Tal como prometido, a CaixaNerd este mês faz referência e análise a um filme que vai passar este domingo (dia 25 de outubro) no canal Hollywood, às 20:05, o Arrival uma longa-metragem para ver e rever.
É um filme de 2016, muito aclamado pela crítica e pela academia de cinema, num ano especialmente bem representado no cinema, repleto de filmes de extrema qualidade que estiveram na corrida pelos prêmios mais afamados desta indústria. Tendo arrecadado 8 nomeações na 89ª edição dos Óscares e vencido o prêmio na categoria de melhor edição de som.
O diretor Denis Villeneuve (conhecido por dirigir filmes como Prisoners, Enemy, Blade Runner 2049 e mais recentemente Dune, um filme a estrear em 2021), fez chegar aos cinemas em 2016 uma adaptação do conto de Ted Shiang, Story of Your Life.
Arrival, apresenta-se como um filme de ficção cientifica, com elementos de drama, mistério e thriller. Também conta com um elenco recheado de nomes bastantes conhecidos por todos, tais como: Amy Adams (descrita, por alguns críticos como sendo uma estrela neste filme), Jeremy Renner, Forest Whitaker e Michael Stuhlbarg.

Este filme narra a estória principalmente do ponto de vista de Louise Banks (Amy Adams), uma conceituada linguista, que recrutada pelo governo americano (mais propriamente pelo Coronel G.T. Weber (Forest Whitaker)), após a Terra ser invadida por doze naves extraterrestres, que pairam silenciosamente em locais diferentes do globo. Além de Banks, o governo também recruta Ian Donnelly (Jeremy Renner), um físico para ajudar Banks com equipamentos que permitem comunicar com a espécie alienígena.
Durante as pesquisas, Banks e Donnelly entram em contacto com dois seres, que os denominam de Abbott e Costello. Esta interação cria a esperança de uma abordagem mais amistosa, de modo a tentar perceber o que estes seres pretendem da humanidade. Após este contacto, os nossos protagonistas conseguem decifrar uma palavra (que gera bastante conflito, quer entre os cientistas americanos, quer com o dos outros países que também estão a tentar interagir com os extraterrestres das outras naves dispersas pelo globo), sendo a palavra “arma”, que faz com que alguns investigadores abandonem a pesquisa.
Banks, devido a sua capacidade de análise linguística, acredita que as palavras geradas pelos heptapodes (nome dado aos seres alienígenas), podem ter diferentes interpretações, pois nem todos têm de seguir o mesmo padrão (como por exemplo, em alguns países os cangurus podem ser denominados por cangurus e noutros por coelhos gigantes). Isso leva-a a crer que pode existir uma mensagem para toda humanidade, que está dividida pelas 12 naves que pairam na Terra, que se for decifrada pode evitar uma guerra.

Arrival apresenta uma premissa bastante interessante, que é a interação humana com seres de outros planetas (que não desejam conquistar a Terra). Nesta longa-metragem verificamos como a língua pode ser um entrave (mesmo entre seres da nossa espécie), mas também a arma mais poderosa de todas. O diretor Denis Villeneuve, consegue mostrar como os humanos reagiriam com este “primeiro encontro”, e como “nós” abordaríamos o problema.
Não devemos esquecer a forma como todo este filme é apresentado, pois a sua própria edição ajuda a compreender todo o enredo envolvente. Para imergir ainda mais neste drama de ficção científica, somos contemplados um excelente trabalho de sonografia, em que todos os sons apresentados e como surgem ajudam a manter a tensão nos momentos mais críticos.
Por último, mas não menos importante, destaca-se a interpretação de Amy Adams, que é fenomenal, tal como referenciada anteriormente “é simplesmente uma estrela”.
Em suma, é um filme bastante bem conseguido, com diversos elementos de excelente qualidade que nos permite desfrutar desta aventura sem tirar os olhos do ecrã (apesar da interação entre humanos e extraterrestres não ser algo novo dentro do género). No entanto, pode haver pessoas que possam não gostar ou que o achem de difícil de interpretação.
Deixámo-vos o trailer desta longa-metragem, que se tiverem interesse podem ver dia 25 de outubro às 20:05 no canal Hollywood…

9.0 Score
Pros
- Premissa bastante interessante
- Edição de filme
- Excelente sonografia (todo o trabalho de som)
- Prestação de Amy Adams
Cons
- Potencialmente interpretação complexa (para algumas pessoas)
Related posts
Especiais
Play Youth 2022 – o Resumo!
No passado fim de semana, tal como anunciamos, 09 e 10 de julho, houve um evento em Corroios. A Play Youth é um evento que ocorre todos os anos, no verão e esta foi a sua segunda edição. O objetivo é promover os jogos em…
“It’s time to duel” – Obrigado por tudo, Kazuki Takahashi
A Infância foi uma parte muito importante para o nosso crescimento e muitas das horas que passamos foi a ver televisão em que explorávamos imensos mundos, acompanhamos muitos personagens nas suas jornadas, as quais fizemos parte. Numa grande infelicidade, relato que Kazuki Takahashi faleceu com…
Hoje o João Duarte, A.K.A. Arnux faz anos!
Hoje é dia 06 de julho, pois é… Foi neste dia que tudo começou nerdies. É neste dia que nós equipa da Caixa Nerd começamos uma tradição de deixar aqui no site uma mensagem a parabenizar os nossos editores, por isso hoje a equipa decidiu…
A CaixaNerd no IberAnime!!!
O maior evento de cultura pop japonesa regressou! Depois de uma paragem devido à pandemia instalada em todo o Mundo o Iberanime regressou em força, e rapidamente os bilhetes esgotaram, sendo que também foram considerados os bilhetes vendidos no ano anterior (mas como este evento…
Iberanime (Maio, 2022) – Tudo o que precisas de saber
Após vários anos de adiamentos devido ao Covid, o Iberanime volta em força, celebrar a cultura pop e nipónica que está cada vez mais popularizada. Neste evento podem esperar ver imensos cosplayers, participar em painéis dedicados a variadas áreas e venda de merchandise de anime,…
Oeiras Gaming 2022 – O evento !
Começo este artigo por agradecer à organização pelo convite, eu e o Bernardo Horta, estivemos sábado dia 14, em Oeiras, no evento Oeiras Gaming 2022. Como foi o evento? Oeiras Gaming é um evento focado nos eSports, e isso não faltava! Mas não era tudo,…
Watch Party Star Wars, venham ver connosco!
Estamos perto do dia May the 4th be with you (4 de Maio), o dia em que se celebra esta popular serie de filmes e onde normalmente haverá anúncios do mesma. Já que o primeiro filme irá celebrar dia 25 de Maio aos 45 anos…
Caça ao Ovo – Passatempo Páscoa 2022
Olá Nerdies!A caça ao ovo está oficialmente aberta!A partir de hoje até sábado dia 16, encontra todos os ovos escondidos nos posts pelas nossas redes (Twitter, Instagram e Facebook) e habilita-te a participar numa edição especial do “Quem Quer ser Nerd”!Para te habilitares tens de…
Adeus Alexandre! Um Obrigado e até já! – Dia 1 de abril hehehehe!!!
Para aqueles que nos seguem, já se devem ter reparado que o nosso editor Alexandre Amador tem estado um pouco ausente nos últimos tempos, e já se devem ter perguntado se algo se passa com ele. Pois bem, este artigo serve exatamente para isso, para…
Dia da Mulher, um nosso muito Obrigado!
Hoje é dia da Mulher, por isso mesmo, a parte masculina da Caixa Nerd decidiu escrever um pequeno artigo a agradecer as mulheres que trabalham connosco. Podemos que atrás de um grande projeto há uma grande mulher e aqui por acaso são duas. Para quem…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…