Análises, Jogos

Helena DEMO (PC) – Análise

No Modo Playstation do mês passado, foram revelados os 11 finalistas dos VII Prémios PlayStation. Um desses candidatos é o jogo Helena, do Rio Studios.

Foi um prazer apreciar e analisar este Demo, criado pelo estúdio mencionado anteriormente, antes do seu lançamento oficial, é algo que a equipa agradece esta oportunidade à Rio Studios. Esta análise foi realizada no PC, por isso, ainda não sabemos como estará na Playstation.

Helena, Oh! grande Porto!

A história de Helena começa com Armando, um idoso acamado que teve uma vida difícil e interessante, a falar com o neto. Ele lentamente começa a lembrar de alguns momentos de sua vida que deixaram nele uma marca emocional considerável.

Nesta demo que tivemos acesso, só temos um ato disponível, Cais da Ribeira, Porto, 1956. Não parece muito, mas dá para entender bem os traços deste jogo. Começamos num escritório ou redação, onde nos mostra um jovem a tentar escrever uma carta a alguém, esse alguém claro que é Helena, dito isto, o que posso falar mais para não estragar muito a experiência é que tenham muita atenção ao cenário, haverá algo que podem apanhar, e no fim temos que acabar a tão esperada carta.

Mecânicas simples, e talvez eficazes

Na minha curta mas muito divertida experiência com o jogo, tenho a dar uns pequenos pontos, já que estamos a jogar no PC poderiam dar na demonstração os comandos para andar, sei que poderá ser intuitivo para maior parte dos jogadores mas a sensação que o jogo dá é que é só mesmo um point and click, e não é! Para aqueles que irão jogar digo-vos que W,A,S,D são as teclas de movimento, como disse, nada que um jogador não saiba. Depois de 1 minuto, se calhar nem tanto a perceber os controlos, deparei-me com a ARTE do jogo, sim… meti arte em caps lock! Graficamente o jogo está belíssimo. Se foi uma arte feita à mão, os meus parabéns, a escolha de cores foi óptima, e a movimentação tanto das personagens como do ambiente estão muito bem executadas. Acho que de todo o jogo foi o que mais surpreendeu e muito pela positiva. Mais uma vez Filipa Carreira, Ricardo Santos , Rodrigo Fitas, os meus parabéns.
Já que estou a falar na estética do jogo tenho que dar uns pontos ao som do mesmo. Não sei se é problema dos meus headsets ou do meu pc, mas achei o som ambiente um pouco distorcido ou demasiado alto, nada que ajuste não resolva, mas por momentos ainda pensei que estava num jogo de terror, mas nem tudo é mau neste campo, o toque da serenatas, bem incrível Eu que nunca assisti a uma, dá mesmo vontade de ir ver. Por isso Vincent Salgueiro, um grande “thumbs up” para ti!

O veredito?!

Mesmo sendo simples o jogo tem a sua magia, em jogabilidade de PC está muito bem, tive só um problemazinho de frame rate, mas como jogo está pensado para PS4 entendo bem o porquê, Rio Studios, os meus agradecimentos por não ser só um point and click normal, tentarem inovar nesta área é sempre complicado, mas vocês deram bem a volta no meu ver.
Helena está disponível para experimentarem aqui, e muito em breve, esperamos nós estará disponível na Playstation 4 e 5.

7.0
Score

Pros

  • Arte
  • Point and click diferente
  • menus simples

Cons

  • alguns problemas ao inicio com o som

Related posts