Análise, Anime

Chainsaw Man Ep.8- Análise

Talvez seja o episódio mais intenso da série (pelo menos até agora). O episódio 8 cumpriu o que prometeu e eu prometo que o vou analisar agora.

O gancho picante do episódio 7 e a decisão de Denji

Após o jantar, Makima paga a conta e Himeno leva Denji para a sua casa. A mulher deixa o Denji bêbado e despe-se, deitando-se de seguida com ele, perguntando de seguida se ele gosta, tal como Aki, de Makima e se ele quer fazer sexo com ela. À primeira pergunta, Denji responde “Sim” sem exitar, mas vacila na segunda. E cede. Até que ele se lembra de uma conversa que teve com a sua chefe. Pergunta-lhe se iria para sempre lembrar-se do trauma do beijo. Makima explica que nem todas as memórias são perfeitas nem os sonhos são bem conquistados, mas que as lembranças têm a importância que queremos dar, e que ela promete dar outra para ele. Ao dizer isto, Makima dá o seu chupa-chupa a Denji e refere que o seu primeiro beijo indireto sabe a cola. Mais uma tática de sedução da mulher, que parece ter resultado, porque faz com que Denji finalmente recue na proposta sexual e diz estar a guardar-se para Makima.

No outro dia de manhã, acontece o início da primeira relação sincera de amizade na série. Himeno refere-se a Denji como seu novo amigo e afirma que comer o pequeno-almoço com amigos é mais divertido. Ambos entram em acordo a ajudar-se mutuamente no amor (Denji com Makima e Himeno com Aki) e que deveriam repetir mais vezes essas refeições, até com mais gente da equipa. Pode parecer uma relação simples, mas esta é a primeira vez que o nosso protagonista sente o que é a partilha. Muitas vezes as refeições são vistas como símbolos de prover para o próximo, sendo esse um amigo, namorado, familiar, etc. Denji já experimentou a partilha de alimento, mas esta é a primeira vez que o faz com uma amizade oficializada e concreta. E isso é uma evolução da personagem humilde, mas honesta, natural e bem escrita.

Alexa, Careless Wisper para a mesa do Denji e Himeno

Oh não…OH NÃO!

As peças foram apresentadas no jantar. Agora chegou a altura do cheque-mate.

Makima tem de se apresentar numa reunião e vai…de comboio. Primeiramente destacar a estranheza de ver uma figura tão importante a ir de comboio para uma reunião. Ela é um membro importante de uma instituição governamental…Enfim, prosseguindo.

Os outros membros dos esquadrões foram patrulhar a cidade. A música para e parece ter sido destorcida, o clima tenso levanta e…PUM. Um ataque de surpresa organizado para matar todos os membros. Todos eles são baleados (exceto o nosso trio de protagonistas e Himeno, por enquanto). Esses são surpreendidos por nada mais nada menos que o neto do chefe da Yakuza que prendia Denji. Ele anuncia estar com o Demónio da Arma de Fogo e inicia os disparos aos membros do grupo. Denji, Himeno e Aki são baleados, enquanto Power esquiva-se, soca o adversário e foge. E a partir daí o inimigo revela ser o Katana Man e a luta começa.

A produção optou por uma abordagem mais sóbria e simples, e eu acho que acertaram. Num outro Shounen (sim, amigos, Chainsaw Man não deixa de ser Shounen por ser mais “adulto” que os demais) a luta seria seguida de músicas épicas e diálogos expositivos para explicar os poderes novos. Aqui não é necessário. Há excessão do diálogo de sacrifício da Himeno, todo o resto do episódio é acompanhado pelo barulho da luta e por pequenos diálogos referentes à mesma, nada mais. O impacto, para mim, é maior assim. A tua atenção é focada apenas no choque da luta massacrante e do sofrimento das personagens. O sacrifício de Himeno, a utilização do poder escondido do Aki (que já sabemos previamente que afeta o tempo de vida do personagem) a dor física de Denji e mesmo dos próprios inimigos é melhor sentida por conta desse foco e do som cru dos acontecimentos.

No rescaldo, temos o desaparecimento de Himeno, por ter oferecido o seu corpo em troca de uma maior ajuda por parte do Demónio Fantasma, o sacrifício de tempo de vida de Aki, para despertar o Demónio da Maldição (nome muito feio, por sinal) e tudo isso foi em vão, pois acabam por sair derrotados mesmo assim. A rapidez e crueza dos acontecimentos revelam o realismo e a crueldade da vida. No fim, ninguém tem uma morte heroica, antecedida por um discurso altivo ou uma salvação hercúlea. As pessoas morrem, nada acontece, a vida segue. Essa é a vida real, esse e Chainsaw Man.

O episódio acaba com o sentimento amargo de perda e crueldade, sublinhado pelo melhor encerramento, até agora, da série.

Denji foi baleado bem na cabeça

A animação deixou a desejar?

Muita gente reclamou com a animação da luta. Vamos analisar então.

A abordagem sóbria que já referi é uma faca de dois gumes. Permitam-me a teimosia de voltar sempre ao mesmo exemplo, mas terei de puxar de novo o assunto Evangelion para cima da mesa. Todos concordamos que as cenas estáticas são incrivelmente impactantes, mas, e especialmente depois de levantado o véu dos problemas de produção, visto por um olho mais crítico, a espetacularidade foi trocada por essa simplicidade e perde-se fluidez, ação e oportunidades de um toque artístico mais aguçado. Aqui acontece o mesmo. A luta é abordada com rapidez e realismo, mas isso estraga, obviamente, qualquer tentativa de inovação no que a animação diz respeito.

Na minha opinião, como luta, este rumo peca por defeito. Não é de todo incompetente, mas é linear e conservadora. Como cena dramática, ganha muitos pontos, mas mais pelo o rumo da produção do que pela produção em si.

Katana Man

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