Antevisões, Jogos

Cadaval – From Grape to Wine (PC) – Antevisão

Cadaval – From Grape to Wine é um jogo que esteve em demostração na Lisboa Games Week, tal como é esperado, recebemos o convite da Bino Studios para o experimentar. E ainda mais obvio aceitamos o desafio.

Se ainda não leram o nosso artigo anterior (que vos deixo aqui), Cadaval – From Grape to Wine é um jogo indie, que está em concurso para os prémios PlayStation Prémios 2022 e este jogo foi constituído por três estudantes de Jogos e Multimédia no Politécnico de Leiria.

História e gameplay

A versão que estivemos a experimentar é uma demo, por isso para quem for experimentar não contem com muito tempo de jogo útil (depois explico melhor o porque mais a baixo). Cadaval: From Grape to Wine é um jogo 2D top-down de simulação, muito ao género stardew valley, localizado em Portugal no município de Cadaval, e tem o objectivo de simular o processo de criação de vinho, utilizando temporizadores para simular o progresso a ser feito.

A historia começa com rapaz a receber um convite dos seus avós para ajudar-los na quinta a produzir vinho, e foi isso que aconteceu, o rapaz arrumou as suas coisas e partiu para uma nova aventura. Como disse anteriormente, a build que tivemos acesso é muito pequena e com isso só tivemos acesso a uma única tarefa, fazer 10 garrafas de vinho para distribuir. Para concluir esta missão temos que fazer 3 objectivos: plantar as vinhas, colhe-las e produzir o vinho. Cada etapa demonstra como temos proceder para que tudo corra bem e o mais rápido possível, tal como regar as vinhas (onde temos que ir buscar água ao lago, para o fazer).

Quando acabamos essa tarefa chagamos ao fim do jogo, mas caso queriam fazer mais uns minutos não há qualquer problema, o próprio jogo permite.

O que gostava de ver?

Ao decorrer da nossa experiência com o jogo, veio algumas coisas que gostava de ver, começo por dizer que acho que se houver mais NPC para interagir era giro, nem que seja com um pouco de lor de jogo ou mesmo para saber quanto é que estamos a fazer por cada garrafa de vinho. Outra coisa que gostava de ver é conseguirmos dar nome a nossa quinta. Por fim um modo multiplayer nem que seja local era algo giro de adicionar num futuro, em quanto um apanha uvas, outro jogador iria tratar da produção e outro distribuir era algo também muito engraçado.

A parte que gostei de ver, não é a que gostava, foi ver que está disponível para linux. Muito antes de haver a steam deck sempre gostei que vários jogos viessem nativamente para o sistemas operativos “Open Source”, mas agora com a entrada da Steam Deck no mercado eu começo a pensar que deve ser quase uma obrigação para o fazer. E a Bino Studios fez muito bem em trazer para o máximo de plataformas, incluindo Linux, os meus parabéns.

O meu verdito

Cadaval – From Grape to Wine está com uma arte muito interessante, e com o tema que parece muito banal, mas executado como foi, mostra muito potencial. Quando estiver concluído gostava muito de o experimentar até na PlayStation para ver como fizeram o mapeamento dos comandos.

Bino Studios aproveito o perante artigo para vos desejar muita sorte no concurso e quando acabarem o jogo digam-nos qualquer coisa para vermos como está no final.

Related posts