Após vários rumores, foi finalmente oficializado o desvincular do acordo entre a EA Sports e a FIFA. Acaba assim uma parceria que perdura desde 1993.
A confirmação veio através de um comunicado na conta de Twitter da EA Sports FIFA, que publicou um pequeno vídeo, que apresenta o novo nome: EA Sports FC. Avançam, também, que só teremos novidades deste novo título em Julho de 2023.
Join The Club
— EA SPORTS FIFA (@EASPORTSFIFA) May 10, 2022
Learn more July 2023#EASPORTSFC
More details: https://t.co/3fi6YPOH2G pic.twitter.com/75FLzjOapN
Com esta novidade, é possível que surjam dúvidas aos nossos leitores, então irei tentar responder a algumas.
Então o FIFA vai acabar?
A resposta pode deixar feliz os maiores fãs da franquia. Não, FIFA não vai acabar. A FIFA irá manter os direitos do nome e irá procurar executar o jogo de forma independente, procurando vínculos com outras empresas em certas situações, e mantendo a amizade com a EA em outras. Por exemplo, o FIFA 23 continuará a ser feito pela Electronic Arts, no entanto, os jogos relacionados com os Mundiais do Qatar (masculino) e da Austrália e Nova Zelândia (feminino) serão feitos por outras empresas.
No fundo, a diferença é que a EA deixará de ter o direito exclusivo dos jogos com o selo FIFA.
FIFA anunciou que vai lançar os seus próprios videojogos de futebol, depois da rotura com a EA. pic.twitter.com/AqCUzNhERd
— B24 Esports (@B24Esports) May 10, 2022
E as licenças?
Não é segredo que a relação estreita entre a FiFA, a EA e a FIFPro facilitavam bastante a atribuição de licenças ao jogo. Sabe-se também que a EA negoceia acordos contratuais com clubes, como o Benfica, e ligas, como a inglesa, fora do seio da FIFPro, o maior organismo sindical de jogadores profissionais a nível internacional.
A EA Sports, no seu comunicado, garantiu que tudo se manterá na mesma. Irão manter todo o seu portefólio de licenças e que “Tudo o que amas nos nossos jogos fará parte do EA Sports FC”.
E quanto aos Esports?
A comunidade de Esports mostrou-se até animada com este anúncio, uma vez que poderá produzir motivos para que uma concorrência já muito enfraquecida entre jogos relacionados com simulação de futebol poderá ganhar novos patamares.
Nada dura para sempre e nenhum amor é imutável. Isso foi possível ver com o surgimento do Valorant e a forma como agitou o mercado dos shooters, principalmente o Counter-Strike.
Diogo “Tuga810” Pombo, conhecido Pro Player e Streamer de FIFA, mostrou-se “Ansioso pelo Futuro”.
Finalmente vamos passar a ter cada vez mais competitividade, o que se traduz sempre em boas notícias.
— Diogo Pombo (@tuga810_) May 10, 2022
Ansioso pelo futuro 🔜 https://t.co/WHHHcOYUqZ
E os modos?
Mais uma vez, a EA garante que se manterão os mesmos e que mais estará por vir. Por isso, quem ama o Modo Carreira, o Volta, o ProClubs ou o Ultimate Team, nada tema, eles continuarão a existir.
Quais são as vantagens deste anúncio?
Para a FIFA, a vantagem é clara, desvincular-se de um dos nomes com a reputação mais manchada dentro do seio dos videojogos e poder entregar o melhor produto possível, sem qualquer vínculo com alguma desenvolvedora específica.
Para o utilizador, por causa da oferta. Estamos demasiado habituados a este tempo, em que o FIFA não tem concorrentes à altura. Os jogos semelhantes, como o E Football, não têm conseguido acompanhar a popularidade e o crescimento do jogo da marca americana. E isso tem feito com que a Electronic Arts durma um pouco à sombra do seu sucesso, pecando nas novidades e exagerando nas micro transações.
A EA é quem, à partida, ficará pior nesta equação. Para além de perder um dos nomes mais emblemáticos dos videojogos, ganha mais um candidato ao trono de melhor jogo de futebol. Será que é desta que FIFA, agora EA Sports FC, será destronado? Veremos.
Related posts
Especiais
Watch Party Star Wars, venham ver connosco!
Estamos perto do dia May the 4th be with you (4 de Maio), o dia em que se celebra esta popular serie de filmes e onde normalmente haverá anúncios do mesma. Já que o primeiro filme irá celebrar dia 25 de Maio aos 45 anos…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…