ASUS Zenfone 8 saiu dia 28 de fevereiro de 2022, e a Caixa Nerd teve a oportunidade de o experimentar, tudo devido à Taylor e ASUS Portugal que nos cedeu este equipamento, à qual deixamos aqui expressos o nosso agradecimento.
A análise global deste telemóvel será realizada em 3 fases (algo que não é comum realizarmos), para tentar esclarecer todas as potenciais dúvidas (que possam existir), apresentar a nossa opinião e demonstrar as principais características deste equipamento. Para tal, primeiramente realizamos um vídeo de unboxing (que podem assistir no nosso canal de YouTube), posteriormente este artigo de opinião/análise (que contém a informação já referida no vídeo, mas mais detalhada), e por fim um vídeo com observações e informações adicionais. Vamos então começar!
ASUS Zenphone 8 tem como características:
Câmaras:
Câmara grande angular de 64 MP
Sensor de Topo Sony® IMX686
F1.8 de abertura, 1/1.7” de tamanho do sensor
Estabilização Ótica da Imagem
Câmara grande-angular de 12 MP
Sensor de Topo Sony® IMX363
1.4 µm de dimensão do pixel
Autofocus Dual PD
Fotografias Macro a 4 cm
Correção de Distorção em Tempo Real
Câmara frontal de 12 MP
Sensor Sony® IMX663
Autofocus Dual PD
Rede:
Triple band com WiFI 6E
Processador:
Qualcomm® Snapdragon 888
Ram:
16GB RAM LPDDR5
Memória Interna:
256GB
Ecrã:
5.9” Ecrã AMOLED
120Hz
HDR10+
Gorilla® Glass Victus™
Bateria:
4000mAh
Luzes, Câmaras, Acção…
Como indicado na descrição do Zenfone, este possui 2 câmaras traseiras (com 64 MP e 12MP) e um frontal (de 12 MP), sendo todas da SONY, com estabilização ótica da imagem, autofocus e correção da distorção em tempo real. Quem experimentar pela primeira vez este telemóvel de certo irá ficar surpreendido, pois possui uma qualidade notável, as fotografias tiradas têm uma excelente nitidez, o modo retrato desfoca perfeitamente só o fundo destacando os rostos, a deteção dos cenários é incrível e o modo noite é bastante satisfatório. Destaca-se que a ausência de luz/iluminação não faz grande diferença, pois mesmo no escuro não é necessário fazer nenhuma alteração pois as câmaras detetam automaticamente a ausência de luz e mudam as definições de forma a tirar a melhor fotografia possível nesse ambiente.
Relativamente à gravação de vídeos é possível gravar até 8K a 30 Frames, contudo podem realizar vídeos com outras gamas de qualidade (a 4K 60 frames ou 1080p a 120 frames). Ressalvo que testei o modo lento de gravação e fiquei muito agradado com o resultado final (tendo pedido ao nosso editor e amigo, Alexandre Amador, para atirar um objeto ao ar e o apanhar, para posteriormente selecionar a área que queria que fosse destacada), apresentando ainda uma fluidez incrível, que deriva de todo um processo que é magnífico.
Para finalizar a análise das câmaras, fizemos um teste de estabilidade (da câmara frontal e das traseiras) e estas cumpriram a 100% o seu papel, cumprindo o “comprometido” pela marca (quase podemos dizer adeus aos gimbels com estabilização).
O que mais podemos esperar?
Depois de abordar um dos maiores destaques deste telemóvel, agora falaremos dos restantes componentes, o ASUS Zenfone 8 está também equipado com o Snapdragon 888, WiFi 6E, sendo que a versão que estamos analisar é de 16GB de Ram, por isso realizamos vários testes, inclusive em termos de comportamento com jogos, mesmo isto não sendo o maior foco deste modelo.
A nível de jogos foi instalado o Asphalt 9 e a aplicação da Xbox, sendo que estas num ápice ficaram prontas para utilização (mesmo com apenas um router de 5G). Mas, tirando a velocidade de download, que registei entre 120 mbits de download e 109 mbits de upload, jogar neste smartphone é uma experiência incrível. No Asphalt 9 (nada que surpreenda muito, e como já esperava) correu o jogo sem problemas, já que conta também com o Android 11, mas na aplicação da Xbox Game Pass (aí sim!), tudo foi bastante interessante, pois joguei Minecraft Dungeons, e não senti qualquer tipo de lag ou “engasgo”. E, para validar ainda mais este teste, decidi jogar o Forza Horizon 5, o que obrigou a ligar um comando por Bluetooth, sendo que o resultado do desempenho do Zenfone 8 foi incrível (tirando a minha falta de habilidade nos jogos de carros).
Destaca-se ainda, o ecrã 5.9 polegadas, com a tecnologia HDR + e amoled, o que garante ter uma experiência enriquecedora.
Carga será suficiente para 1 dia?
Quanto à capacidade da bateria, que é de 4000mAh, esta é suficiente para um uso normal (1 dia), tal como navegar na internet, tirar umas fotos e claro está para chamadas e troca de mensagens. Contudo, se realizarem uma utilização intensa deste telemóvel (como é o meu caso, que o uso para tudo, incluindo jogar diversos jogos com elevado desempenho), apesar de necessitarem de mais do que uma carga diária, podem sempre contar com o carregador de 30 Watts, que carrega este dos 0 aos 60% em 25 minutos, e sensivelmente de 1 hora para carregar os 100% da bateria.
O veredito
O ASUS Zenfone 8, apresentou um excelente desempenho nos testes realizados pela CaixaNerd, porém, temos de abordar uma questão que também é relevante para os consumidores, que é nada mais, nada menos do que o preço. No nosso caso, da gama 256GB de memória e com 16GB de Ram (que estivemos a testar), possui um valor a rondar os 800€ (que é um valor bastante razoável tendo em consideração tudo o que o dispositivo possui). Mas, no caso de optarem por uma versão inferior, esta possui um valor aproximadamente de 700€, (de certo também não ficarão descontentes quanto à relação preço/qualidade). Salienta-se ainda, que em 2022 ainda temos a nossa entrada de 3.5mm, que para muitos, é uma característica que não se ignora na escolha dum produto deste género. Um detalhe que poderá ser um deal-breaker, é a falta de wireless charge e a expansão de memória, contudo, será sempre algo que vai depender de utilizador para utilizador.
Relembramos que ainda vai haver um vídeo no nosso canal de YouTube com as nossas últimas impressões e agradecer à ASUS Portugal pela oportunidade de testarmos este smartphone.

9.0 Score
Pros
- Câmaras
- Entrada 3.5 mm - Audio jack
- Fast Charging
- Som stereo
- Ecrã
Cons
- Não tem wireless charging
- Sem entrada para micro SD
Related posts
Especiais
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
CaixaNerd – Anúncio dos Prémios Nerdies 2022
Após o anúncio dos nomeados dos Nerdies 2022, estamos a relembrar-vos que no final deste mês, mais precisamente dia 20 de fevereiro, teremos a livestream de cerimônia dos Nerdies, onde anunciaremos os Grandes Vencedores. Assim sendo, para os mais desatentos, os Prémios Nerdies vão decorrer…
CaixaNerd – Prémios Nerdies 2022
O Ano de 2022 já passou, contudo, a CaixaNerd neste início de 2023 traz para vocês a 3ª Edição dos Prémios Nerdies, celebrando uma data especial para todos os jogadores e amantes de videojogos, onde destacamos o melhor deste Mundo em 2022. Tal como já…
A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço
O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e…
LGW2022 – PlayStation Talents
Após 4 dias de evento da Lisboa Games Week 2022 (podem ler aqui: Dia 1, Dia 2, Dia 3 e Dia 4) e também de uma jornada de pequenas entrevistas neste evento, a CaixaNerd traz-vos um pequeno rescaldo de alguns dos jogos e desenvolvedores presentes…
Dafne Keen e Amir Wilson na Comi-Con Portugal 2022
No passado sábado, dia 10 de dezembro, na Comic-Con Portugal 2022, Dafne Keen e Amir Wilson, atores da série “Mundos Paralelos” apresentaram ao público português a sua terceira e última temporada. Ambos estiveram presentes na conferência de imprensa fechada para a imprensa e, mais tarde,…
Como foi organizado o espaço da Comic-Con Portugal 2022?
Neste artigo iremos analisar como foram trabalhados alguns espaços dentro do evento, como o Merch, o Creators Hub e as salas principais. Fora do palco também havia movimento, mas era suficiente? A área do palco era definitivamente o espaço principal deste evento, no entanto, a…
Comic-con Portugal 2022 Dia 4 – Resumo
Chegamos ao quarto e ultimo dia da Comic-con Portugal, depois de um sábado atribulado, chega um domingo cheio de força. Este ultimo dia, foi repleto de conferencias e emoções, podemos afirmar que foi um final em grande. Dia 4 – O fim, uma aventura, a…
Comic-Con Portugal 2022 Dia 3 – Resumo
Dois dias da Comic-Con Portugal já se passaram (podem ler os artigos aqui: Dia 1 e Dia 2), e chegou o dia com maior afluência de todo o evento, pois o 3º dia está recheado de atividades para todos os visitantes e é aquele com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…