A nova Playstation 5 vem acompanhada com novas gimmicks e traz também consigo diversas novidades na maneira de jogar, garantindo assim uma melhor imersão nos jogos. Um exemplo disso é a implementação do “haptic feedback”, gatilhos adaptativos e um microfone embutido no próprio Dualsense. No entanto, não existe melhor forma de experimentar toda esta maravilhosa tecnologia ao máximo sem ser com uma Tech Demo, como estamos a acostumados a ser presenteados, para experienciar toda esta nova tecnologia. Porém, desta vez a Sony resolveu oferecer-nos com uma tech demo bastante peculiar, que vem incluída em todos os sistemas PS5, para nos mostrar o que o DualSense consegue fazer. Essa “tech demo” tem o nome de Astro’s Playroom, que nos coloca no controlo de um pequeno robô de seu nome Astro Bot, numa aventura no interior da PlayStation 5.
A nova mascote da PlayStation está de volta
A “nova mascote” da PlayStation está de volta e não é a primeira vez que este personagem faz uma aparição, sendo que o mesmo teve direito ao seu primeiro jogo na Playstation 4, mais especificamente no PS VR. Esta experiência na realidade virtual foi aclamada por muitos, tornando-se um dos melhores jogos de plataformas dessa geração. Devido a esse fator, era de esperar que esta não seria a última vez que veríamos o personagem. Graças ao seu sucesso, no primeiro evento da PS5, fomos surpreendidos com um jogo que estaria incluído com a consola e este seria Astro’s Playroom. Porém, antes da nossa aventura pelo novo sistema da Sony, existe uma pequena introdução, para mostrar as diversas novidades presentes no comando. E, é a partir desse momento que nos apercebemos que está nas nossas mãos um pedaço de tecnologia que poderá revolucionar a maneira como jogamos. Após a demonstração, o personagem é transportado para um pequeno Hub e nesse local notamos que ao caminhar por diversas superfícies faz com que o comando também vibre adequadamente a elas. Nesta experiência encontramos 4 mundos para explorar e cada um relacionado com os componentes da Playstation 5.
Uma viagem nostálgica para os fãs de videojogos
Preparem-se para uma viagem pelo tempo, onde (re)encontrarão diversos momentos de pura nostalgia e para quem já está familiarizado com os sistemas da Sony há vários anos, será difícil não se emocionarem (acreditem, falo por experiência própria).
Nesta aventura o objetivo é explorar estes mundos e encontrar diversas relíquias pelo caminho, para completar o laboratório com as mesmas. Nos múltiplos níveis é possível encontrar diversos robôs a fazer cosplay de diversas personagens de jogos, sendo eles exclusivos da PlayStation ou não (normalmente encontram-se à frente de um robô a segurar numa câmara). Se o Astro Bot: Rescue Mission foi aclamado pelo o level design, então neste jogo percebe-se do porquê, pois todos os níveis são bastante criativos, ao usarem o hardware da PlayStation para complementar os diversos mundos.
O que contribui para que esta experiência se torne única é o Dualsense, pois quando ambos se combinam trazem momentos inesquecíveis. Sentimos isso, por exemplo ao lançar uma flecha e sentir a pressão que o trigger está a fazer, ao controlar um macaco e os triggers vão-se adaptando em momentos específicos, os haptics que conseguem fazer sentir diversos os relevos, o vento e até quando o Astro Bot é eletrificado, entre outros.
Toda esta experiência é acompanhada por uma boa banda sonora, com temas diversificados (que podem ficar na vossa cabeça durante um longo período de tempo). Porém o que me surpreendeu foi o inesperado final, que para quem está a par da história da Playstation vai ficar espantado (eu próprio fiquei). Mas, não ficamos por aqui, apesar da curta aventura que seja o Astro’s Playroom, este ainda tem um modo contrarrelógio com pequenos níveis criados baseados nos mundos apresentados, o que é bastante viciante, especialmente se tiverem amigos com esta consola, pois há um despertar do competitivismo que há em nós.
Nada a apontar
Considerando que este é um jogo gratuito, que vem pré-instalado na PlayStation 5, não consigo identificar nenhum problema relevante associado ao mesmo. Posso apenas indicar que este é bastante pequeno, mas que traz bastante repetibilidade.
A Playstation 5 faz uma entrada em grande
Desde o design dos níveis, à música (que fica no ouvido). Astro’s Playroom será relembrado como uma enorme celebração dos videojogos, tanto que caso este tivesse um custo associado, provavelmente o iria adquirir, para o poder usufruir desta aventura. Por isso se tiverem uma PS5 ou estão a ponderar jogar, este é título obrigatório.
* sendo esta uma “tech demo”, considerei não colocar uma lista de prós e contras
9.0 Score
Related posts
Especiais
Fnac Game Sessions – Digimon – Odaiba Memorial Day 2023
A comunidade de Digimon em Portugal com o apoio da Fnac, está a organizar um evento onde os fãs da serie podem celebrar o Odaiba Memorial Day, um dia muito importante, já que é o dia onde esta aventura começou. O evento Digimon – Odaiba…
Fnac Game Sessions – Torneio Street Fighter 6
Todos nós gostamos de vídeojogos, depois de uma paragem bruta, os torneios presenciais estão a voltar em FORÇA! Na Fnac de Alfragide vai-se realizar o torneio de Street Fighter 6, e a melhor parte, é que há prémios para os finalistas. Nerdies, no dia 24…
Play Youth 2023 – O resumo!
Foi o fim de semana passado que a Play Youth voltou a trazer o mundo dos jogos à margem sul, e a CaixaNerd esteve presente para vos contar tudo o que se passou por lá nesta 3ª edição! Torneios de Pokémon TCG e VGC Estas…
O Que Trouxeram os ESports ao Iberanime 2023??
O Iberanime é maioritariamente conhecido por ser uma celebração de fãs para fãs, muito focado na cultura nipónica, e como é óbvio, uma aposta forte no incentivo ao cosplay, para que cada um dos participantes encarne as suas personagens favoritas durante este evento. Apesar de…
O Palco Principal do Iberanime 2023
Esta semana estamos a relatar tudo o que se passou no Iberanime 2023, já falamos do evento no geral, de alguns palcos em especifico (Nintendo e PlayStation), agora vimos falar-vos como foi o palco principal do maior evento de cultura pop japonesa do país. O…
O descontentamento dos artistas – Iberanime 2023
O Iberanime este ano gerou algum burburinho nas redes sociais por uma das razões que atrai várias pessoas ao evento – a ala de artistas. Com diversos artistas, portugueses ou estrangeiros, profissionais ou amadores, novos ou não ao evento, o espaço atrai pessoas que os…
O que esperar do Iberanime 2023?
Um dos eventos focados em anime e cosplay está quase a chegar, neste artigo vou elaborar tudo aquilo com o que podem contar neste aguardado evento, que terá a sua realização em Maio, nos dias 13 e 14. Convidados até à data confirmados Neste evento…
A Ink League Championship está prestes a Começar!
A Ink League Championship (ILC), é a primeira competição oficial da CaixaNerd de Splatoon, que tem o objetivo de promover uma competição mais regular de Splatoon 3 em Portugal, de modo que surjam mais equipas e jogadores dentro deste magnífico jogo, criando assim um espaço…
Hoje há Prémios Nerdies
Olá comunidade hoje é o dia da grande cerimónia de prémios, onde serão declarados os vencedores das variadas categorias. Contudo, podem aguardar mais algumas surpresas que temos para a comunidade (vão existir Giveaways). Esta é a programação definida: Programa: Hora: Início de Pré-Show: Jogos com…
Prémios Nerdies 2022 – O que tenho a dizer (Dormammu) ??
Com os Nerdies à porta (como podes ver pelo artigo do anúncio aqui, e se não sabes quais eram os nomeados podes consultar aqui – mas as votações já terminaram), alguns elementos da CaixaNerd vão estar a falar um pouco sobre a suas experiências com…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…