos/irmãs mais velhos terem uma nostalgia e continuarem a afirmar que estes são os seus grandes jogos.

Nesta zona, podem contar com jogos como: Street Fighter, Mortal Kombat, Wrestlemania, Sega Rally, entre outros. O culminar desta zona, é o palco de museu da ZX Spectrum, uma área que é um verdadeiro deslumbre para olhares mais nostálgicos (haveremos de ter artigos e vídeos focados nesta consola).

Apesar da diversão destas zonas, uma das com maior destaque, é a Loading Zone, onde estão localizados diversos desenvolvedores nacionais independentes, escolas ou Universidades, que têm áreas dedicadas aos videojogos, aqui vão poder experienciar jogos como Entrudo (e interagir com os seus criadores), o mais recente Elifoot 23 para mobile (um dos maiores jogos que já que marcaram uma era, destacando-se que tem as equipas portuguesas bem retratadas, pois o nosso caríssimo Bernardo Horta, decidiu procurar a sua equipa o Caldas SC, e deparou-se com uma equipa completa e atualizada), ou até a NerdMonkeys, que apresentam pequenos “leaks” sobre o seu mais recente projeto. Esta é uma das áreas de maior interesse por isto mesmo, a simplicidade, humildade e novidade que trazem para a indústria, iremos dar um maior ênfase à Loading Zone ao longo de outros artigos, e de entrevistas que temos preparadas.

Como não poderíamos deixar de ter, existem várias zonas de merchandising de vários géneros, uns focados em consolas e jogos antigos/raros (que hoje em dia podem ser difícil de encontrar), outras mais dedicadas a merch de figuras/colecionáveis, posters ou T-Shirts de animes, séries ou jogos, algo que não vos vai certamente passar ao lado, pois cada stand é uma “beleza para os olhos”.

Já numa área mais “competitiva”, temos os stands mais próximos do Palco Principal, como é o caso da FTW, OMEN, AGON, nestes stands, vais poder experienciar os jogos competitivos, tais como, Valorant, LoL, CS:GO, Rocket League, entre outros, e assim “brincar” ou desafiar os teus amigos para umas partidas. Usando como exemplo a CaixaNerd, e sendo alguns de nós aficionados por desporto, inclusive futebol, fizemos uns pequenos desafios usando o jogo Fifa 23 (que poderás encontrar no nosso canal de YouTube).

Além dos stands destas organizações, nesta mesma zona, podem encontrar as equipas profissionais como: GTZ ESports, Fourteen ESports, entre outros, onde vocês poderão conhecer os vossos jogadores de ESports favoritos ou até mesmo ídolos. Falando de equipas profissionais de ESports, assim como organizações, destacamos que apesar de no dia de hoje não existir nenhuma final de um jogo de ESports (CS:GO, Valorant, LoL, ou outro), o calor e a emoção destes jogos invadiram o Palco Principal, pois existiram jogos de League of Legends da LP a serem disputados neste Palco, tudo para irmos aquecendo e nos prepararmos para a final que se irá disputar já amanhã (sábado dia 19 de novembro a partir das 15:00), em que sabemos que será um confronto entre For the Win ESports e EGN ESports.

Em breve iremos trazer os mais novidades deste grande evento que é a LGW, até lá…
Stay Nerdie!!!

Related posts