O episódio 2 de Chainsaw Man voltou a mostrar-nos a paleta colorida que nos apresentou no fim do episódio anterior. E não foi só cor que nos entregou. Organizou alguns conceitos e deu a conhecer algumas personagens importantes.
Makima e Denji, uma relação agridoce
É óbvio que o Denji estava em êxtase. Finalmente seria bem tratado, iria começar a vestir-se bem, a comer bem e a dormir bem.
É óbvio, também, que a pergunta mais fácil de ser lançada é: “No fundo, o que diferencia Makima da Yakusa?”. Pelo design e por ser uma personagem que encontramos na abertura, nós interiorizamos rapidamente que ela está no lado “certo” da história (pelo menos por enquanto), mas não deixa de ser uma relação de subserviência. Denji é obrigado a obedecer ordens que nem um cão na mesma, agora a vantagem é que ele tem boas condições.
Mas enfim, nem o próprio Denji pensa muito nisso, está mais preocupado em paquerar a nova chefe, enquanto a personalidade sedutoramente controladora da mulher vai trocando as voltas ao nosso herói.
Ficámos a saber também nas suas primeiras interações que o surgimento das motosserras no corpo do jovem cria realmente ferimentos e hemorragias e que Pochita está vivo dentro do corpo do personagem, as boas e as más notícias veem aos pares nesta série.

Denji, Power e Aki, a equipa 7 que deu certo!
A apresentação de Aki é bastante… digamos… dinâmica. Percebemos rapidamente que Aki caiu na mesma ladainha que o seu agora pupilo Denji, sendo extremamente devoto à chefe.
Essa adoração de Aki faz com que ele sinta a necessidade de peneirar os novos reforços e foi o que aconteceu com o nosso herói. Aki tenta, através de uma pequena luta, afastar o seu novo colega e levá-lo a desistir da profissão. Mas, como é óbvio, entre lutar com demónios e voltar para a pobreza extrema, com a agravante de que vai ser perseguido como demónio que é, Denji mostra-se determinado em perseguir a viagem.
Nesta cena, é fácil entender a discrepância de origens dos nossos protagonistas. Enquanto o Aki apresenta uma postura de combate convencional de defesa, Denji procura terminar a luta de forma rápida e eficaz, como se de sobrevivência se tratasse, mirando nos testículos do colega. Outra forma de ver essa diferença é no conceito de matar demónios por dinheiro. Aki, por não ter passado pelas dificuldades de Denji, o ato de matar demónios exclusivamente por bens materiais inútil e desrespeitoso. Já o meio-demónio, vê esse conceito como uma necessidade para viver estável como sempre sonhou. O que para a nossa bolha de privilégio parece vazio, para outros é uma obrigatoriedade.
A postura de ambos para com os demónios é também ela radicalmente oposta. Aki perdeu a sua família para um demónio, enquanto Denji teve a sua vida salva por um. Extremos bem oposto que lhes atribuem relações estupidamente diferentes para com essa bicharada.
Passando para Power, o último membro da triplice. Uma infernal, ou seja, um demónio que controla o corpo de um humano, contrasta o seu aspeto físico belo e feminino com a sua sede insaciável de sangue, seja ele demónio ou não. Nela ficamos a conhecer melhor a natureza impulsiva, egoísta e selvagem dos demónios. Sendo pouca ortodoxa para conseguir os seus objetivos, importando-se pouco com as suas relações com os outros.
Pelas suas diferenças gritantes, parecem ser uma tripla dinâmica e fácil de entreter o espectador, com os seus conflitos e carisma.

O contacto com a “vida normal” e o deslocamento de Denji
O meu último ponto de análise vai para as cenas do Denji a aproveitar a casa do Aki. O seu desprendimento da realidade quotidiana é bastante vincado aqui. Ele coloca todos os recheios possíveis no pão ao mesmo tempo, ele toma banho a cantarolar desalmadamente. Coisas que para nós nos podem dar vergonha ou parecer exageradas, por não darmos o valor que o Denji dá, para ele são essenciais para aproveitar as novas regalias que o mundo lhe apresentou.
Muitos criticam o caráter sexual excessivo do protagonista, mas temos de ver que a classe social cria realmente esses conflitos. Imaginem-se no papel do Denji, um adolescente sem educação que nunca pôde encostar numa rapariga por causa do seu mau cheiro e das suas condições de vida e trabalho a finalmente ter as suas necessidades básicas tratadas. Agora que ele não precisa de ocupar a cabeça com o pensamento “Como vou durar mais um dia com este pão seco”, resta-lhe o que ele conhece, as suas necessidades sexuais e a pouca relação com uma sociedade fora da Yakusa e a falta de educação provêm ao personagem a falta de filtro que ele apresenta. Não digo que não pareça excessivo às vezes, mas tem um significado maior do que parte do público observa.

Esta semana há mais Chainsaw Man, e, com ele, mais uma pequena análise do que vimos no episódio. Até lá, Stay Nerdie.
Related posts
Especiais
Fnac Game Sessions – Digimon – Odaiba Memorial Day 2023
A comunidade de Digimon em Portugal com o apoio da Fnac, está a organizar um evento onde os fãs da serie podem celebrar o Odaiba Memorial Day, um dia muito importante, já que é o dia onde esta aventura começou. O evento Digimon – Odaiba…
Fnac Game Sessions – Torneio Street Fighter 6
Todos nós gostamos de vídeojogos, depois de uma paragem bruta, os torneios presenciais estão a voltar em FORÇA! Na Fnac de Alfragide vai-se realizar o torneio de Street Fighter 6, e a melhor parte, é que há prémios para os finalistas. Nerdies, no dia 24…
Play Youth 2023 – O resumo!
Foi o fim de semana passado que a Play Youth voltou a trazer o mundo dos jogos à margem sul, e a CaixaNerd esteve presente para vos contar tudo o que se passou por lá nesta 3ª edição! Torneios de Pokémon TCG e VGC Estas…
O Que Trouxeram os ESports ao Iberanime 2023??
O Iberanime é maioritariamente conhecido por ser uma celebração de fãs para fãs, muito focado na cultura nipónica, e como é óbvio, uma aposta forte no incentivo ao cosplay, para que cada um dos participantes encarne as suas personagens favoritas durante este evento. Apesar de…
O Palco Principal do Iberanime 2023
Esta semana estamos a relatar tudo o que se passou no Iberanime 2023, já falamos do evento no geral, de alguns palcos em especifico (Nintendo e PlayStation), agora vimos falar-vos como foi o palco principal do maior evento de cultura pop japonesa do país. O…
O descontentamento dos artistas – Iberanime 2023
O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os…
O que esperar do Iberanime 2023?
Um dos eventos focados em anime e cosplay está quase a chegar, neste artigo vou elaborar tudo aquilo com o que podem contar neste aguardado evento, que terá a sua realização em Maio, nos dias 13 e 14. Convidados até à data confirmados Neste evento…
A Ink League Championship está prestes a Começar!
A Ink League Championship (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço…
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…