Morcego morto, Denji recuperado e mais uma terça-feira com o nosso amigo da motosserra. Esta é a análise do episódio 5 de Chainsaw Man. E começamos a análise em grande.

Power aceitou o acordo e o sonho foi concretizado

Bastou apenas 5 episódios para o nosso protagonista cumprir 2 dos seus desejos. Comer algo bom e tocar no peito de uma mulher. E agora? Como proceder com o resto da história? Acabou o anime? Não, claro que não.

Primeiro falar do ato como acordo. Para Power, aquilo que acabou de acontecer nem sequer significa nada. Ela chega até a fingir gemidos de prazer, quase como a gozar com a situação. Para ela, tudo aquilo era apenas algo que ela tinha de fazer para acabar com o contrato. Afinal, há apenas uma coisa, aparentemente, mais importante para um demónio que sangue ou matar humanos: o poder de um acordo.

Para Denji…bem, o Chainsaw Man ficou desconsolado com o facto de sentir um vazio depois de cumprir os seus objetivos. E é aí que Makima entra em jogo.

Manipulação deveria ser o seu nome do meio

Makima percebe o estado de tristeza do seu novo pupilo e tenta entender o que se passa com o rapaz. Após perceber o que se sucedeu, a chefe entende que tem de dar um novo ímpeto ao nosso herói.

A mulher apela pelo prazer físico e agarra a mão dele. Passa-a na sua orelha, na sua boca e, finalmente, no seu peito.
Para quê este gesto? Serve para 3 pontos (sendo esses 3 pontos bastante encadeados). Primeiro entrega ao Denji um novo rolo de sensações, que serve para explicar que o sexo não é apenas sobre o toque, mas também sobre o que esse toque significa e sobre a pessoa certa (que não significa necessariamente amor, pode significar apenas atração física e psíquica acerca do outro), tudo isto com o objetivo final de o seduzir.

E é assim que se doma um cão, mostra o que é prazeroso, dá-se uma ordem e atribui-se uma recompensa. E é exatamente o que acontece. Makima conta a história do demónio arma de fogo (falaremos mais tarde deste ponto) e faz um contrato com Denji: Se ele matar o demónio, Makima faz o que quiser com ele. Acham mesmo que preciso de dizer que a questão dos contratos/ acordos interpessoais são importantes na mensagem desta história? E ainda há quem diga que Chainsaw Man não tem uma mensagem política atrás dele. Aqui está o Fujimoto a mostrar que para entregar uma mensagem não se precisa de um mundo mega estruturado e uma narrativa complexa (aprende, Anno).

Bem, mas vamos lá ao que interessa.

Aqui a coisa começa a ganhar um rumo

É-nos apresentado finalmente aquele que parece ser o encaminhamento da história a partir de agora: o Gun Devil.

Começa cada vez mais claro a importância dos Flashbacks para o Fujimoto. Apresentar ou explicar um conceito que não entendemos até então, de modo a naturalizar-nos com o que passa na tela. Enquanto temos casos como One Piece que usam episódios inteiros para nos dar um flashback triste e sentimental, Chainsaw Man não tenta fazer isso. Aqui, estes trechos são pequenos, sem tempo para que seja possível se afeiçoar a quem parte ou ao que aconteceu. Eles servem apenas para informar. Porque é que o Denji é pobre? Porque o pai dele tinha uma dívida enorme à Yakusa e matou-se. Porque é que o Aki odeia demónios? Porque o Gun Devil matou a sua família. Quem é o pai do Denji? Nem sabemos. No caso do Aki, até temos uma pequena interação com o irmão mais novo, mas serve mais para dar um choque maior à cena do que propriamente para nos sentirmos mal com a morte do miúdo.

Voltando ao Gun Devil. É nos apresentado que a sua alta velocidade acaba por libertar pedaços do seu corpo, que tendem a querer voltar para o corpo inicial. Isso dá pistas aos nossos companheiros para procurarem o bicharoco. Não só isso, como é sabido que, se um demónio come um desses pedaços, ele fica mais forte.

E é com este mote que entramos no arco do hotel.

Novas personagens, novo ambiente, tudo novo

O nosso grupo de companheiros chega a um hotel, onde há suspeitas de um demónio que tem uma peça do corpo do arma de fogo, algo que pode ajudar a encontrar o paredeiro do mesmo. Somos apresentados a outro grupo de caçadores do governo, liderado por Himeno, ex companheira de Aki e formado ainda por Kobeni e Hirokazu.

Teremos de esperar pelo episódio 6 para descobrir o que acontece neste hotel.

Related posts