Especiais

Comic-Con Portugal 2022 Dia 1 – Resumo

O primeiro dia da Comic-Con Portugal já passou, e para quem não sabia, neste dia tivemos presenças tais como Jabob Batalon; Sean Maguire; Taskmaster RTP, entre outros grandes destaques, como podem ver no nosso artigo anterior – aqui. O dia de ontem, apesar de ser mais tranquilo a nível de afluência, a organização do espaço foi exímia, para que as pessoas pudessem desfrutar e circular de forma livre neste local, contudo, nas zonas das atividades a concentração de massas era maior, o que nos levaria a criar filas de espera para poder experimentar de tudo um pouco que a Comic-Con nos poderia oferecer.

Para terem uma melhor compreensão da organização do espaço, e para que nos possam acompanhar melhor ao longo deste artigo, onde iremos fazer uma “visita guiada” pela Comic-Con, partilhamos convosco o mapa deste evento.

Dia 1 – As Surpresas, as Estreias, as Interações…

Primeiramente, começamos a nossa visita pela segunda zona do Altice Arena, onde temos à disposição o Live Stage, onde o dia de ontem começou com um pequeno painel da PlayStation, constituído por Marco Fresco, André Pinto e Nicole Concha, onde estiveram um pouco à conversa sobre algumas das novidades da empresa e também dos seus videojogos, sendo que nesta madrugada decorreram os The Game Awards, logo acabou por terem sido mencionadas algumas previsões para estes prémios.

Nesta mesma zona, é onde ocorre a Red Carpet, onde os convidados mais especiais desfilam por breves momentos até à sua entrada no Live Stage, onde ficam à conversa durante alguns minutos. Ainda, aqui temos destacam-se algumas figuras de dimensões enormes expostas, como é o caso de Hulk e Thor, além de Rick and Morty, onde todos nós podemos aproveitar para tirar umas fotografias juntos dos nossos heróis favoritos. Por último, temos vários palcos de atividades, desde o dedicado ao Taskmaster, com um poltrona para imitarmos as diversas fotos do elenco (constituído por Vasco Palmeirim, Nuno Markl, Toy e Inês Pereira), além de termos 2 jogos à disposição em que podemos ganhar prémios.

Seguidamente, e estando ainda na mesma zona, temos mais palcos de diversão, como é o caso da zona kids, onde temos diversos desafios para fazer, não sendo só para crianças, mas também para os mais graúdos se podem divertir. Aqui ainda estão presentes os painéis dos grandes canais de streaming, como é o caso da HBO Max, Cinemundo, AXN, AMC, entre outros. Neste espaço, temos à disposição o trono de ferro da série Game of Thrones/House of Dragons, onde temos a oportunidade de nos sentir uns verdadeiros reis, além disso, nesta área temos ainda a réplica da caveira dum Dragão desta mesma série (para quem visitar este local recebe um pino dedicado à série). E, estando já aí à porta o filme Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves, temos um espaço dedicado à franquia onde podemos encarnar uma personagem.

Chegando agora ao Palco principal do Altice Arena, o Golden Theatre, foi onde os maiores destaques ocorreram, pois aqui tivemos a oportunidade de ver os principais convidados a falarem sobre as suas obras, começando pela sessão de abertura “We Can Be Heroes”, seguindo de imediato para a apresentação da série portuguesa Santiago, que conta a estória duma viagem pelos caminhos de Santigo onde ocorrem diversos crimes, durante esta conversa, muito foi o ênfase dado para trabalho nacional e na contínua aposta que deverá ser feita para este tipo de séries, e assim mantendo o sucesso da série Glória, assim como da série que já está em filmagens, Rabo de Peixe.

Um dos momentos altos do dia, foi a meio da tarde, quando Jacob Batalon, o protagonista da série Reginald The Vampire, subiu a este palco e esteve à conversa com Inês Mendes durante aproximadamente 1 hora, onde Jacob falou um pouco sobre a série, assim como a sua personagem e a sua envolvência neste projeto. Nesta entrevista, foi dada a oportunidade ao público para fazerem algumas algumas perguntas ao ator, contudo, o maior foco foi em relação ao seu papel na trilogia da Marvel e Sony, Spider-Man (Homecoming, Far From Home, No Way Home). Durante esta entrevista a CaixaNerd teve a oportunidade também de fazer uma pergunta ao ator, mas sairá um artigo mais dedicado e detalhado a este palco com as principais participações.

No Golden Theatre tivemos ainda o elenco de Taskmaster da RTP a falarem um pouco sobre as suas experiências não só da primeira temporada deste programa, mas também das mais recentes gravações da nova temporada que irá estrear em março de 2023 na RTP, falando em estreias, tendo sido anunciada oficialmente a sua data de estreia na Comic-Con Portugal e apresentado em primeira mão (inclusive foi uma novidade para os elementos deste quadro) o trailer da 2ª temporada de Taskmaster.

Em termos de atores, Sean Maguire, ator que deu vida a Robin Hood na série Once Upon a Time, foi o último a estar presente no Palco Golden Theatre, falando dos seus trabalhos como ator, com o maior destaque para o seu papel em Once Upon a Time, onde referiu como foi contracenar com atores tais como Lana Parrilla, Jennifer Morrison, Robert Carlyle, entre outros. Tal como aconteceu com Jacob, neste caso também foi dada a oportunidade ao público de fazerem as suas perguntas ao ator, e mais uma vez a CaixaNerd teve a sorte e a oportunidade de fazer uma pergunta ao ator.

Mesmo estando na Comic-Con, para surpresa de alguns, havia um espaço dedicado ao Gaming, à qual tivemos de fazer obrigatoriamente uma visita, bem. O primeiro impacto acaba por ser uma figura de enorme dimensões presente nesta área, e estamos a falar de Thanos (pequena curiosidade, Thanos está com um “Cosplay” a rigor, visto ter um cachecol ao pescoço e uma bandeira na mão de Portugal). Nesta área um dos maiores destaques vai para o Palco Nintendo, com diversas atividades para todos poderem experimentar, desde o novo Pokémon, Nintendo Sports, e também Mario Kart 8 Deluxe. Nesta mesma zona também havia uma área dedicada a Talks sobre a indústria de gaming. Além disso, junto a esta zona gaming, estava em exposição uma pequena área dedicada ao Cosplay, onde podíamos ver alguns fatos criados por Cosplayers, e ainda podemos assistir a workshops sobre Cosplay.

Subindo agora um pouco no Altice Arena, destaca-se primeiramente a zona da Lego, onde tínhamos vários expositores dedicados a estas construções, e onde podemos “brincar” um pouco e sermos umas verdadeiras crianças novamente (não era fácil contrariar o desejo). Nesta mesma área ainda havia um auditório denominado Spotlight, em que o objetivo era dar destaque e reconhecimento a trabalhos e iniciativas nacionais, e desde já, ficamos extremamente agradados em saber que há cada vez mais mangá e bandas desenhadas de origem portuguesa. Este trabalho está a ser visto com bons olhos dentro do Mundo da literatura, pois as escolas já tentam introduzir o desenho mangá, de forma a incentivar os alunos com algo que eles gostam e em simultâneo os elucidar mais às artes literárias, como é o caso do projeto Dreamland Protectors. Além desta área também existe foi possível observar o primeiro episódio em antestreia da série Reginald The Vampire (que só estreia em janeiro na SYFY) na zona The One Theatre. Este local é dedicado especialmente a séries e filmes, onde temos disponíveis maratonas de séries, etc. Aqui também estreou o filme Terrifier 2, que decorreu desde às 17h até às 20h.

Por fim, falta-nos referir o merchandise, e o evento está recheado dele, neste mesmo anel superior, é possível observar, conhecer e comprar vários tipos de merch de artistas artesanais. Saindo agora para o exterior, o merchandise continua, existindo uma área dedicada apenas a merchandise e board games, contudo, devido à dimensão do evento a CaixaNerd ainda não conseguiu vaguear por estas zonas e conhecê-las detalhadamente. Porém nos próximos dias da Comic-Con Portugal iremos partilhar a descrição destas áreas com mais detalhes assim como as novidades que este evento nos irá trazer.

Em breve iremos trazer os mais novidades deste grande evento que é a Comic-Con Portugal 2022, até lá…
Stay Nerdie!!!

Related posts