Especiais

A CaixaNerd no IberAnime!!!

O maior evento de cultura pop japonesa regressou! Depois de uma paragem devido à pandemia instalada em todo o Mundo o Iberanime regressou em força, e rapidamente os bilhetes esgotaram, sendo que também foram considerados os bilhetes vendidos no ano anterior (mas como este evento tinha sido cancelado, transitaram para este ano).

As filas eram longas, com esperas a rondar as 3 horas, mas eis que chegou o grande momento e a CaixaNerd invadiu o evento, existindo um Nerdie em cada canto da FIL em Lisboa, quer na zona cultural, palco principal, ou até mesmo junto com os dobradores de animes, como Tokyo Revengers ou Digimon Adventure, mas já falaremos de cada zona com mais detalhe e individualmente (na ótica de um estreante no Iberanime).

Antes de mais e de seguir com esta experiência no evento, devo referir que o Iberanime é, e continua a ser, um evento da comunidade para a comunidade, ou seja, um evento para todos os aficionados de anime e da própria cultura japonesa se encontrarem e conviverem em conjunto, esta é a principal essência desta celebração da cultura pop japonesa, sendo os cosplayers a maior atração do fim-de-semana. Apesar disto a organização do evento tenta explorar e criar diversas zonas em redor do Iberanime, desde uma zona cultural japonesa, até ao palco principal, que é característico pelas diversas competições, contudo, este formato poderia ter sido mais bem organizado, tornando-o ainda mais atrativo.

O que havia no Iberanime ???

Com várias zonas para serem exploradas, diversos stands para nos divertir em conjunto com os nossos amigos, ou outros membros da comunidade que íamos conhecendo, tenho de apontar como maior destaque toda a Zona Cultural, seguida das stands de merchandising.

A Zona Cultural foi de todas a mais surpreendente e recheada de atividades para o público explorar a cultura japonesa, onde nos foi permitido aprender e nos inscrever em cursos de kanji, conhecer um pouco das artes marciais oriundas do Japão, assim como aprender Origami e Desenho de Mangá, entre outras atividades. No entanto, devido à organização esta zona sofre de um enorme problema, em que basicamente torna-se caótica quando o público em geral deixa de ter interesse nas restantes zonas do evento e invadem em multidão esta área.

Já o Palco Principal, consegue reter várias vezes as atenções nele, quer nos momentos em que os atores de dobragem vão falar um pouco sobre a sua experiência de atuação nas animações japonesas, quer nos momentos das competições de cosplay, vídeo de AMV, entre outros. Porém, estas atenções perdem-se ao longo do evento, pois normalmente o público que se mantém fiel ao Palco é apenas aquele que tem gosto nestes temas, mas acaba por ganhar mais vida no momento dos concertos.

Ainda nos restantes Palcos, não podia faltar o famoso Para Para Dance, competição de Noodles, entre outras atividades. Sendo que estes palcos estavam mais próximos da entrada, não sendo indiferentes a quem entrava.

De forma geral, estas zonas do evento que têm um horário de atividades, nem sempre cumpriram os horários estabelecidos, além de existirem alguns palcos um pouco “escondidos”, tornando-os pouco apelativos e atrativos no meio de todo o evento recheado com áreas mais sedutoras. Talvez construírem estes palcos e/ou zonas de forma a criarem uma narrativa poderia tornar tudo mais intuitivo, interessante e de certa forma todas as zonas beneficiarem da mesma atração, isto é, criarem um tema/estória em torno dos palcos e fazerem a travessia de zona para zona com o decorrer do evento, poderia ser algo de que o evento e o público em geral beneficiassem. Pois da forma como tudo estava montado, além de em determinados momentos parecer desorganizado, passava a impressão que todo o espaço estaria mal aproveitado, mas, no final dos dias os palcos cumpriram com a sua finalidade e mantiveram-se bem-sucedidos.

Explorando agora o restante evento, sejam as bancadas de merchandising, stand de organizações de gaming e jogos de tabuleiro, ou seja, falar um pouco das outras partes que proporcionaram a todos momentos únicos de diversão e convívio.

Iniciando primeiramente pelas zonas de gaming e diversão, como era o caso do stand da organização FTW, Legion, Nintendo, entre outras, que em diversos momentos mantiveram o seu toque pessoal, seja com finais de torneios, relação com o público, gerar situações divertidas e memoráveis para quem lá passava, seja a jogar, experimentar algum jogo novo ou o sistema de VR. Apesar de não estarem ligadas ao Mundo do Anime, permitiram também que o público conseguisse se divertir em cada um destes stands.

Ainda dentro do gaming, mas numa vertente mais retro e noutra menos digital, existia numa zona mais central com algumas arcadas, onde era possível desafiar os nossos amigos em jogos como Tekken, Guitar Hero, Sega Rally, entre outros. Este stand, juntamente com o de jogos de tabuleiro (tal como era o caso da bancada da Devir, que estava recheada de jogos de tabuleiro e jogos TCG), tinham o propósito de nos fazer abstrair um pouco do evento e até mesmo para realizar momentos de pausa, para que nos pudéssemos celebrar com os nossos amigos com uma pequena conetividade à mistura.

Por fim, tínhamos toda uma área dedicada às famosas bancadas de merchandising para nos deliciarmos com diversos colecionáveis, tais como figuras, peluches dos animes mais relevantes, t-shirts dos nossos heróis preferidos, sem esquecer os posters e pins, entre outros. Sendo estes o lugar perfeito para os mais jovens, mas também os mais graúdos, descobrirem exatamente aquilo que procuram, sendo que fora deste tipo de eventos torna-se mais difícil de encontrar. Além destas bancadas, tínhamos a área alimentar, onde diversas iguarias orientais poderíamos experimentar e com os nossos amigos partilhar.

Em suma, Iberanime 2022, tal como o esperado, mantém-se um sucesso, pelo o que muitos referenciam que estava diferente, com um espaço distinto (por vezes parecia mal aproveitado e noutras pequeno), mas, como sempre, consegue deixar a sua marca e de certo com o sentimento de dever cumprido no final deste fim de semana. Porém, tal como foi mencionado anteriormente, o principal propósito deste evento do Mundo de Anime, é ser um evento da comunidade para a comunidade, onde facilmente encaramos com as personagens do pequeno ecrã e nos relacionamos com outros aficionados como nós, apesar do preço do bilhete ser um pouco acima do expectável (muito devido ao Palco Principal), mas na verdade é a comunidade, o convívio e principalmente os grandes cosplayers que tornam o Iberanime exatamente aquilo que é, um evento único e memorável da comunidade.

Brevemente, partilharemos convosco, no nosso canal de YouTube algumas das nossas aventuras no Iberanime

Related posts