Cada vez mais, existe uma escassez de jogos de plataformas triple AAA, devido ao pouco apelo que existe devido ao desinteresse do publico. No entanto é um regalo ver um novo IP de plataformas na indústria, o qual tenha um grande orçamento. O ultimo grande novo titulo foi o Astro Playroom’s que demonstrou que existe espaço para este tipos de jogos e foi revigorante ver que esse género novamente. No entanto, espero que não se trate apenas de algo raro, porque quero que os jogos de plataforma permaneçam relevante.
O início de um sonho
Foi numa apresentação da Xbox que fomos devidamente apresentados a um novo jogo publicado pela Square Enix e criado pelo criador de Sonic e Night’s into Dreams, Yuji Naka. Para contextualizar, aparentemente a Square Enix deu-lhe uma oportunidade única para produzir o jogo dos seus “sonhos” e eventualmente foi criado Balan Wonderworld. Um jogo que que demonstra um divertido personagem a apresentar todo um mundo de fantasia a duas crianças, que tratar-se-iam dos personagens jogáveis. Todo o conceito do jogo agarrou-me, viajar para diversos locais onde enfrentaríamos inimigos com o auxílio de diversos fatos que colecionaríamos, durante a aventura. A banda sonora, o design de personagens e certas sequencias de jogabilidade foram os fatores que me entusiasmaram e deram-me esperança para mais um espantoso jogos de plataformas.
Tudo não passava de uma ilusão
Após alguns meses tivemos alguns vídeos de jogabilidade do dito jogo, mas inesperadamente anunciaram uma demo. Com ela nas mãos toda a empolgação e expectativa foram pelo o cano a baixo, (nunca me senti tão traído). Após a maravilhosa introdução cinemática, é nos apresentado um pequeno HUB (que por si só é extremamente vazio), este é o local onde podemos interagir com pequenas criaturas ao alimenta-las e procria-las e claro, aceder aos níveis. Muito bem, vamos falar sobre o elefante na sala, os níveis são terríveis. Claro que gosto do design dos personagens e de alguns conceitos, mas a forma como os níveis nos são apresentados, é inaceitável para uma consola de nova geração (tendo em conta que estou a joga-lo numa Playstation 5). Apesar de este ser um jogo multiplataforma e que teriam de pensar em todas as plataformas, o que se trata de uma desculpa esfarrapada, já que existem títulos com melhor aspeto em todas as plataformas em que sairá este jogo. A sua jogabilidade é diferente do que já vi, sendo este o primeiro jogo de plataformas, onde apenas existe uma ação e essa ação depende do fato, que utilizamos, contudo, a essa ação é ativada em quase todos os botões, sim, até mesmo nos triggers. Os fatores que tornam esta mecânica tediante é o longo tempo de espera para mudar uma fatiota e já que só temos direito a uma ação, se um dos fatos ter uma habilidade que não seja salta, então não poderão saltar. É preciso clarificar que o jogo é extremamente fácil, sendo que não existe uma grande dificuldade para concluir os níveis ou derrotar inimigos. Nunca a derrota de um chefe foi tão desapontante. Para melhorar, não existe qualquer tipo de informação do que se passa no mundo, existem certos elementos de jogabilidade que são essenciais ter conhecimento, mas que nunca são divulgados. Para além disso, a narrativa (que é inexistente) será divulgada sem o uso de fala, já que é uma das premissas do jogo, o que não é mau, mas neste caso não funciona devidamente. No entanto parece que será lançado um livro que explicará os eventos do jogo, o que presumo que seja a única forma de ter qualquer contexto sobre a historia.
Existe salvação ?
Apesar de se tratar de uma demonstração, espero que este título não seja entregue neste estado. Se ele se encontrar neste estado o ideal, seria adiar indefinidamente para termos em mãos um bom jogo, pois um IP novo com tanto potencial e ter apenas uma oportunidade de existir (tendo em conta que esta seja a ultima vez que veremos o Yuji Naka a trabalhar em algo), será realmente deprimente.
Related posts
Especiais
Fnac Game Sessions – Digimon – Odaiba Memorial Day 2023
A comunidade de Digimon em Portugal com o apoio da Fnac, está a organizar um evento onde os fãs da serie podem celebrar o Odaiba Memorial Day, um dia muito importante, já que é o dia onde esta aventura começou. O evento Digimon – Odaiba…
Fnac Game Sessions – Torneio Street Fighter 6
Todos nós gostamos de vídeojogos, depois de uma paragem bruta, os torneios presenciais estão a voltar em FORÇA! Na Fnac de Alfragide vai-se realizar o torneio de Street Fighter 6, e a melhor parte, é que há prémios para os finalistas. Nerdies, no dia 24…
Play Youth 2023 – O resumo!
Foi o fim de semana passado que a Play Youth voltou a trazer o mundo dos jogos à margem sul, e a CaixaNerd esteve presente para vos contar tudo o que se passou por lá nesta 3ª edição! Torneios de Pokémon TCG e VGC Estas…
O Que Trouxeram os ESports ao Iberanime 2023??
O Iberanime é maioritariamente conhecido por ser uma celebração de fãs para fãs, muito focado na cultura nipónica, e como é óbvio, uma aposta forte no incentivo ao cosplay, para que cada um dos participantes encarne as suas personagens favoritas durante este evento. Apesar de…
O Palco Principal do Iberanime 2023
Esta semana estamos a relatar tudo o que se passou no Iberanime 2023, já falamos do evento no geral, de alguns palcos em especifico (Nintendo e PlayStation), agora vimos falar-vos como foi o palco principal do maior evento de cultura pop japonesa do país. O…
O descontentamento dos artistas – Iberanime 2023
O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os…
O que esperar do Iberanime 2023?
Um dos eventos focados em anime e cosplay está quase a chegar, neste artigo vou elaborar tudo aquilo com o que podem contar neste aguardado evento, que terá a sua realização em Maio, nos dias 13 e 14. Convidados até à data confirmados Neste evento…
A Ink League Championship está prestes a Começar!
A Ink League Championship (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço…
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…