Morcego morto, Denji recuperado e mais uma terça-feira com o nosso amigo da motosserra. Esta é a análise do episódio 5 de Chainsaw Man. E começamos a análise em grande.
Power aceitou o acordo e o sonho foi concretizado
Bastou apenas 5 episódios para o nosso protagonista cumprir 2 dos seus desejos. Comer algo bom e tocar no peito de uma mulher. E agora? Como proceder com o resto da história? Acabou o anime? Não, claro que não.
Primeiro falar do ato como acordo. Para Power, aquilo que acabou de acontecer nem sequer significa nada. Ela chega até a fingir gemidos de prazer, quase como a gozar com a situação. Para ela, tudo aquilo era apenas algo que ela tinha de fazer para acabar com o contrato. Afinal, há apenas uma coisa, aparentemente, mais importante para um demónio que sangue ou matar humanos: o poder de um acordo.
Para Denji…bem, o Chainsaw Man ficou desconsolado com o facto de sentir um vazio depois de cumprir os seus objetivos. E é aí que Makima entra em jogo.

Manipulação deveria ser o seu nome do meio
Makima percebe o estado de tristeza do seu novo pupilo e tenta entender o que se passa com o rapaz. Após perceber o que se sucedeu, a chefe entende que tem de dar um novo ímpeto ao nosso herói.
A mulher apela pelo prazer físico e agarra a mão dele. Passa-a na sua orelha, na sua boca e, finalmente, no seu peito.
Para quê este gesto? Serve para 3 pontos (sendo esses 3 pontos bastante encadeados). Primeiro entrega ao Denji um novo rolo de sensações, que serve para explicar que o sexo não é apenas sobre o toque, mas também sobre o que esse toque significa e sobre a pessoa certa (que não significa necessariamente amor, pode significar apenas atração física e psíquica acerca do outro), tudo isto com o objetivo final de o seduzir.
E é assim que se doma um cão, mostra o que é prazeroso, dá-se uma ordem e atribui-se uma recompensa. E é exatamente o que acontece. Makima conta a história do demónio arma de fogo (falaremos mais tarde deste ponto) e faz um contrato com Denji: Se ele matar o demónio, Makima faz o que quiser com ele. Acham mesmo que preciso de dizer que a questão dos contratos/ acordos interpessoais são importantes na mensagem desta história? E ainda há quem diga que Chainsaw Man não tem uma mensagem política atrás dele. Aqui está o Fujimoto a mostrar que para entregar uma mensagem não se precisa de um mundo mega estruturado e uma narrativa complexa (aprende, Anno).
Bem, mas vamos lá ao que interessa.

Aqui a coisa começa a ganhar um rumo
É-nos apresentado finalmente aquele que parece ser o encaminhamento da história a partir de agora: o Gun Devil.
Começa cada vez mais claro a importância dos Flashbacks para o Fujimoto. Apresentar ou explicar um conceito que não entendemos até então, de modo a naturalizar-nos com o que passa na tela. Enquanto temos casos como One Piece que usam episódios inteiros para nos dar um flashback triste e sentimental, Chainsaw Man não tenta fazer isso. Aqui, estes trechos são pequenos, sem tempo para que seja possível se afeiçoar a quem parte ou ao que aconteceu. Eles servem apenas para informar. Porque é que o Denji é pobre? Porque o pai dele tinha uma dívida enorme à Yakusa e matou-se. Porque é que o Aki odeia demónios? Porque o Gun Devil matou a sua família. Quem é o pai do Denji? Nem sabemos. No caso do Aki, até temos uma pequena interação com o irmão mais novo, mas serve mais para dar um choque maior à cena do que propriamente para nos sentirmos mal com a morte do miúdo.
Voltando ao Gun Devil. É nos apresentado que a sua alta velocidade acaba por libertar pedaços do seu corpo, que tendem a querer voltar para o corpo inicial. Isso dá pistas aos nossos companheiros para procurarem o bicharoco. Não só isso, como é sabido que, se um demónio come um desses pedaços, ele fica mais forte.
E é com este mote que entramos no arco do hotel.

Novas personagens, novo ambiente, tudo novo
O nosso grupo de companheiros chega a um hotel, onde há suspeitas de um demónio que tem uma peça do corpo do arma de fogo, algo que pode ajudar a encontrar o paredeiro do mesmo. Somos apresentados a outro grupo de caçadores do governo, liderado por Himeno, ex companheira de Aki e formado ainda por Kobeni e Hirokazu.
Teremos de esperar pelo episódio 6 para descobrir o que acontece neste hotel.
Related posts
Especiais
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
CaixaNerd – Anúncio dos Prémios Nerdies 2022
Após o anúncio dos nomeados dos Nerdies 2022, estamos a relembrar-vos que no final deste mês, mais precisamente dia 20 de fevereiro, teremos a livestream de cerimônia dos Nerdies, onde anunciaremos os Grandes Vencedores. Assim sendo, para os mais desatentos, os Prémios Nerdies vão decorrer…
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
LGW2022 – PlayStation Talents
Após 4 dias de evento da Lisboa Games Week 2022 (podem ler aqui: Dia 1, Dia 2, Dia 3 e Dia 4) e também de uma jornada de pequenas entrevistas neste evento, a CaixaNerd traz-vos um pequeno rescaldo de alguns dos jogos e desenvolvedores presentes…
Dafne Keen e Amir Wilson na Comi-Con Portugal 2022
No passado sábado, dia 10 de dezembro, na Comic-Con Portugal 2022, Dafne Keen e Amir Wilson, atores da série “Mundos Paralelos” apresentaram ao público português a sua terceira e última temporada. Ambos estiveram presentes na conferência de imprensa fechada para a imprensa e, mais tarde,…
Como foi organizado o espaço da Comic-Con Portugal 2022?
Neste artigo iremos analisar como foram trabalhados alguns espaços dentro do evento, como o Merch, o Creators Hub e as salas principais. Fora do palco também havia movimento, mas era suficiente? A área do palco era definitivamente o espaço principal deste evento, no entanto, a…
Comic-con Portugal 2022 Dia 4 – Resumo
Chegamos ao quarto e ultimo dia da Comic-con Portugal, depois de um sábado atribulado, chega um domingo cheio de força. Este ultimo dia, foi repleto de conferencias e emoções, podemos afirmar que foi um final em grande. Dia 4 – O fim, uma aventura, a…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 3 – Resumo
Dois dias da Comic-Con Portugal já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes e é aquele com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…