Especiais

A CaixaNerd na LGW2022 – Balanço

O maior evento de videojogos em Portugal, regressou após uma pausa de “2 longos” anos devido à pandemia instalada. Este ano, a lgw2022 teve 4 dias consecutivos de grande diversão, torneios e algumas demonstrações à mistura (podem ler os nosso artigos de resumo diários e outros aqui:). Apesar desta pausa, a afluência do público talvez tenha sido um pouco abaixo do esperado, com a exceção de sábado (o 3º dia), que foi sem sombra de dúvidas o dia de maior sucesso do evento.

Primeiramente, em termos de organização para a entrada dos visitantes, foi algo que parecia estar bem adequado, já que nos momentos que haviam filas, elas dispersaram rapidamente (de notar que haviam 4 torniquetes para fazer o registo da entrada o que ajudava na rapidez do fluxo da fila). Contudo, e ao nos basear no mapa do evento, a zona de Press foi talvez uma daquelas que mais sofreu com a organização do evento em questão de espaço, pois esta zona estaria num lugar diferente em relação ao mapa, e os voluntários e alguns do staff presentes, não sabiam bem como ajudar (mas após de fazermos a ronda do evento, “encontramos” o local e as coisas funcionaram dentro dos padrões normais), ainda assim a zona não estava bem localizada, e isso foi visível principalmente nos 2 primeiros dias de evento, pois sendo estes dias mais focados nos mais jovens e também escolas, estes visitantes não se aperceberam que aquela área era um lugar reservado para a imprensa.

O que havia na Lisboa Games Week 2022 ???

Para relatar melhor a jornada da CaixaNerd pela LGW, iremos agora focar/destacar as diversas áreas presentes e os seus pontos altos ao longo destes 4 dias do evento (não estando a separar este artigo pelos dias do evento, pois nesse aspecto e tal como mencionado anteriormente os artigos de resumo estão mais direcionados a cada um desses dias).

Área Loading…

Como já referido, os 2 primeiros dias da LGW 2022 acabaram por ser focados nos mais jovens e também nas escolas, pois estes tiveram a oportunidade de participar em vários workshops dedicados ao Mundo dos videojogos. Assim sendo, uma das áreas com maior afluência nestes 2 primeiros dias (devido à visita dos mais jovens e dos interesses deles) foi a Área Loading, onde estavam inseridos a PlayStation Talents, mas também muitos desenvolvedores indies nacionais, como é caso da Nerd Monkeys, ou universidades a fazerem pequenas demonstrações daquilo que podem fazer nesses cursos.

No terceiro, apesar de toda a afluência que o evento teve, a Área Loading ia ficando preenchida nos intervalos (por assim dizer) entre os diversos programas planeados noutras áreas, como era caso do torneio de League of Legends no Palco Principal, nas pausas entre streamers no Palco ADVANCE. Contudo, durante este dia a Área Loading manteve-se bastante ativa e por vezes ainda tínhamos de esperar um pouco para experimentar algum jogo dos criadores nacionais.

Por último, o 4º dia, já foi bastante mais calmo, pois neste dia havia concursos de Cosplay e também as outras áreas acabaram por estar um pouco mais relaxadas. Assim sendo, foi bastante interessante num evento como a LGW, trazer e manter a Área Loading, para que os visitantes e jogadores pudessem interagir com alguns desenvolvedores de jogos nacionais, aprender um pouco sobre este Mundo, e além disso, ver a evolução desta indústria a nível nacional.

Área de Jogos (incluindo Palco LGW + Espaço Família)…

Nesta Área, que era aquela que mal entravamos no evento nos deparávamos de imediato, até porque era a zona mais central, havia dois espaços da Nintendo, mas além disso tínhamos ainda a Nacon à esquerda, e a Xbox à direita (com o seu serviço Game Pass), já num local uma bocadinho posterior estavam a Saber, Riot, JBL, VR Experience e a zona de Retrogames, neste mesmo espaço, mas mais à esquerda, tínhamos então o Palco LGW + Espaço Família, maioritariamente coordenado pela streamer Khahéri.

Sendo este um dos principais espaços com maior diversão, todos os dias do evento estiveram repletos de pessoas a experienciar tudo o que tinham para oferecer, principalmente nos dias de maior afluência. Por exemplo, apesar de o 1º dia ser um dia “mais calmo”, os mais jovens e os alunos iam preenchendo o espaço do VR Experience, para terem a sua primeira experiência em VR e jogar Beat Saber. Além disso, muitos tiveram a oportunidade de jogar na zona da Xbox Game Pass, experienciando momentos de diversão com os seus amigos (pois era permitido intalarem diversos jogos do catálogo Game Pass nos PC’s presentes). Apesar destas novas tecnologias, muitos deles não largavam as máquinas de Retrogaming, sendo que todas elas apresentavam jogos que os mais novos não conheciam ou que apenas ouviram os seus pais a falar, e tiveram a oportunidade de experimentar aqueles jogos que os seus pais tanto falavam dos anos 80 e 90.

No Palco LGW + Espaço Família, nos dois primeiros dias, houve um maior foco na experiência de Mario Kart 8 Deluxe e Nintendo Switch Sports, coordenados pela streamer Khahéri que desafiou os mais jovens a competirem com os seus professores. Além disso, neste Palco houve ainda espaço para falar e destacar o Cosplay em Portugal, existiu também um momento dedicado à ZX Spectrum (consola com várias gerações de histórias). Por fim, o espaço da Nintendo, manteve-se repleto de pessoas a jogar os jogos da Nintendo que estavam presentes no evento, como é o caso de Nintendo Switch Sports, Mario Kart 8 Deluxe, Kirby, entre outros. No entanto, na sexta-feira (dia 18 de novembro) sendo o lançamento de Pokémon Scalert & Violet, a afluência neste espaço da Nintendo foi magnífica, já que por vezes havia filas de espera para experienciar o mais recente título da franquia de Pokémon.

Área de Organizações…

Na zona mais frontal do evento, estava localizado o espaço mais dedicado a organizações, como FTW, ou Sic ADVANCE, mas também as empresas, como é o caso da Rádio Popular, Omen ou até Agon, mas também as bancadas de merch. Esta foi talvez a área com maior afluência de todo o evento, pois todos os dias a Sic ADVANCE fez livestream no seu Palco com alguns nomes conhecidos, como é o caso de JoãoS92, Impakt, Mister Remedy, AC ou Movemind, entre outros, sendo assim sempre uma oportunidade para qualquer um dos visitantes do evento poder ver uma destas estrelas “ao vivo e a cores” a fazerem o seu trabalho de stream.

Além disso, na organização da FTW, existiram várias presenças no decorrer do evento, onde qualquer um daqueles que foi ao evento, poderia tirar fotos ou pedir autógrafos a personalidades como: Impakt e JoãoS92 (já referidos anteriormente), mas também Zorlakoka, Filipa Santos, entre outros.

Ainda neste mesmo local, era possível ter experiências únicas, como SIM Racing, ou também os famosos vídeos de 360º. No entanto, destacamos que era aqui também a localização dos board games e da área de merch, algo que ajudava e muito a afluência de público nesta zona mais interior do evento.

Palco Principal…

No Palco principal, apesar de em todos os dias do evento ter sempre alguma relevância com vários torneios a decorrer, o verdadeiro destaque foi sábado e domingo com as finais dos torneios de esports da Worten Games Ring LP LOL 2022 e Valorant Campeonato de Elite Legion VCE 2022, respetivamente. Tal como, mencionado nos artigos anteriores (Dia 3 e Dia 4), na final da Worten Games Ring LP LOL 2022 tivemos For the Win ESports vs. EGN ESports, em que os vencedores foram a equipa EGN ESports por 3-2, sendo necessário recorrer ao quinto mapa. Já no domingo, apesar desta final de Valorant entre Arroz VLR vs. GTZ ESports não ter sido tão renhida como a do dia anterior, o espetáculo manteve-se e os vencedores foram Arroz VLR por 3-1.

Em suma, a Lisboa Games Week 2022, tal como o esperado, mantém-se um sucesso. Contudo, existe ainda espaço para melhorar, tal como já referido anteriormente a organização do evento e de algumas coisas no seu interior, como é o caso da localização da Press, ou mesmo a entrada dos membros de imprensa, foram alguns pontos menos positivos da organização. Mas com o avançar dos dias também algumas coisas foram melhorando. Outro dos pontos que certamente será algo a melhorar no futuro, está relacionado com a iluminação do evento, pois nos momentos dos torneios ou mesmo em determinados palcos, a iluminação deveria ser menor, para que o destaque fosse todo para as máquinas ou mesmo os jogadores, no entanto, neste evento como a iluminação era muito forte, o destaque perdia-se um pouco. Um dos destaques positivos, é que quase nada foi deixado de parte, isto é, mesmo sendo um evento dedicado aos videojogos, o cosplay, o anime, os boardgames, o merch, não foram esquecidos e havia um pouco de espaço para tudo e todos, de forma a tentar agradar o máximo o maior número de pessoas possível. Além disso, eventos como este é o que nos permite aproximar mais pessoalmente quer da comunidade, quer daqueles que temos algum carinho, devido aos seus trabalhos ou que gostávamos de conhecer.

No nosso canal de YouTube têm à vossa disposição as nossas aventuras na Lisboa Games Week 2022.

A Lisboa Games Week 2022, chegou ao fim, obrigado a todos por nos seguirem e estarem connosco neste evento. Esperemos por mais no próximo ano, até lá…
Stay Nerdie!!!

Related posts