É sempre com grande orgulho quando nos chega para analisar jogos “made by Portugueses”. E hoje é um desses dias, à pouco tempo atrás fomos contactados pela Notagamestudio, que nos apresentara um jogo de seu nome Agent Klutz, e foi logo com prontidão que aceitamos o desafio de o analisar.
Agent Klutz coloca-te na pele de um agente secreto (Agente K) que, com a ajuda do seu parceiro em teletrabalho (Agente Q), tem como objetivo parar a produção, e tráfico, de bombas por uma entidade desconhecida. Para isso, há que explorar os vários locais e seguir as várias pistas, mesmo que isso signifique abater quem se meter no nosso caminho. Parece simples? Parece, mas não é, o que nos faz mover é o ritmo e isso pode complicar muito durante as missões.
Como é ser um agente?
A mecânica principal deste jogo é o ritmo, como referido anteriormente, em que tens de acompanhar a batida da música, de forma a te movimentar (para o lado direito ou esquerdo). Agent Klutz é um jogo onde apenas se usa o rato, ao ritmo do som temos que clicar para o Agente K andar e apontar para a direita e para esquerda para mudar a direção. A parte engraçada, é quando falhamos a construção da batida, ou seja, movemo-nos fora do ritmo, o que leva o Klutz a cair no chão de um jeito cómico ao som de um trombone.
Mesmo sendo o ritmo a mecânica principal, para parar uma entidade desconhecida, temos ao nosso dispor uma forma de eliminar inimigos, “mas como?”. Matando-os com a nossa pistola, a mecânica usada para este evento é um pouco diferente, temos uma barra onde temos um quick time e objetivo é acertar na parte vermelha, mas se falharem não há problema também eliminam o inimigo. No entanto, pelo caminho podes ainda roubar joias e peças de arte clicando nos mesmos, isto para arrecadarmos um bolo monetário, o que te concede melhor pontuação no fim de cada nível.
Graficamente Agent Klutz, é um jogo em pixel art minimalista onde as cores negras fazem parte do cenário e as cores mais vivas são os objetos que podemos interagir, o que na minha perspetiva está muito bem pensado. Musicalmente o jogo transmite bem a sensação que estamos numa missão, exceto o som de cair do agente Klutz que é bastante engraçado (partia-me a rir sempre que falhava o ritmo).
Parte menos boa….
Por último, deixo aqui algumas críticas menos positivas sobre o jogo, a primeira é que o jogo não está em português e a segunda é o diálogo entre o agente K e o agente Q passar demasiado rápido, o que me levava por vezes a me perder no meio dos diálogos.
Agent Klutz é um jogo muito divertido onde a frustração não pode ser opção. Está disponível para PC na Steam por 3,99€ e vale cada cêntimo para nos divertir.
7.0 Score
Pros
- Soundtrack
- Art design
- Controlos simples
Cons
- Não estar em portugues
- Parte dos dilagos serem demasiado rapidas
Related posts
Especiais
As Candidaturas regressaram – Editores de vídeo tentem a vossa sorte no nosso projeto
A Caixa Nerd está a crescer e, como tal, vêm aí novas etapas e desafios! Quem nos tem acompanhado deve já ter verificado o crescimento no canal de YouTube, necessitando de um maior suporte nas edições de vídeo. Por este motivo, deixamo-vos aqui em aberto…
Análises
Fate: The Winx Saga Temporada 01 – Análise
Quando foi anunciada pela Netflix, Fate: The Winx Saga teve uma recepção controversa. Se por um lado seria interessante ver esta conceituada série animada, Winx Club em live-action, até porque estamos neste momento com alguma falta de conteúdo mais de fantasia em live-action, por outro…