Já há muito tempo, que tinha o interesse em adquirir uma placa de captura. Contudo, o objetivo para a ter, não era muito claro ainda para mim, ou era para gravar as minhas aventuras em trophies hunt (na Playstation 4) ou simplesmente, para as transmitir para os meus amigos (e não só) nos jogos online, como Mario Kart 8, Fifa 21, One Piece Pirate Warriors 4, entre outros.
Há cerca de duas ou três semanas, ao navegar pela Amazon, deparei-me com uma promoção de 20%. Decidi comprar logo a Elgato HD60 Pro, não só pelos meus projetos pessoais, mas também por causa da CaixaNerd.
Para todos os que queiram adquirir este produto da elgato, tenham em mente os seguintes requisitos:
Necessitam de um PC com:
• Windows 10 (64-bit)
• Processador 4º geração Quad Core Intel Core i5, 2 Ghz ou mais
• PCIe 2.0 (x1/x4/x8/x16)
• 4GB de RAM
Para instalar basta colocar a placa no slot PCIe e fazer uma ligeira pressão (em suma, um processo muito simples).
A placa dispõe de duas entradas hdmi, uma para input, onde ligamos as nossas consolas ou placa gráfica caso queiramos capturar as janelas de outro PC, e uma outra de output, onde podemos ligar uma televisão ou monitor.
Depois da instalação e de ligarmos o PC, necessitamos de instalar o software da elgato. Essa parte também é fácil, pois basta irmos ao site da marca, procurar a nossa placa, ir à gestão de software e escolher o programa Game Capture HD.
Neste último passo, fui um pouco “batoteiro”, pois falei com o nosso colega Daniel Silva e pedi-lhe o link directo, a minha sorte foi saber que ele também usa alguns produtos da elgato (por isso ser mais rápido e fácil “chatea-lo”).
Ao abrir o Game Capture HD, temos disponíveis vários separadores/abas de: captura (onde podemos configurar onde guardar as nossas gravações), partilha (para escolhermos as plataformas que queremos partilhar e como exportar os ficheiros), teclas de atalho (a fim de definirmos as que teclas a usar para iniciar/ parar a gravação, fazer screenshots ou para capturar os últimos minutos da nossa gameplay, algo similar ao botão share das consolas) e avançados (onde, sem entrar em grandes detalhes, podemos ajustar a codificação e descodificação de vídeo).
Podemos ainda aceder às definições da própria placa onde configuramos : a qualidade de captura e se queremos a 60 FPS, a entrada de áudio, ajustar o brilho, o contraste saturação e matiz da captura, e identificar o dispositivo do qual estamos a capturar uma função que não interfere em nada na utilização podendo capturar gameplay de ps4 estando identificado como Nintendo Switch, sendo mais útil se usarmos a função de criar vários perfis com configurações diferentes.
Podemos também aceder às definições da própria placa onde configuramos: a qualidade de captura (e se queremos a 60 FPS), a entrada de áudio, ajustar o brilho, o contraste saturação/matiz da captura, e identificar o dispositivo do qual estamos a capturar. É de se realçar que este software ainda nos permite fazer edições nas nossas capturas (nada muito complexo), como por exemplo, cortar partes da nossa gameplay. Para quem está habituado a um software de edição, pode achar este um pouco contra intuitivo, uma vez que os comandos são simples e podem gerar alguma confusão na sua utilização.
Para quem queira usar esta placa para uma livestream, é nos permitido sobrepor alguns overlays incluídos, assim como a webcam, gravando e transmitindo tudo num só ficheiro e programa.
Ao longo dos meus testes, experimentei vários jogos, para perceber se existia algum input lag, uma vez que um dos selling points da placa (que é o que a elgato chama de instant gaming). Com base na minha experiência posso afirmar que tudo parece ser “instantâneo”, pois ao testar jogos tais como Tekken e Splatoon tudo correspondia na perfeição. Talvez, para quem joga a nível competitivo, possa notar um milisegundo de delay, mas, para qualquer outro utilizador tal não irá fazer diferença.
Um problema que encontrei ao utilizar esta placa, foi o facto de que se tivermos a opção de hdmi link ativo para a TV ligar pelo comando, da PS4 ou na Nintendo Switch, sempre que clicamos no botão home, a TV liga ou muda para uma entrada hdmi. Para resolver este problema basta desativar essa opção nas definições da Playstation, já na Switch temos que desativar a opção “Match TV Power State”.
No geral o modelo HD60 Pro, será uma das melhores soluções no mercado, para quem queira fazer stream ou gravar gameplay em 1080p, sem sacrificar input lag. Por outro lado, estes produtos costumam ter um preço um pouco elevado, um custo a suportar pela qualidade oferecida pela elgato.
Deixo aqui o vídeo do Unboxing, montagem e testes que falei anteriormente.
8.0 Score
Pros
- Qualidade do produto
- 1080p 60FPS
- Instalação
- Instant gaming
- Software
Cons
- Preço
- Ter que desativar o Wake Up por HDMI
Related posts
Especiais
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
CaixaNerd – Anúncio dos Prémios Nerdies 2022
Após o anúncio dos nomeados dos Nerdies 2022, estamos a relembrar-vos que no final deste mês, mais precisamente dia 20 de fevereiro, teremos a livestream de cerimônia dos Nerdies, onde anunciaremos os Grandes Vencedores. Assim sendo, para os mais desatentos, os Prémios Nerdies vão decorrer…
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
LGW2022 – PlayStation Talents
Após 4 dias de evento da Lisboa Games Week 2022 (podem ler aqui: Dia 1, Dia 2, Dia 3 e Dia 4) e também de uma jornada de pequenas entrevistas neste evento, a CaixaNerd traz-vos um pequeno rescaldo de alguns dos jogos e desenvolvedores presentes…
Dafne Keen e Amir Wilson na Comi-Con Portugal 2022
No passado sábado, dia 10 de dezembro, na Comic-Con Portugal 2022, Dafne Keen e Amir Wilson, atores da série “Mundos Paralelos” apresentaram ao público português a sua terceira e última temporada. Ambos estiveram presentes na conferência de imprensa fechada para a imprensa e, mais tarde,…
Como foi organizado o espaço da Comic-Con Portugal 2022?
Neste artigo iremos analisar como foram trabalhados alguns espaços dentro do evento, como o Merch, o Creators Hub e as salas principais. Fora do palco também havia movimento, mas era suficiente? A área do palco era definitivamente o espaço principal deste evento, no entanto, a…
Comic-con Portugal 2022 Dia 4 – Resumo
Chegamos ao quarto e ultimo dia da Comic-con Portugal, depois de um sábado atribulado, chega um domingo cheio de força. Este ultimo dia, foi repleto de conferencias e emoções, podemos afirmar que foi um final em grande. Dia 4 – O fim, uma aventura, a…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 3 – Resumo
Dois dias da Comic-Con Portugal já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes e é aquele com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…